quinta-feira, abril 27, 2006

Está difícil...


Como não tenho tempo de divagar acerca de qualquer coisa, o que ocuparia tempo de que preciso para fechar a &%"#$&=?@%&! da revista, aqui fica um site muito interessante para quem não tem muito que fazer.
Num dos links é possível ver as primeiras páginas de todos os jornais do mundo; no outro, podemos escolher, primeiro, o continente/país/cidade/whatever e, depois, seleccionar as capas dos jornais que queremos ler.
Perceberam? É um espectáculo!

quarta-feira, abril 26, 2006

Chernobyl

Não tenho tempo para escrever. Aqui ficam alguns dados sobre o desastre de Chernobyl... E as suas consequências.
Em 26 de Abril de 1986, quatro explosões num dos reactores da central nuclear de Chernobyl lançaram uma nuvem radioactiva que se espalhou por vários países da Europa, mas especialmente nas regiões que integravam na altura a URSS.
Um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre o impacto do pior acidente nuclear civil da história, hoje publicado, mostra que «mais de cinco milhões de pessoas vivem hoje em áreas contaminadas com material radioactivo».
Duzentos e setenta mil habitam em zonas que as autoridades soviéticas classificaram como "estritamente controladas", com altos níveis de concentração radioactiva de césio, um metal.
A ocorrência de cancro da tiróide aumentou nos últimos anos, devido à ingestão de leite de vacas contaminadas com iodo radioactivo que se depositou nos pastos, e espera-se que a doença continue a incidir.
A OMS afirma ainda que é provável um aumento no número de mortes por cancro entre as pessoas que estiveram expostas à radiação libertada pelo acidente, e embora não seja possível determinar exactamente quantas, os peritos da organização estimam o aumento em três a quatro por cento, representando cerca de 4000 casos.
Além do cancro, cataratas e doenças cardiovasculares podem aumentar em consequência da exposição aos materiais radioactivos.
As alterações bruscas na vida de cerca de 350 mil pessoas que foram retiradas das áreas onde viviam, a perda de estabilidade económica e a falta de cuidados de saúde adequados levaram a um impacto negativo na saúde mental e bem-estar das populações.
Segundo a OMS, existe um estigma social sobre as pessoas que foram expostas à radiação e o desastre teve um efeito mental nas pessoas afectadas, que se consideram «vítimas» em vez de «sobreviventes», sentindo-se impotentes para controlar as suas vidas e cedendo ao alcoolismo e outros vícios.
in Portugal Diário
(Não sou fã, mas parece-me que se limitaram a alterar apenas algumas palavrinhas de um qualquer press da OMS... Estou a falar sem conhecimento de causa, atenção!)

terça-feira, abril 25, 2006

Lembrar Abril - V


Não me perdoava se não fizesse ainda hoje um post sobre o Salgueiro Maia, por isso, cá está!
Foi um dos elementos activos do MFA. No dia 25 de Abril de 1974, comandou a coluna militar que saiu da Escola Prática de Cavalaria de Santarém e marchou sobre Lisboa, ocupando o Terreiro do Paço. Horas mais tarde comanda o cerco ao Quartel do Carmo que termina com a rendição de Marcelo Caetano. Foi membro activo da Assembleia do MFA, durante os governos provisórios, mas não aceitou qualquer cargo político no pós 25 de Abril. Faleceu em Santarém, a 3 de Abril de 1992, vítima de cancro.

Lembrar Abril - V


Mesmo com pouco tempo para escrever, não queria deixar de lembrar o Zeca Afonso. Aqui fica a sua incontornável Grândola, Vila Morena para os mais distraídos que ainda não sabem a letra.


Grândola, vila morena
Terra da fraternidade
O povo é quem mais ordena
Dentro de ti, ó cidade

Dentro de ti, ó cidade
O povo é quem mais ordena
Terra da fraternidade
Grândola, vila morena

Em cada esquina um amigo
Em cada rosto igualdade
Grândola, vila morena
Terra da fraternidade

Terra da fraternidade

Grândola, vila morena
Em cada rosto igualdade
O povo é quem mais ordena

À sombra d’uma azinheira
Que já não sabia a idade
Jurei ter por companheira
Grândola a tua vontade

Grândola a tua vontade
Jurei ter por companheira
À sombra duma azinheira
Que já não sabia a idade


E fico por aqui. Acho que consegui falar do essencial, apesar de ter vontade (e ideias) para continuar.

