quarta-feira, maio 31, 2006

Com quem te pareces?

Já tinha ouvido falar no site, mas só ontem é que o experimentei, graças a este blog. Em My Heritage podemos ficar a saber com que estrelas das mais variadas áreas da vida pública somos parecidos.

Regista-te (é simples) e faz um upload de uma foto tua (grande plano). Depois do reconhecimento facial (aquilo dá um ar muito sério à coisa), o site dir-te-á com que figuras públicas te pareces (garanto que é de escangalhar a rir).

Eu já experimentei. Entre muitos outros, como a Natasha Kinski, Gwyneth Paltrow, Tim Robbins ou Michael Jordan, eis alguns dos meus primos:



Avril Lavigne


Aretha Franklin



Neve Campbell


Scarlett Johansson



Amitabh Bachchan


Hugo Chavez



Kofi Annan


Patrick Vieira

Palavras para quê? Experimentem e depois digam-me quem são so vossos primos! É hilariante!!!

www.myheritage.com

segunda-feira, maio 29, 2006

Electric Sheep Band


"Orphelia, the Electric Sheep"

Resolvi criar aqui um pequeno espaço de divulgação desta banda portuguesa, da qual, confesso, estou a ficar fã! É muito boa, como poderão constatar em www.myspace.com/electricsheepband, e andam à procura de um lugar ao sol. Cheira-me que, mais dia menos dia, vão consegui-lo. E não é por serem meu amigos, porque isso nem é verdade...
Pronto, está bem, um deles é meu amigo, mas acreditem que mesmo que não fosse, quando ouvisse estas músicas, ia gostar. Tenho a certeza de que isto é verdade.
E agora passo a apresentá-los, pelas palavras dos próprios:
> A OVELHA
Com alguns concertos dados na área da Amadora, Electric Sheep é uma banda que compõe de modo muito heterogéneo e pouco coerente. Varia de guitarras e vocais energéticos a sons mais acústicos e melancólicos. Embora manifestamente rock e muito experimentalista, Electric Sheep adopta muitas vezes conceitos estéticos harmoniosos para fazer não uma crítica dissimulada mas para personificar e encarnar o ridículo da existência e da autoexistência.
> OS ARTISTAS
Hugo Domingues - Bateria
Luí­s "d'Lay" Martins - Guitarra acústica/eléctrica; metalofone
Maurício Martins - Voz; guitarra acústica/eléctrica
Paulo Teixeira - Guitarra d'arco/eléctrica
Pedro Rodrigues - Guitarra baixo
> AS MUSAS
Variáveis segundo os elementos: sigur rós, radiohead, led zepplin, ornatos violeta, portishead e (porque não?) queen, nirvana, robbie williams, muse, nofx, sonic youth, red hot, etc.
Podem ouvi-los aqui. Só para pessoal alternativo e com bom gosto! Decorem este nome: Electric Sheep, Electric Sheep, Electric Sheep, Electric Sheep, Electric Sheep, Electric Sheep, Electric Sheep...

(Aparte)



Como é que é possível enganarmo-nos tanto em relação a determinadas pessoas que se cruzam connosco ao longo da vida? E como é que, apesar de tudo, a surpresa acaba sempre por não ser assim tão grande? É como se a falta de escrúpulos tivesse estado sempre latente e depois, por fim, se revelasse. E, lá no fundo, essa hipótese nunca é posta de parte, mesmo quando a crença já ganhou raízes. Trágico e surpreendente é quando essa falta de tudo se revela quando menos se espera, o que nem é o caso, por isso não sei porque estou para aqui a tentar dissertar sobre uma coisa que até consigo compreender razoavelmente. Se bem que Freud teria uma explicação muito mais aprofundada do assunto, com certeza... Como diria mrs anouska, haja sapiência!!!
(Este não é para comentar. Apeteceu-me só partilhar a ideia, que não é nova mas também nunca morrerá de velha enquanto formos todos vivos.)

sexta-feira, maio 26, 2006

Ovo ou galinha?



Chega de angústias! Já há resposta para a pergunta mais pertinente de todos os tempos, que deixa qualquer um que se ponha a pensar numa resposta à beira da loucura...

