sexta-feira, março 31, 2006

Brokeback Mountain em 30 segundos




Quando as ideias são boas, acho que não faz muito mal roubá-las. Obrigada, Eva Luna!
Não vou fazer juízos de valor acerca do filme. Acho que se gastou demasiada tinta com a polémica toda que esta história levantou, o que não é necessariamente mau, mas, pelo menos a mim, já chateia! Pronto, ok, eu digo: não me choca nada ver dois cowboys homossexuais.
Sobre o filme...
O Segredo de Brokeback Mountain foi nomeado para oito Óscares, mas só conseguiu ganhar três: Melhor Realizador (Ang Lee), Melhor Argumento Adaptado (Larry McMurtry e Diana Ossana) e Melhor Banda Sonora Original (Gustavo Santaolalla).
Entretanto, adivinhem lá porquê, o filme foi censurado (leia-se proibido/banido) na China, Emirados Árabes Unidos e Malásia. E há mais! Ao que parece, Brokeback Mountain foi impedido de se estrear no Jordan Commons Megaplex, em Salt Lake City, no Utah, Estados Unidos. O complexo de salas de cinema pertence a Larry Miller, membro influente da comunidade mormon, religião totalmente contra a homossexualidade. Segundo a Focus Features, distribuidora da longa metragem nos EUA, o proprietário "não cumpriu o acordo de licenciamento". Enquanto alguns activistas locais protestaram, considerando esta atitude "vergonhosa para o povo de Utah", o presidente do Fórum Conservador Utah Eagle aplaudiu a decisão. Gayle Ruzicka manifestou a sua satisfação pelo facto de o filme se manter afastado do público e, em especial, dos mais jovens. Aqui temos a mais "influente e desenvolvida" potência mundial no seu melhor! Sim, senhor! Que bonito!
Para quem não viu o filme, aqui fica O Segredo de Brokeback Mountain em 30 segundos. Um bocado parvo, mas giro.
(Continuação de boas férias para mim!)

terça-feira, março 28, 2006

Olá, Tio!



15 dias. Cada vez mais crescida!

Férias!



Féria:

do Lat. ferias
s. f.,
(no pl. ) dias de suspensão dos trabalhos oficiais;
(no pl. ) folga;
(no pl. ) descanso, repouso.



Já não era sem tempo! Preparo-me agora para suspender os trabalhos oficiais, para folgar, descansar e repousar... O que vai ser complicado por ter cinquenta coisas para fazer e, ainda (esta é a parte que não custa mesmo nada!), por ter uma sobrinha linda para visitar TODOS os dias! A propósito, por que razão na definição de férias não existe uma parte que diga qualquer coisa como "diversão, animação"?

Entretanto, o próximo dia mundial é a 7 de Abril, o que coincide, mais coisa menos coisa, com o meu período de férias. Até lá não sei se terei oportunidade de actualizar o blog, mas vou tentar!
Boas férias para mim! :)

segunda-feira, março 27, 2006

Dia Mundial do Teatro


Teatro de Epidauro, na Grécia.


Mas este não é um dia mundial qualquer... Pelo menos para mim. Deixo aqui um link para o blog da Associação Juvenil Ypsilon, que só existe graças ao Teatro. Ah!, e há mais: o meu primeiro artigo (fraquinho, mas feito com toda a dedicação!), ao serviço do jornal Grande Amadora, foi sobre grupos de teatro.

O Teatro nasceu em Atenas, na Grécia, e estava associado ao culto de Dionísio, deus do vinho e das festividades.

As representações teatrais aconteciam em recintos ao ar livre, como o que se vê na imagem. Os teatros gregos tinham tão boas condições que os espectadores podiam ouvir e ver, à distância, tudo o que se passava na cena. Isso devia-se, por um lado, ao facto de as bancadas se abrirem em leque sobre a encosta de uma colina e, por outro lado, aos muitos artifícios utilizados em cena.

Os actores usavam roupas de cores vivas e sapatos muito altos para ficarem com uma estatura imponente. Cobriam o rosto com máscaras quer para ampliar o som da voz, quer para a expressão do personagem ser percebida à distância.

Em cada peça, só existiam três actores, todos do sexo masculino. Cada um deles tinha que desempenhar vários papéis, incluindo os das personagens femininas. Os actores eram acompanhados pelos comentários do coro, que se movimentava na orquestra, juntamente com os músicos.


P.S. - Parabéns, Henrique! Parabéns, Viriato!

sexta-feira, março 24, 2006

Marta Einstein

Your IQ Is 105
Your Logical Intelligence is Below Average
Your Verbal Intelligence is Exceptional
Your Mathematical Intelligence is Exceptional
Your General Knowledge is Above Average


Apesar de ter este QI, a linguagem html deixa-me com a cabeça às voltas. Por isso, aqui fica o endereço para este teste. Não consegui pôr um link como deve ser... http://www.blogthings.com/quickanddirtyiqtest/
Eu sei que publicar este resultado soa um bocado mal, mas... Se na verdade sou um Einstein, há que partilhá-lo com os amigos! Eh eh eh!