Hoje recebi uma mensagem de um amigo que dizia assim: "32 anos depois, o Maia morreu, os pides gozam de imerecidas reformas, Cavaco é presidente e Sócrates o seu profeta. Está na hora de fazermos outro 25 de Abril." De facto, o cenário é negro...

Faltou aqui um post sobre o Salgueiro Maia.

Lembrar Abril - parte IV


Para lá daqueles portões estendia-se o campo de concentração do Tarrafal. Sim, o fascismo português também tinha campos de concentração.

Sobre o Campo de Concentração do Tarrafal, que o fascismo criou e manteve durante 19 anos, já se tem dito e escrito alguma coisa, mas nunca se dirá nem escreverá tudo o que sobre tão sinistra prisão haverá para dizer. Alguns livros já existem de pessoas que viveram no Tarrafal, mais ou menos anos. Outros livros pessoais poderão ainda ser escritos sem que contudo essa dura e criminosa realidade fique suficientemente descrita. Tão grande foi o crime da sua existência. Tantas foram as violências lá praticadas.
Este livro não é um produto da nossa imaginação, nada tem de inventado, nada tem de ficção. É a verdade do que nós vivemos, é o Tarrafal descrito por vários daqueles mesmos que o fascismo para lá mandou para morrerem, como muitas vezes os próprios directores e seus subordinados se compraziam em nos dizer. Temos a consciência de que este livro, apesar de colectivo, não dirá tudo o que foi o Tarrafal nos seus muitos aspectos. Mas estamos certos de que tudo o que dizemos é verdadeiro e indismentível. É este, pensamos nós, um dos méritos deste trabalho que entendemos ser a nossa obrigação realizar.

Tirado do livro Tarrafal, testemunhos - trabalho colectivo de sobreviventes do Tarrafal, coordenado por Franco de Sousa.

Lembrar Abril - parte III



E já agora recordo também Vasco Gonçalves.

Mais uma vez, não me vou alongar. Há muita informação sobre o companheiro Vasco. Chamavam-lhe assim, pelo nome próprio, pela proximidade que, dizem, mantinha do povo.

Foi uma das figuras mais relevantes no período revolucionário do 25 de Abril. Era militar. Surgiu no Movimento dos Capitães em Dezembro de 1973, numa reunião alargada da sua comissão coordenadora efectuada na Costa da Caparica. Viria a integrar a Comissão de Redacção do Programa do Movimento das Forças Armadas, passando depois a ser o elemento de ligação com Costa Gomes. Vasco Gonçalves chefiou o governo nos I, II, IV e V governos provisórios, entre 18 de Julho de 1974 e 10 de Setembro de 1975.

Temos a agradecer ao companheiro Vasco, entre outras coisas, a instituição do salário mínimo e do 13º mês. Não sabiam? Bem mais útil do que os recibos verdes do Super Mário... :)
Para os mais curiosos, deixo aqui um link para aquela que foi a última entrevista de Vasco Gançalves.

Lembrar Abril - parte II


É inevitável falar da Revolução e não falar de Álvaro Cunhal.

Não vou escrever uma biografia, há resmas delas disponíveis online para quem quiser saber mais sobre ele. Quero apenas lembrar o homem que tanto lutou contra o fascismo, conseguindo sobreviver-lhe. Cunhal liderou o Partido Comunista de 1961 a 1992. Passou 11 anos na prisão, tendo ficado conhecido pela fuga espectacular do Forte de Peniche a 3 de Janeiro de 1960.

Este é o primeiro 25 de Abril que é comemorado depois de ter morrido, a 13 de Junho de 2005, e tive vontade de lhe fazer esta pequena (minúscula) homenagem.