Segundo o diário britânico The Times desta sexta-feira, o mais velho enigma da humanidade foi desvendado!

Um investigador, um filósofo e um avicultor (belo trio!) acreditam ter descoberto a resposta para a famosa pergunta: "O que surgiu primeiro, o ovo ou a galinha?"

Caros amigos, para este fantástico trio (a partir de agora, os nossos heróis), a resposta é inequívoca: primeiro foi o ovo!

Porquê?
Porque o material genético não se transforma durante a vida do animal, o que pressupõe que a primeira ave que no decorrer da evolução se transformou no que hoje chamamos de galinha existiu primeiro como embrião no interior de um ovo.

(Palmas!)

E agora, o resto da notícia, sem palhaçadas, publicada no Diário Digital:

Para John Brookfield, especialista de genética evolutiva da Universidade de Nottingham (Inglaterra), a questão é bastante clara. O organismo vivo no interior do ovo tem o mesmo ADN que o animal que nascerá, pelo que «a primeira coisa viva que podemos qualificar sem receio de equívocos membro dessa espécie é o ovo».

David Papineau, especialista em filosofia da ciência do King´s College londrino, concorda com o seu colega: a primeira galinha saiu de um avo, e é um erro pensar que o primeiro ovo de galinha foi uma mutação produzida por pais de outra espécie.

«É um ovo de galinha se no seu interior estiver uma galinha», disse Papineau, exemplificando: «Se um canguru pusesse um ovo e dele saísse uma avestruz, o ovo seria de avestruz e não de canguru».


O jornal cita ainda Charles Bourns, avicultor e presidente de um organismo do sector avícola, que contribuiu também para o debate: «Os ovos existiam já antes de nascer a primeira ave. Claro que talvez não tivessem o aspecto dos de hoje», concluiu.

quinta-feira, maio 25, 2006

12º Super Bock Super Rock


Arranca hoje a 12ª edição do Festival Super Bock Super Rock. Aqui fica o cartaz completo e o preço dos bilhetes.
25 de Maio, quinta-feira
> Palco Super Bock XL
- Korn
- Within Temptation
- Soulfly
- Moonspell
- Ramp
> Palco Quinta dos Portugueses Worten
- Bizarra Locomotiva
- Cinemuerte
- Twenty Inch Burial
- Devil In Me
26 de Maio, sexta-feira
> Palco Super Bock XL
- Tool
- Placebo
- Deftones
- Alice In Chains
- Primitive Reason
> Palco Quinta dos Portugueses Worten
- Vicious Five
- X-Wife
- If Lucy Fell
- Dapunksportif
7 de Junho
> Palco Super Bock XL
- Franz Ferdinand
- Keane
- The Cult
- dEUS
- Editors
> Palco Quinta dos Portugueses Worten
- The Legendary Tiger Man
- Linda Martini
- Peace Revolution
- The Weatherman
8 de Junho
> Palco Super Bock XL
- Patrice
- 50 Cent
- Pharrell
- Boss AC
- Kalibrados
> Palco Quinta dos Portugueses Worten
- Mind da Gap
- Factos Reais
- Mercado Negro
- Colectivo Footmovin
Preço dos bilhetes
- Passe 4 dias - 80 euros
- Passe Act 1 (25 e 26 de Maio) - 50 euros
- Passe Act 2 (7 e 8 de Junho) - 50 euros
- Bilhete 1 dia - 38 euros
A abertura das portas do recinto efectua-se às 16h00 e o início dos espectáculos às 18h00.
Cada bilhete inclui ainda uma promoção no valor de 5 euros, que corresponde à oferta de um bilhete de cinema na compra de outro. Esta promoção é válida nas salas Lusomundo no período imediatamente posterior ao festival (de 8 de Junho a 7 de Julho).
Existe ainda a opção de adquirir o MUSICard CP, o cartão que permite o acesso a quatro festivais de música (SBSR, Festival Sudoeste, Algarve Summer Festival e Sagres Surf Fest) por apenas 99 euros.
Eu não vou, mas gostava de ir dias 26 de Maio e 7 de Junho. E tu?