(Pronto, está bem, eu admito: o teste é um bocado básico...)

Dia do Estudante



Não é mundial, mas é nacional. Um dia sem ser dia nacional ou internacional de alguma coisa é mais do que suficiente, por isso, hoje é dia de qualquer coisa!

Este dia surgiu devido à crise académica de 1962, que se prolongou por vários meses e teve o seu ponto alto a 24 de Março. Neste dia, as forças de intervenção, sob ordens do governo de Salazar, carregaram sobre milhares de manifestantes na zona da cidade universitária, em Lisboa. De tudo isto, ficou a memória e a data, 24 de Março, que acabou por ser escolhida pela Assembleia da República, quando esta fixou o Dia do Estudante, em 1987.

Quanto ao Ensino Superior...

A Declaração de Bolonha, assinada a 19 de Junho de 1999 por 29 países europeus, é um documento chave que marca um ponto de viragem no desenvolvimento do ensino superior europeu. O principal objectivo é facilitar a mobilidade e empregabilidade dos estudantes na Europa, tornando equivalentes os graus académicos atribuídos em todos os estados-membros. Eis a proposta:

- a adopção de um modelo com três ciclos de estudo: licenciatura, mestrado e doutoramento, deixando de existir o grau de bacharel. As licenciaturas passarão a fazer-se em 3 anos e, para quem quiser ser mestre, tem de frequentar mais 2 anos a universidade para concluir o mestrado.

A grande questão que, na minha opinião, esta medida levanta é o facto de se banalizar os mestrados. Se hoje em dia, como se diz, há licenciados aos pontapés, daqui a poucos anos vamos ter um mestre de qualquer coisa em cada esquina. A solução passará pelo grau de exigência aplicado aos cursos que, espero, suba um bom bocado.

quinta-feira, março 23, 2006

Regresso à normalidade



Yupi!

Já está! Voltou tudo ao normal.

Help Desk



Não estou a conseguir deixar comentários... Sniff! Queria responder a quem comentou, mas não está mesmo a dar. Sorry! Assim que isto voltar ao normal prometo que respondo a todos!

quarta-feira, março 22, 2006

Olha, que coisa mais linda...



Já tem 8 dias, que crescida!

Que género de blogger és tu?

Your Blogging Type is Logical and Principled
You like to voice your well thought out opinions on your blog.And if someone doesn't what you write, you really don't care!Serious and blunt, sometimes people take your blog the wrong way.But you're a true and loyal friend to those who truly get you.


Depois quero saber os resultados!

Dia Mundial da Água



Mas agora todos os dias são dias mundias de alguma coisa? Todos, todos não são, mas acabei de descobrir uma lista enorme só com dias temáticos do ano inteiro. Prometo divulgá-los sempre que puder.
A propósito, ontem também foi o Dia Internacional da Eliminação de Discriminação Racial.
Em 1992, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o dia 22 de Março como o Dia Mundial da Água. Desde então, a ONU tem vindo a celebrar a data, adoptando um tema específico para cada ano. O de 2006 é “Água e Cultura” e as actividades estão a ser coordenadas pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).
E tu? Fechas a torneira enquanto escovas os dentes?

terça-feira, março 21, 2006

Dia Mundial da Poesia e da Árvore


Este trabalho foi feito por alunos da Escola EB1 de Valença.
O poema que está escrito na árvore é este:
Devemos preservar a Natureza.
Não devemos cortar as árvores.
Devemos plantar mais árvores.
Não devemos foguear as florestas.
Não devemos deitar lixo para o chão nem pisar as flores.
Não devemos matar os animais.
Devemos cuidar das plantas, regá-las e respeitá-las.
Se queres respirar as árvores tens de respeitar.
O Dia Mundial da Poesia foi instituído pela UNESCO em 1999 e, desde então, é comemorado em quase todo o mundo.
A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872. O Dia da Árvore rapidamente se expandiu a quase todos os países do mundo e, em Portugal, comemorou-se pela primeira vez a 9 de Março de 1913.

segunda-feira, março 20, 2006

Da Poesia

Procuram-se poemas felizes sem melancolia nos versos.

E a lúgubre
sinfonia dos desamores
continua a soar lá fora...
Ignoto instrumento
que te toca,
melodia breve
de desencanto ao amanhecer.


Haverá algum?

sexta-feira, março 17, 2006

Se os Simpsons fossem humanos...



Muito giro!