"Ah e tal ele era um granda comuna!" - Pois era. Mas não restam dúvidas de que contribuiu, e muito, para que o 25 de Abril de 1974 acontecesse. E isso é que é importante. O resto é conversa...

Lembrar Abril - parte I

E por que não lembrar Março também?

A 16 de Março de 1974 houve uma tentativa de golpe militar contra o regime. Só o Regimento de Infantaria 5 das Caldas da Rainha tentou marchar sobre Lisboa. O golpe falhou e cerca de 200 militares foram presos. A saída em falso do Regimento das Caldas da Rainha constituiu o ensaio militar do dia 25 de Abril.
Ou seja, a Revolução podia ter acontecido um mês antes e hoje o Dia da Liberdade seria comemorado a 16 de Março.

Mas a Revolução deu-se a 25 de Abril de 1974, quando a difusão das canções E Depois do Adeus, na véspera, e Grândola Vila Morena, no próprio dia 25, deu o mote para o início das operações. Pelas 3 horas da manhã saiu da Escola Prática de Cavalaria da Pontinha uma força de 231 homens comandados por Salgueiro Maia com destino ao Terreiro do Paço.

Entretanto, aos microfones do Rádio Clube Português ocupado, Joaquim Furtado lê os comunicados do MFA à população:

Aqui posto de comando do Movimento das Forças Armadas. As Forças Armadas portuguesas apelam para todos os habitantes da cidade de Lisboa no sentido de recolherem a suas casas, nas quais se devem conservar com a máxima calma. Esperamos sinceramente que a gravidade da hora que vivemos não seja tristemente assinalada por qualquer acidente pessoal para o que apelamos para o bom senso dos comandos das forças militarizadas no sentido de serem evitados quaisquer confrontos com as Forças Armadas. Tal confronto, além de desnecessário, só poderá conduzir a sérios prejuízos individuais que enlutariam e criariam divisões entre os portugueses, o que há que evitar a todo o custo. Não obstante a expressa preocupação de não fazer correr a mínima gota de sangue de qualquer português, apelamos para o espírito cívico e profissional da classe médica, esperando a sua acorrência aos Hospitais a fim de prestar a sua eventual colaboração que se deseja, sinceramente desnecessária.

E teria sido mesmo desnecessária, não fosse a polícia política (que desde que Marcelo Caetano assumira o poder passou a chamar-se DGS - DIrecção Geral de Segurança -, em vez de PIDE - Polícia Internacional de Defesa do Estado) provocar as únicas vítimas da Revolução ao disparar sobre a multidão aglomerada ao redor da sua sede. Quatro mortos e dezenas de feridos é o balanço. A rendição só seria obtida no dia seguinte.

Contrariando os pedidos do MFA, o povo saiu à rua para receber a Liberdade de braços abertos, entoando cânticos de alegria e felicitando o golpe. Era a prova da convergência de vontades entre o povo e as forças militares.


segunda-feira, abril 24, 2006

Para não esquecer Abril...