Se houvesse McDonald's no paraíso...


Adão e Eva

quarta-feira, maio 24, 2006

76ª Feira do Livro


Curtam lá aquele homem em cima do stand! Granda maluco!

A 76ª edição da Feira do Livro de Lisboa abre amanhã, dia 25 de Maio, pelas 18 horas, no Parque Eduardo VII, e prolonga-se até ao dia 13 de Junho.

Organizada pela APEL (Associação Portuguesa de Editores e Livreiros) e pela UEP (União dos Editores Portugueses) e promovida pela Câmara Municipal de Lisboa (CML), a feira tem como lema "Ler é poder" (QUE ORIGINAIS!)

A edição deste ano conta com 207 pavilhões (menos 12 que no ano passado) e com 121 participantes (menos 11 que em 2005). Para Baptista Lopes, da APEL, esta diminuição de número de participantes deve-se não só à situação de crise, mas também porque, no ano passado, do ponto de vista de alguns dos participantes, a feira não correspondeu às expectativas em relação ao volume de negócios esperado. (EH! EH! EH!)

A Feira do Livro do Porto foi inaugurada hoje, no Pavilhão Rosa Mota, e estará aberta até dia 11 de Junho.

Tanto em Lisboa como na Invicta, a organização convidou um país lusófono, numa tentativa de alargar a feira à lusofonia... Angola é o primeiro país a ser convidado e, assim, poeremos encontrar na feira deste ano vários títulos de autores angolanos.
EU ACHO UMA BOA IDEIA!

terça-feira, maio 23, 2006

Eu só queria...



Ter a lata deste puto!

sábado, maio 20, 2006

A Invenção do Amor


É o que dá terem as imagens à solta na Internet...

Em todas as esquinas da cidade
nas paredes dos bares à porta dos edifícios públicos nas janelas dos autocarros
mesmo naquele muro arruinado por entre anúncios de aparelhos de rádio e detergentes
na vitrine da pequena loja onde não entra ninguém
no átrio da estação de caminhos de ferro que foi o lar da nossa esperança de fuga
um cartaz anuncia o nosso amor

É assim que começa este poema do Daniel Filipe. (Quase que arriscava dizer que A Ivenção do Amor é o meu poema preferido, mas não posso.) E o poema continua, em tom de megafone...

É indispensável encontrá-los dominá-los convencê-los
antes que seja demasiado tarde
e a memória da infância nos jardins escondidos
acorde a tolerância no coração das pessoas

E continua... (Não posso dizer que é o meu poema preferido.)

Importa descobri-los onde quer que se escondam
antes que seja demasiado tarde
e o amor como um rio inunde as alamedas
praças becos calçadas quebrando nas esquinas

E há mais, muito mais! Mas não estou numa de partilhá-lo na íntegra. Fica só aqui um cheirinho (deste que não é o meu poema preferido).

Acabei de descobrir que em 1965 foi feita uma curta-metragem de 25 minutos, a preto e branco, cujo argumento é do Daniel Filipe. Chama-se A Invenção do Amor e a produção e realização é de António Campos. E agora onde é que vou desencantá-la? Alguém tem ideias?

quinta-feira, maio 18, 2006

S.O.S.


A isto chama-se publicidade gratuita.

Não tenho guronsan, mas dava mesmo jeito. É o que dá meter-me nos copos a uma quarta-feira à noite...

E não gritem comigo, por favor. Cada vez que o telefone toca quase que tenho um ataque de histerismo. E só não desato a correr escada abaixo porque não me sinto com forças para tal aventura!

Hoje estou completamente em screensaver... Eh eh eh! Esta foi patrocinada pelo manta.

terça-feira, maio 16, 2006

Shhh Shhh



It's oh so quiet
It's oh so still
You're all alone
And so peaceful until...