Tirei este vídeo do blog Tiros no Escuro, acho que é justo dizer...

Segundo a autora do mesmo blog, este video foi feito como promo da 17ª série dos Simpsons, no Reino Unido.

Buon giorno, Principessa!



Hoje a minha irmã e a minha sobrinha vão para casa.

Estou em pulgas! :)

quarta-feira, março 15, 2006

És daltónico?


Que número vês? 74 ou 21?
Sempre ouvi dizer que não havia mulheres daltónicas, mas parece que andei enganada este tempo todo. É raro, mas não é impossível.
O daltonismo é a incapacidade de distinguir certas cores. Trata-se de uma deficiência, geralmente de origem hereditária, que resulta da carência de pigmento dos cones, as células da retina sensíveis às três cores fundamentais: vermelho, verde e azul.

Dia Internacional do Consumidor




É hoje. Quem diria... Não fazia a mínima ideia. Isto existe há muito tempo?

De qualquer maneira, aqui fica uma informação útil: um link para o Portal do Consumidor. Um site com notícias e informação completas e actualizadas. Dá uma vista de olhos!

sexta-feira, março 10, 2006

Cavaquinho


Sempre que penso que o Cavaco é mesmo Presidente da República (ainda não caí em mim...), vem-me à memória uma frase que o Almada Negreiros escreveu no seu Manifesto Anti-Dantas: "Se o Dantas [leia-se Cavaco] é português, eu quero ser espanhol!"

Safa!!! E tinha que me calhar a selecção portuguesa, no teste do post anterior...

Mal caibo em mim de contente...


Você até tem um certo jeito, e de vez em quando faz um brilharete; mas geralmente anda um bocado à nora. A organização não é o seu forte, você confia em absoluto no instinto. Você é pão-pão queijo-queijo: tudo ou nada! Acha sempre que vai conseguir ter tudo, mas, aqui entre nós, ou fica lá muito perto ou dá uma monumental barraca.

E tu? Se fosses uma selecção de futebol das que vão ao mundial, qual é que serias? Clica na imagem.

Como é que é possível?!



Ok, ok... Vamos supor que é por ser ainda novinho e ter poucos posts. Daqui a uns tempos faço a experiência outra vez e descubro que estou rica! Eh eh eh!

O Blog da Ypsilon vale mais, apesar de não o actualizar muitas vezes, mas também já existe desde Setembro!

Vê lá quanto vale o teu!

quinta-feira, março 09, 2006

Pomada para a tosse


É oficial. Cavaco Silva tomou posse hoje, dia 9 de Março de 2006, e é, desde esta manhã, Presidente da República.

É o medo!!! O pânico, a tragédia, o horror...

É desta que emigro.

Teste de personalidade

I'm a genuine inventor!

Para veres o resultado do teste deixa o ponteiro repousar sobre cada uma das cores.

Aproveita e testa a tua personalidade em http://www.personaldna.com/

quarta-feira, março 08, 2006

Nostalgia (outra vez)

Acabei de descobrir mais este link para a infância. Igualmente bom!
Numa onda totalmente diferente, o autor do site reuniu aqui uma série de memórias. Além dos clássicos da rádio e da televisão, aqui podemos (re)visitar, também, peças que serão já dignas de museu: o cubo mágico, legos, view-masters, vinis, os primeiros walkman, entre muitos outros objectos que fazem parte do nosso imaginário infantil.
Vale mesmo a pena! É muito bom e, aparentemente, completo! Não lhe deve ter escapado quase nada... Aqui ficam alguns exemplares:
Cubo mágico
View-master
Primeiro walkman da Sony

Desculpa, Eva Luna!

Lá porque se eu fosse uma trilogia de cinema seria o Regresso ao Futuro, um bocadinho de nostalgia também me sabe muito bem. Por isso, e graças às tecnologias do presente, adorei conhecer este site. Quem é que se terá lembrado de o criar?
No site podemos (re)visitar clássicos como o "Bic laranja, escrita fina. Bic cristal, escrita normal" ou "Piolhos?! Lêndias?! Quitoso elimina-os totalmente!" E quem é que não se lembra do belo anúncio dos gelados da Olá, que era qualquer coisa como "Um corneto p'ra mim, um corneto p'ra ti... E a vida sorriiiiiii"? Lindo!
Grande ideia! Para já, muitos dos anúncios e genéricos só podem ser ouvidos, mas o mentor do projecto promete pôr on-line os respectivos vídeos que devem ser de escangalhar a rir.
Bom regresso ao passado!

terça-feira, março 07, 2006

And the winner is...



Você é Regresso Ao Futuro: A sua vida é uma confusão que até você tem dificuldade em compreender. Raramente sabe a quantas anda, mas é dotado por um espírito de desenrasque notável.

Ok... Pode ser.