... Resolvi fazer uns quantos posts sobre o assunto.
Tenho 24 anos. Quando se deu a Revolução de Abril, faltavam ainda 8 anos para nascer. No entanto, e também graças à educação que tive, aprendi que é importante celebrar a Liberdade. Sempre. E tenho pena que tanta gente da minha geração não perceba nem uma ínfima parte daquilo que o 25 de Abril significou para todos nós. Pior! Há quem não saiba sequer o que se passou no dia 25 de Abril de 1974...
Uma vez, no comboio, uma rapariga (devia ter, no máximo, uns 18 anos) olhava para um calendário e dizia para a amiga (também aí com uns 17, 18 anos): "Olha, que bom! Dia 25 de Abril é feriado!" Ao que a outra, eufórica por perceber que não tinha aulas nesse dia, respondeu: "Que fixe! Mas porque é que é feriado?" Eu, estupefacta, deixei-me estar no meu cantinho à espera que a primeira rapariga lhe explicasse, mas o que acabei por ouvir foi: "Sei lá! Deve ser um santo qualquer!" Estive quase para saltar do meu lugar e dar-lhes ali uma ensaboadela sobre consciência social (já para não falar de outras consciências), mas as minhas pernas não se mexeram...
E também há quem diga que dia 25 de Abril de 1974 foi abolida a monarquia e coisas do género. E a mim não me dá vontade de rir, mas sim de chorar.
Daqui a uns anos (espero que ainda sejam muitos) dia 25 de Abril continuará a ser feriado, mas já ninguém saberá porquê. Pensem bem: o mesmo acontece com o 5 de Outubro ou o 1º de Dezembro... Para já, ainda há quem faça força para manter viva a memória do dia que nos devolveu a Liberdade, mas um dia destes já ninguém vai querer saber. E já não haverá o desfile de sempre na Avenida da Liberdade (está sempre mais bonita, nesse dia), que reúne pessoas com cravos nas mãos, que festejam a Liberdade. E já não haverá miúdos de 24 anos que guardem na memória gritos como "25 de Abril sempre, fascismo nunca mais!" ou "O povo unido jamais será vencido!" que ouviam e tentavam gritar quando desciam, às cavalitas de alguém, a Avenida da Liberdade, sempre que era dia 25 de Abril. E já não haverá miúdos sentados no tanque improvisado que todos os anos desce a Avenida no mesmo dia de Abril, com a matrícula 25-04-74. E já não haverá miúdos de 24 anos que saibam de cor o Grândola Vila Morena, nem o Somos Livres e, muito menos, Os Meninos de Huambo...
É mesmo inevitável esquecermo-nos todos de Abril?

sexta-feira, abril 21, 2006

Com que cara vou sair hoje?



Eu não queria gozar com o senhor, mas... Esta está linda! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah!

E há tempos havia um site onde podíamos criar o nosso próprio Michael Jackson. Ao estilo daquele do South Park... Se alguém souber qual é, digam-me, por favor!

(Hoje é só isto. Não estou com muito tempo.)

quinta-feira, abril 20, 2006

Estacionar na varanda?



É uma chatice quando se tem de deixar o carro longe de casa e percorrer meia-maratona até ao aconchego do lar.

Temos um grave problema de estacionamento no nosso país. Há crise económica, o preço dos combustíveis não pára de aumentar, mas arranjam-se sempre uns trocos para comprar um carrito. Ou dois. Bom, a verdade é que arranjar lugar à porta de casa tornou-se impossível a partir de certa hora. A culpa é de quem sai mais cedo do trabalho!
E se pudéssemos estacionar dentro de casa? Não, por muito jeito que desse, seria um desperdício de espaço e... por onde é que os carros entrariam? A solução tem de ser outra. E se estacionássemos na varanda? EUREKA!
Dois arquitectos alemães, Manfred Dick e Johannes Kauka, criaram o conceito Car Loft, que prevê o estacionamento dos carros nas varandas dos prédios.
A ideia é simples, mas mais ninguém se lembrou dela: na parte lateral do edifício existe um elevador que permite elevar os veículos até à varanda de casa e estacioná-los aí. A segurança e o conforto são as principais vantagens apontadas pelos arquitectos. Além disso, será mais fácil descarregar o porta-bagagens e o carro está sempre à vista e protegido de assaltos. Pelo menos até os assaltantes arranjarem maneira de lá chegar a cima, o que não há-de ser muito complicado...
Por cerca de 500.000 euros (trocos!) será possível comprar um destes apartamentos que serão construídos em várias cidades alemãs e austríacas - Frankfurt, Colónia, Düsseldorf, Viena, Munique, Hamburgo e Berlim. Para quem estava a pensar emigrar mas ainda não sabia para onde, aqui fica uma sugestão!
Dick e Kauka (parece um título de um filme da Disney) pensaram em tudo, por isso também se lembraram da questão do tempo de espera pelos elevadores. Por isso, não te preocupes, já que é possível programar o elevador para estar "a postos" a uma determinada hora.
Espectáculo!

quarta-feira, abril 19, 2006

Cria a tua personagem South Park


Fui eu que fiz esta boneca ao estilo South Park... Eh eh eh! E esta está muito básica, dá para acrescentar muuuuiiiito mais coisas.

Aqui está um site muito giro!