(Não sei de quem é a foto nem me interessa. Gostei dela e roubei-a. Olha, não estivesse na net, assim, tão à mão de semear...)

segunda-feira, maio 15, 2006

Whoopi



"Não há bem que sempre dure, nem boas memórias que alguma vez acabem."
Diz o ACS e eu subscrevo totalmente. Não estava todos os dias com ela, mas habituei-me a que fosse também a minha cadela e a que me viesse receber à porta a abanar não só o rabo, mas também as ancas (os cães têm ancas?), tal era a felicidade! E lembro-me do cheirinho a Dodot, quando foi lá para casa... A minha companheira de gravações de filmes e telediscos, hábito comum aos 14 anos.
Nunca pensei ficar tão triste. Mas fiquei.

sexta-feira, maio 12, 2006

Estados Unidos no seu melhor!


Ronald McBush

Já conhecem os prémios Stella? São os prémios dos casos de tribunal americanos mais absurdos. É que existem mesmo! De certeza que já ouviram falar de casos semelhantes a estes...
Depois do caso de Stella Liebeck, 81 anos, foram criados nos Estados Unidos os prémios Stella, que premeiam as pessoas que se aproveitam do sistema jurídico americano (que se destaca por enaltecer a estupidez e ignorância humanas) para receber indemnizações milionárias graças a situações tão parvas e absurdas como o que aconteceu a esta Stella Liebeck. A senhora queimou-se gravemente nas pernas ao entornar café quando ia a arrancar de carro do drive-in do McDonalds. A seguradora da cadeia de fast-food pagou-lhe uma indemnização de 4,5 milhões de dólares.
Aqui ficam os primeiros 5 lugares da última edição destes prémios. Como é que é possível?! São vários casos e o post pode estar gigante, mas não consegui seleccionar mais... São todos muito bons!
5º Lugar (atribuído a três pessoas)
a) Kathleen Robertson (Austin, Texas). Recebeu 780.000 dólares de indemnização. Partiu uma perna numa loja de móveis, após tropeçar numa criancinha que andava a rastejar no chão. O dono da loja ouviu a sentença calmamente mas com uma genuína e enorme incredulidade, pois a criancinha rastejante era, nem mais nem menos, o filho da vítima.
b) Carl Truman (Los Angeles), 19 anos. Recebeu 74.000 dólares de indemnização mais os gastos de tratamento da seguradora do vizinho, por este lhe ter passado com o carro por cima da mão. O homem não viu o coitado do rapaz que, no preciso momento em que o vizinho arrancou, estava ocupado a roubar os tampões das jantes do carro. Do mesmo vizinho, entenda-se.
c) Terence Dickson (Bristol, Pennsylvania). Recebeu 500 mil dólares de indemnização pela crueldade moral a que foi submetido. Terence tentava sair pela garagem da casa que acabava de assaltar e não conseguiu abrir a porta da garagem. A porta de ligação da casa à garagem ficou trancada e o coitado teve que aguentar 8 dias lá fechado até à chegada dos donos da casa, que estavam de férias. Alimentou-se de comida de cão e bebeu uma grade de Coca-Cola, a única coisa que encontrou. O tribunal ordenou a seguradora da apólice de roubo dos donos da casa a pagar-lhe.
4º Lugar
Jerry Williams (Little Rock, Arkansas). Recebeu 14.500 dólares mais gastos de tratamento por ter sido ferrado nas bochechas do rabo pelo cão de raça Beagle do vizinho. O júri não lhe atribui a totalidade da indemnização pedida, pois considerou abonatório a favor do dono do cão o facto de Williams ter saltado a cerca que separava a sua casa da casa do vizinho. Porquê? Para perseguir, no terreno do vizinho, o cão em causa, disparando-lhe tiros com uma pistola de pressão de ar.
3º Lugar
Amber Carson (Lancaster, Pennsylvania). Recebeu 113.500 dólares mais gastos de tratamento. Tropeçou, escorregou e caiu numa poça de refresco que estava no chão do restaurante, partindo o tornozelo. Também neste caso o tribunal não atribuiu a totalidade da indemnização pedida, já que a poça se tinha formado apenas 30 segundos antes, quando Amber agarrou no copo de refresco que tinha à sua frente e o atirou, na íntegra, à cara do namorado, após uma discussão entre ambos.
2º Lugar
Kara Walton (Clymont, Delaware). Recebeu 12.000 dólares de indemnização. Caiu da janela da casa de banho de uma discoteca e partiu os dois dentes da frente. Isto aconteceu quando Kara tentavaentrar ilegalmente na dita discoteca, para não ter de pagar a entrada no valor de 3,50 dólares.
1º Lugar
Merv Grazinski (Oklahoma City). Recebeu 1.750.000 dólares. Grazinski tinha acabado de comprar um Motorhome Winnebago Automático e estava a voltar sozinho de um jogo de futebol. Às tantas resolveu ligar o piloto automático regulando-o para os 100 km/h. De seguida, abandonou o banco do condutor e foi para a parte de trás do veículo fazer um café. Como era de esperar, o carro saiu da estrada, bateu e capotou. Grazinski processou a Winnebago por não explicar no manual que o piloto automático não permitia que o condutor abandonasse o volante do seu carro.
Inacreditável!