A ideia é que cada um crie uma personagem do South Park. Dá para fazer de tudo, desde as personagens que já existem até às mais estranhas, a partir de um grande número de recursos que o site fornece - cabelos, olhos, tom de pele, roupa, adereços... TUDO!

Muito giro mesmo!

Obrigada, Mrs. Anouska, por esta bela sugestão.

Agora é a tua vez! Cria o teu boneco! E depois quero saber se gostaste, já que não posso ver o resultado...

terça-feira, abril 18, 2006

Work Work Work (again)



Queria muito ter escrito qualquer coisinha, mas não consegui.

Hoje foi dia de reuniões.

Amanhã há mais. Reuniões não, espero...

segunda-feira, abril 17, 2006

Hoje apetece-me falar de livros



Livros que pretendo reler (se tiver tempo):

As Aventuras de João Sem Medo - José Gomes Ferreira
Um Homem Não Chora - Luís de Sttau Monteiro
Primeiro Amor - Samuel Beckett
Noites Brancas - Fédor Dostoievsky
Olhos de Cão Azul - Gabriel García Marquez
A Identidade - Milan Kundera
A Infância - Máximo Gorki
A Estranha Morte do Professor Antena - Mário de Sá-Carneiro
O Conde de Abranhos - Eça de Queirós
A Invenção do Amor - Daniel Filipe


Tenho a certeza de que me hei-de lembrar de mais alguns mas, para já, são estes que me vêm à memória.
Sem pensar muito, lembro-me de mencionar também o Herberto Helder, o Alexandre O'Neill, o Eugénio de Andrade, o Mário Cesariny, o Urbano Tavares Rodrigues, o Kafka... espera lá! Mas só leio autores masculinos?! É que assim de repente não me estou mesmo a lembrar de nenhuma escritora que me agrade particularmente... A Enid Blyton e a Alice Vieira contam? Eh eh eh! Claro que contam. Pronto, foram as escritoras que mais me marcaram até agora. A primeira graças aos Cinco, aos Sete, aos Mistérios, às Gémeas no Colégio de Santa Clara, e muitos mais; a segunda porque houve uma altura em que não me faltava ler nenhum livro dela! Mas o Rosa, Minha Irmã Rosa, o Chocolate à Chuva ou Lote 12, 2º Frente são inesquecíveis.
E agora quero saber os livros que mais te marcaram. Vá lá, o Tio Patinhas também conta!
(Que eu saiba, hoje não é dia mundial de nada.)

quinta-feira, abril 13, 2006

Já passou um mês!


Como amanhã não devo ter oportunidade de actualizar o blog, deixo já hoje aqui os Parabéns pelo primeiro mês à minha sobrinha linda!

Cada vez abre mais os olhos. Principalmente quando houve esta canção:

No alto da montanha
pertinho lá do céu
havia um castelinho
onde o rei viveu

De lá se via a terra
se via o céu
ao longe o mar

No alto da montanha
quem me dera lá morar

(recuso-me a fazer pontuação nesta canção)

Dia Internacional do Beijo?



Segundo o blog do Pedro Ribeiro, Dias Úteis, parece que sim. À partida a fonte é fidedigna, mas não sei quais foram as dele e, sinceramente, não me apeteceu muito investigar. Por isso, vamos supor que sim, que é verdade!

Hoje é o Dia Internacional do Beijo!
Deixo-vos aqui um blog engraçado: O Beijo.
Beijo em várias línguas:
beso
bisou
bacio
kiss
kuß
poljub
kyss
kisu
hubicka
Se alguém souber mais algum, é só dizer!

Atenção, Fanáticos de Pearl Jam!


Queres ir a Londres ouvir o novo álbum de Pearl Jam? Ao vivo, claro!

A Antena 3 faz anos a 26 de Abril e resolveu oferecer um presente especial ao ouvinte que mais o merecer.

O presente é uma ida a Londres a 20 de Abril, com bilhete reservado para o Astoria, sala onde os Pearl Jam vão dar um concerto para apenas 1600 pessoas, apresentando o novo disco, homónimo da banda, que só chega às lojas dia 2 de Maio.