quinta-feira, maio 11, 2006

Bob Marley


Faz hoje 25 anos que morreu Bob Marley.

Antes de mais, devo dizer que esta foi mais uma sugestão da Anouska, que tem vindo a desenvolver um belo trabalho como editora deste blog! :)

E depois, digo mais outra coisa. A Vandoxa é uma grande fã do Bob Marley desde que me lembro (e já lá vão uns bons aninhos), por isso, dedico-lhe o post.

Agora já posso pôr aqui um excerto da notícia de hoje do Diário de Notícias
. Desculpem, mas estou outra vez cheia de trabalho. Proteínas, hidratos de carbono, gorduras, músculos... As coisas do costume!
Bob Marley morreu há 25 anos, num hospital em Miami, mas a sua música tem um lugar garantido no panteão da imortalidade. Tributos, antologias, reedições, gravações ao vivo, material inédito ou simplesmente produtos como roupa, isqueiros ou posters não faltarão para alimentar um culto universal que ultrapassou nichos e gerações. Sempre que aparecer uma nova banda de reggae, a referência a Bob Marley será pouco menos que incontornável, apesar de algumas tentativas de renovação.
Eu não sou nem grande fã nem conhecedora profunda do trabalho do Bob Marley. Gosto muito de algumas músicas, mas serão de certeza as que acabaram por ser mais divulgadas. Ah, mas gosto mesmo de reggae! E da Jamaica. Um dia espero poder lá ir.

quarta-feira, maio 10, 2006

Macho man procura-se... ou não!


Pick me! Pick me!

Mais um estudo daqueles interessantíssimos...

Quanto menos macho, melhor!

Homens com traços faciais redondos, barba pequena e olhos relativamente grandes são considerados pelas mulheres como potenciais bons pais, de acordo com um artigo da revista britânica Proceedings. Contudo, os homens de aspecto mais másculo são escolhidos para relações afectivas breves.
Segundo o estudo, os actores Tom Hanks ou Leonardo Di Caprio entram na categoria de bons progenitores. Por outro lado, o actor norte-americano Mickey Rourke é apontado como um exemplo de sedutor a curto prazo.
(Diário Digital - ipsis verbis)
Ao que isto já chegou...

terça-feira, maio 09, 2006

Em estado de choque



Sócrates diz que desemprego vai baixar

O primeiro-ministro, José Sócrates, afirmou, esta segunda-feira, estar confiante que o desemprego vai baixar em Portugal no final de 2006, alegando ter neste domínio indicadores nacionais que contrariam as previsões da Comissão Europeia.

«Tenho boas e fundadas razões para acreditar que o desemprego não vai piorar em 2006. Pelo contrário, vai melhorar», disse José Sócrates, após ter presidido ao seminário Dia da Europa no Centro Cultural de Belém.

Em matéria de desemprego, o primeiro-ministro declarou que o Governo português «não tem previsões coincidentes com as da Comissão Europeia», segundo as quais, em 2007, Portugal terá já uma taxa de desemprego superior à média da União Europeia.

«É cedo ainda para tirar conclusões, até porque as previsões não são resultados. Pelos dados dos últimos meses do Instituto de Emprego e Formação Profissional, o número de inscritos tem diminuído», sustentou o primeiro-ministro.