Para participar é preciso enviar um e-mail para Passatempo3@rdp.pt com a resposta à seguinte questão:

- A 31 de Outubro de 2000, em Mountain View, na Califórnia, Eddie Vedder e companheiros, assinalaram o Halloween e subiram ao palco vestidos como os elementos dos Village People. Qual o elemento dos Village People que Eddie Vedder imitou?

Além disso, tens de escrever uma declaração de parabéns à Antena 3.

Podes participar até dia 16 de Abril! Envia um e-mail com os teus dados pessoais (nome, morada, número de bilhete de identidade, idade e contacto telefónico) mais a resposta correcta à pergunta e a declaração de parabéns à Antena 3.


Para saber mais (se bem que eu acho que já disse tudo), vai a www.antena3.pt.

Experimenta! Nunca se sabe...

quarta-feira, abril 12, 2006

Playboy na Indonésia


Eh! Eh! Eh! Eh! Eh! Eh! Eh! Eh! Eh! Eh!

A mim dá-me vontade de rir. E a ti?


Escritórios da Playboy apedrejados em Jacarta

Centenas de muçulmanos radicais apedrejaram hoje em Jacarta, na Indonésia, os escritórios da revista Playboy, cuja primeira edição local saiu na última sexta-feira. Cerca de 300 membros da Frente dos Defensores do Islão (FPI) concentraram-se junto das instalações da revista para exigir o fim da publicação, invadindo os escritórios, rasgando cópias da revista e partindo janelas à pedrada.

«Continuaremos os ataques se a Playboy recusar cessar a publicação», advertiu um dos líderes do grupo.

O FPI é um grupo radical conhecido por organizar acções do género da de hoje, mas normalmente contra certos bares de Jacarta que servem álcool.

O primeiro número da versão indonésia da Playboy, publicado na última sexta-feira, continha fotografias de mulheres pouco despidas (nas mais ousadas aparecem em biquini) e em poses pouco provocantes.

Nos últimos meses, o FPI e outras organizações muçulmanas lançaram uma campanha contra a chegada da Playboy, em nome da moralidade que está, segundo eles, em perigo.

(Diário Digital / Lusa)


Mas o que é isto?! Não sou fã da Playboy, até porque nem sequer faço parte do target da revista, mas... Também acho as crónicas que a Pimpinha Jardim escreve para O Independente péssimas (aquilo sim é um atentado contra a moralidade!) e não vou para lá apedrejar a miúda por causa disso. Ao menos vai dando para rir!

terça-feira, abril 11, 2006

Publicidade e Ovelhas


Na Holanda, nem as ovelhas escapam à fúria intervencionista dos anúncios publicitários. Nas pastagens junto às auto-estradas é comum encontrar-se ovelhas vestidas com capotes estampados. Foto: Jacob van Essen/EPA

Esta pequena notícia vinha no Público de hoje. Está tudo maluco!

Hoje apeteceu-me falar de publicidade e afins...

Justificações II

Não consigo editar o post como deve ser! E não gosto nada de ver os textos assim... Espaços grandes aqui, pequenos acolá. Grrrrrrrrrr!!! Enfim, vou manter o post porque quero mesmo mostrar os nomeados para os Prémios Meios & Publicidade.

(A luta que isto deu... Safa!)

Justificações I

Depois de almoço edito o post como deve ser (se conseguir...).

Para já desisto!

Prémios Meios & Publicidade

O jornal Meios & Publicidade já tem os nomeados para a edição deste ano dos Prémios Meios & Publicidade, que vão premiar empresas e pessoas que se distinguiram durante o ano de 2005 nas áreas de Media, Marketing e Publicidade. A entrega de prémios terá lugar dia 11 de Maio, no Auditório 1 do Centro de Congressos de Lisboa.
À semelhança dos eventos anteriores, os nomeados são escolhidos pela direcção e redacção do Meios & Publicidade e a votação é feita pelos assinantes do jornal. O cupão de votação sai semanalmente no Meios & Publicidade, de 7 de Abril a 5 de Maio. Também é possível aceder ao cupão através do site
www.meiosepublicidade.pt.

Os nomeados
PUBLICIDADE
> Agência de Publicidade Multinacional
BBDO; Euro RSCG; JWT; McCann Erickson
> Agência de Publicidade Portuguesa
Normajean; Partners; Santa Fé; Strat
> Agência de Meios
Media Planning; Initiative; Mediaedge: cia; Tempo OMD
> Produtora de Imagem
Krypton; Garage; Ministério dos Filmes; Montaini Films
> Produtora de Som
Digital Mix; Índigo
> Empresa de Publicidade Indoor/Outdoor
Grupo Dot One; JCDecaux; MCO
> Personalidade de Publicidade
Manuel Maltez; Pedro Pina; Ricardo Monteiro; Rui Trigo/João Paulo Sequeira
MARKETING
> Marca
Continente; Euromilhões; TMN; Vodafone

> Originalidade e Inovação
Galp Pluma; Sagres Bohemia; Uzo
> Melhor trabalho de branding ou rebranding
Continente; TAP; TMN
> Agência de Design
Brandia (actual Brandia Central); Euro RSCG Design & Arquitectura
> Agência de Marketing Relacional
OgilvyOne; Proximity; Touch Me (actual Touch Me Wunderman)
> Agência de Comunicação
Cunha Vaz; GCI; Imago; Lift
> Agência de Eventos
Be One; Desafio Global; João Lagos Sport; Realizar
> Personalidade Comunicação
Luís Paixão Martins; Luísa Pestana; Joana Queiroz Ribeiro
> Personalidade Marketing
Filipa Nascimento; António Coimbra; Nuno Teles
MEDIA

> Canal Generalista
RTP; SIC; TVI
> Canal Cabo Nacional
SIC Notícias; SportTV; RTPN
> Canal Cabo Internacional
AXN; MTV; Panda
> Site de Informação
abola.pt; negócios.pt; publico.pt
> Rádio
Cidade FM; RFM; TSF
> Produtora de Televisão
Endemol; NBP
> Diário Generalista
24horas; Correio da Manhã; Jornal de Notícias; Público
> Semanário Generalista
Expresso; Sábado; Visão
> Suplemento
Dez; Inimigo Público; Notícias Magazine
> Publicação Desportiva
A Bola; O Jogo; Record
> Publicação Económica
Diário Económico; Exame; Jornal de Negócios
> Publicação de Informática e Tecnologias de Informação
Exame Informática; PC Guia; T3
> Publicação de Televisão
TV 7Dias; TV Guia; TV Mais
> Publicação Feminina
Activa; Cosmopolitan; Lux Woman; Máxima
> Publicação Masculina
FHM; Maxmen; Men’s Health
> Publicação de Sociedade
Caras; Lux; Nova Gente
> Publicação de Viagens
Blue Travel; Rotas & Destinos; Volta ao Mundo
> Publicação sobre Automóveis
AutoSport; Guia do Automóvel; Turbo
> Publicação de Saúde e Educação
Pais&Filhos; Saber Viver
> Publicação de decoração
Casa Cláudia; Caras Decoração; Casa Dez
> Publicação Juvenil
Bravo; Super Pop
> Diário Gratuito
Destak; Metro
> Lançamento do Ano
FHM; Metro
> Marketing Editorial
Cofina; Edimpresa; Impresa Jornais
> Personalidade de Media
Joaquim Oliveira; José Eduardo Moniz
Assim que tiver acesso aos resultados das votações, publico o nome dos vencedores aqui no blog!

sexta-feira, abril 07, 2006

Coisas de miúdas

Também temos direito a estas coisas, não é só selecções de futebol... Além disso, o tema de hoje foi sério e deu direito a discussão acesa (eu gostei particularmente!), por isso, e também porque é fim-de-semana e os neurónios pedem descanso, aqui vai uma coisa sobre a qual não é preciso pensar muito.



Você tem um espírito independente e proclama alto e bom som que o amor não é prioridade – o que não deixa de ser verdade, mas esconde também algum medo de ficar só. É muito opinativa e mesmo sarcástica.

Se queres saber que personagem do Sexo e a Cidade és, a imagem é um atalho para o teste! E quero saber o resultado!