De acordo com o chefe do Governo, «é necessário aguardar pelos indicadores nacionais do primeiro trimestre deste ano» em relação à taxa de desemprego. «O desemprego tem-se reduzido nos últimos meses, mas o melhor é esperarmos pelos indicadores nacionais», insistiu o primeiro-ministro.

Já sobre as perspectivas de crescimento da economia portuguesa, José Sócrates afirmou que as previsões da Comissão Europeia «são coincidentes com as do Governo» português.

A Comissão Europeia reviu hoje em alta de uma décima a estimativa de crescimento da economia portuguesa em 2006, para 0,9 por cento - valor ainda inferior aos 1,1 por cento previstos pelo Governo.

O primeiro-ministro frisou que o seu executivo «vai manter as previsões de crescimento de 1,1 por cento» no final de 2006 e que as estimativas feitas por Bruxelas demonstram que «a economia portuguesa está a recuperar de forma gradual e lenta».


(TSF Online)

Acreditas? Eu cá voto na previsão da Comissão Europeia...

segunda-feira, maio 08, 2006

Quem não se lembra do Vasquinho?


Vasco Granja

É a cara portuguesa do cinema de animação. Foi ele que mostrou a versatilidade desta arte, trazendo-nos obras de vários pontos do mundo, incluindo os países da antiga União Soviética, quando o leste estava fechado ao mundo ocidental.
Opôs-se desde cedo ao Estado Novo e foi militante do Partido Comunista Português, o que lhe valeu duas prisões pela PIDE. Mesmo assim, conseguiu estar presente no primeiro festival mundial de Animação, em Annecy, França, nos anos 60.
Em 1974 nasceu o seu programa de televisão Cinema de Animação, que durou 16 anos. Aqui, Vasco Granja mostrou ao público português um pouco de tudo, desde a animação norte-americana, canadiana e europeia até à dos países de Leste. Guardo a imagem dele sentado numa cadeira ou sofá enquanto falava MUITO calmamente sobre o próximo filme do canadiano Norman McLaren ou do checo Jan Svankmajer. Em 1975 criou um curso de Cinema de Animação, do qual nasceu depois a Associação Portuguesa de Cinema de Animação.
Mensagem especial para escsianos: o professor Rato Machado é ou não muito parecido com o amigo Granja?
É importante não confundir cinema de animação com os desenhos animados que se fazem aí aos pontapés. No entanto, há séries animadas que ficarão para sempre na nossa memória, como o Tom Sawyer ou a Heidi. E mais? De quais é que te lembras?

sexta-feira, maio 05, 2006

Como disse?


José Gomes Ferreira

O post é sobre língua portuguesa, por isso, neste momento, vocês perguntam: "Mas porque é que ela não publicou antes uma foto do Camões? Esse sim, é o ícone da língua portuguesa!" Bom, felizmente há mais e, para mim, o José Gomes Ferreira é um deles - he is the man!
Inspirada num recente post da Eva Luna, resolvi deixar-vos aqui uns quantos sites que, na minha opinião, são óptimos para tirar dúvidas. Não existenciais, mas linguísticas!
Antes de mais, podes sempre assinar esta Petição pela Dignidade do Ensino de Língua Portuguesa nas Escolas... É rápido e indolor!
E como o prometido é devido, aqui ficam os sites-maravilha, que só deves consultar na falta de uma boa gramática ou prontuário da língua portuguesa (em papel!):

Ciberdúvidas

Dicionário

Prontos, pá! Agora já podemos-nos cultivar. E ai de ti se eu te vejo a amandar alguma calinada, ouvis-tes? (AU!!!)

E se fosses uma cidade americana?

You Are New York

Cosmopolitan and sophisticated, you enjoy the newest in food, art, and culture.
You also appreciate a good amount of grit - and very little shocks you.
You're competitive, driven, and very likely to succeed.

Famous people from New York: Sarah Michelle Gellar, Tupac Shakur, Woody Allen

E sai mais um teste fresquinho!!! Apesar de estar disponível no Blogthings para quem quiser fazê-lo, tenho de admitir que roubei a ideia ao Ricardo.