Proibido fumar

* Atenção! Este post transformou-se num fumício!

Hoje é o Dia Mundial da Saúde. Mas vamos falar de tabaco ou, mais concretamente, da lei antitabagista que o governo propõe. Propõe é como quem diz... Parece que vai mesmo avançar com ela.
O governo decidiu avançar com a lei antitabagista mais restritiva de sempre. Proibe-se a venda de tabaco a menores de 18 anos (agora a lei aplica-se aos menores de 16 anos) e de fumar em espaços fechados e no local de trabalho. Por espaços fechados entenda-se tudo quanto é restaurante, café, bar, discoteca, estação de serviço ou até mesmo caixa multibanco.
O projecto foi apresentado ontem pelo ministro da Saúde, Correia de Campos, e vai estar em discussão pública durante dois meses. Prevê-se que a nova lei entre em vigor no próximo ano, depois de a versão final ser submetida a votação na Assembleia da República.
O ministro diz que a nova lei não é "antitabagista", dizendo que, em vez disso, se trata da "protecção do trabalhador e do fumador passivo". Portugal procura, assim, aproximar-se de um movimento mundial que visa reduzir os efeitos negativos do consumo de tabaco. O nosso país era dos poucos que ainda não tinha adoptado medidas tão restritivas nesta área, depois de a Irlanda, Espanha, Itália e Suécia terem impedido o fumo em locais públicos.
> Por falar em locais públicos...
No caso dos restaurantes, bares e discotecas só os que tiverem uma área superior a cem metros quadrados podem criar espaços destinados aos fumadores, desde que não excedam 30% da área total. O mesmo acontece com os hotéis, onde a existência de recintos de fumo só é possível se estiverem isolados e tiverem ventilação separada.
Nos aeroportos, gares e estações e nas salas de espectáculo, podem também ser criadas salas para fumadores, desde que devidamente sinalizadas. Quanto aos hospitais, a excepção vai para os psiquiátricos e centros de tratamento de toxicodependentes.
> Alterações nos maços
O governo quer ainda que os maços de tabaco passem a ter avisos mais explícitos sobre os efeitos do consumo de cigarros. Além das frases habituais, as embalagem passarão a ter imagens a cores de cadáveres, artérias bloqueadas ou órgãos danificados pelo tabaco. E mais! Nenhum produto - cinzeiros, isqueiros ou outros objectos -poderá fazer referência a marcas de cigarros.
> Postos de venda
Só os locais destinados a maiores de 18 anos vão poder ter máquinas de cigarros e a comercialização destes produtos fica interdita a estabelecimentos de saúde e ensino, recintos desportivos, centros culturais e cantinas.
Sou fumadora e não me apetece nada que me vejam como atrasada mental por isso. Tudo bem, o tabaco faz mal e há que respeitar quem não fuma, mas os fumadores também são pessoas. E se eu me quiser matar com cigarros sou livre disso ou não?
E os miúdos de 16 anos? Já podem trabalhar (legalmente...), respondem perante a justiça, mas não podem fumar?
Não sou fundamentalista e também acho que se pode limitar o consumo de tabaco em determinados espaços fechados. Se eu sou livre de ser fumadora, as outras pessoas são livres de não o ser. No sítio onde trabalho, por exemplo, não se pode fumar dentro do edifício. Tudo bem, nunca me chateou muito e também acho chato que as pessoas que trabalham na minha sala levem com o meu fumo (porque não fumam). Mas... bares? Cafés? Discotecas? Restaurantes? Vão falir!!!

quinta-feira, abril 06, 2006

Work work work


Trabalho até ao pescoço! Estou seriamente a pensar em trazer o saco-cama e mantimentos para os próximos dias.

É o que dá ir de férias e não deixar nada feito...

Na verdade, sempre trabalhei melhor sob pressão. As ideias têm de fluir e mais nada! Ou sai ou sai, não há outra hipótese. Acho que já faço de propósito e tudo... Eh eh eh!

Estou de volta...



Tenho tanto sono... E não me apetecia nada estar aqui.

Quero mais férias!!!