Digam-me lá que cidade é que vocês são! A mim calhou-me Nova Iorque.

quinta-feira, maio 04, 2006

Se eu fosse uma música do José Cid...



Você é daquelas pessoas com uma sensação constante de que falta sempre alguma peça no puzzle… Inconformado com a vida e com as voltas que ela dá, gosta do seu espaço e preza manter-se isolado.

Cai neve em Nova Iorque
Há sol no meu país
Faz-me falta Lisboa
Para me sentir feliz
Não há mais pôr-do-sol
Em Sunset Boulevard
Cai neve em Nova Iorque
Ninguém vai-me encontrar

Pá, estou muito emocionada... Não conheço a música, mas vou procurá-la e fazer dela a canção da minha vida!

E tu? Clica na imagem e faz o teste. Depois quero saber o resultado!

quarta-feira, maio 03, 2006

Parabéns, Pirilampo Mágico!



O título é ridículo, eu sei. Até a mim me dá vontade de rir... Mas vou mantê-lo.

O Pirilampo Mágico faz hoje, quarta-feira, 3 de Maio de 2006, 20 anos! Pois é, quem diria... Não fazia a mínima ideia, mas a Dra. Anouska Papouska fez o favor de me informar. Mais uma vez, obrigada pela dica!

Este bonequinho - um ícone da nossa infância - é comercializado com o objectivo de apoiar as pessoas com deficiência. Daí aquela célebre frase quando alguém se armava em parvo: "Ando eu a comprar pirilampos para depois me aparecer um gajo como tu à frente!" A piada é de mau gosto, é certo, mas na altura era das mais rebuscadas!
A CERCI de Lisboa é uma das instituições que beneficia desta campanha. O centro prepara deficientes profundos para a transição para a vida adulta e activa, tendo neste momento a seu cargo 78 pessoas com idades compreendidas entre os 20 e os 44 anos. A CERCI de Lisboa procura valorizar cada uma das pessoas que tem a seu cargo, desenvolvendo uma aprendizagem com objectivos específicos. A principal luta desta instituição é integrar cada um dos utentes na sociedade, de preferência encaminhando-os para p mercado de trabalho fora do centro.
Cada utente custa uma média de 800 euros por mês, o que é muito! No ano passado, a campanha do Pirilampo Mágico rendeu cerca de 50 mil euros, dinheiro que foi aplicado no investimento de uma maior qualidade e diversidade no apoio dos portadores de deficiência. Esperamos nós que sim. Vá, não vamos duvidar de uma instituição de solidariedade social...
Este ano o Pirilampo Mágico custa 2 euros. Já compraste o teu? Eu também não...
20 anos, 20 pirilampos. Lembram-se das cores todas? É que eu não! Quais são?

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa



"No Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, lembramos ao mundo a importância de proteger os direitos de liberdade de expressão e de liberdade de imprensa consagrados no Artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Liberdade de expressão e liberdade de imprensa são elementos centrais para a construção de democracias sólidas, promoção da cidadania e do estado de direito e um estímulo ao desenvolvimento e segurança individuais."
Este excerto é o início da declaração de Koïchiro Matsuura, Diretor-Geral da UNESCO. De resto, basicamente, ele diz que os direitos fundamentais de liberdade de expressão e de liberdade de imprensa podem contribuir para assegurar outro direito individual - o de libertação da pobreza.
Mas disso eu não quero falar. Queria só assinalar este dia e saber o que acham. Existe mesmo liberdade de imprensa? E os grupos económicos e influências políticas (que as há, há) que estão por detrás dos órgãos de comunicação social? E os media (Anouska, esta é para nós, eheheh!) são construtores ou relatores da realidade social? E este bombardeamento de informação (ou desinformação) através da Internet? Os sites, os blogs... Bom ou mau?

terça-feira, maio 02, 2006

Falta na caderneta?

Peço desculpa por este silêncio todo, mas passo a explicar:

No fim-de-semana fui passear e hoje só me consegui sentar agora!

Está explicado.

P.S. Não consigo publicar fotos porquê? Tenho uma do Primeiro de Maio tão gira...