terça-feira, abril 24, 2007

Lembrar Abril




Isto do 25 de Abril emociona-me sempre muito. Quando se aproxima a data, lá ando eu toda contente a celebrar o acontecimento, mesmo que seja só de mim para comigo.

No ano passado publiquei no Fuck Them All uma série de textos sobre a Revolução. Deixo aqui os links e aviso já que são facciosos, apesar de terem também muitas informações objectivas, claras e úteis!



- Para não esquecer Abril... (um pequenino apelo… a minha emoção estava ao rubro!)

- Lembrar Abril – parte I (16 de Março e 25 de Abril)

- Lembrar Abril – parte II (Álvaro Cunhal)

- Lembrar Abril – parte III (Vasco Gonçalves)

- Lembrar Abril – parte IV (Tarrafal)

- Lembrar Abril – parte V (Zeca Afonso)

- Lembrar Abril – VI (Salgueiro Maia)


What Drug Is Your Personality Like?

Your Personality Is Like Acid

A bit wacky, you're very difficult to predict.
One moment you're in your own little happy universe...
And the next, you're on a bad trip to your own personal hell!



Vá, conta lá!

segunda-feira, abril 23, 2007

Golpe de Estado. Eles andam aí...


«José Sócrates foi um aluno empenhado, que estudava e fazia perguntas».



Em entrevista ao Diário de Notícias, António José Morais, antigo professor de quatro das cinco cardeiras que Sócrates fez na Universidade Independente, afirmou que o primeiro-ministro «não foi nada beneficiado. Teve de estudar as mesmas matérias... A credibilidade da licenciatura dele não é maior nem menor do que a minha. É licenciado em Engenharia Civil. Não estou aqui a fazer nenhum favor ao senhor primeiro-ministro».

Na altura (1995/96) director do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Independente (UnI), o professor garante que a licenciatura de José Sócrates é «perfeitamente regular» e que este «não foi protegido nos exames».

Questionado sobre o caso de alegadas irregularidades na licenciatura do primeiro-ministro, António José Morais considera que se está perante «uma tentativa de golpe de Estado, através da comunicação social» e de «grupos económicos».

António José Morais, antigo director do Instituto de Gestão Financeira e Patrimonial da Justiça, é militante do Partido Socialista desde a década de 90.



Eu não queria falar no Sócrates e na sua pseudo (ou não) licenciatura, mas deparei-me com esta notícia no site do semanário SOL e… ainda não parei de rir! Estará o senhor senil? Ou é mesmo só estúpido?


GOLPE DE ESTADO?!

sexta-feira, abril 20, 2007

Falsos aviões da ONU bombardeiam Darfur




O governo do Sudão tem pintado aviões de maneira a que se assemelhem aos das Nações Unidas e usa-os para bombardear o Darfur e para transportar armas e equipamento militar para a mesma região.

A informação foi fornecida ao jornal The New York Times por um diplomata de um dos 15 membros do Conselho de Segurança, que revelou um relatório confidencial da ONU.

Visto que o governo sudanês está, assim, em violação das resoluções da ONU, o relatório recomenda o reforço do embargo de armas imposto pelo Conselho de Segurança.



> O conflito

Desde Fevereiro de 2003 que Darfur (região do tamanho de França, na zona ocidental do Sudão) é palco de um conflito que é considerado como genocídio por muitos. Milícias árabes empreenderam uma limpeza étnica e já mataram quase meio milhão de africanos negros de aldeias agrícolas e causaram mais de dois milhões de refugiados.

Os agricultores negros da região de Darfur insurgiram-se contra a discriminação do governo sudanês em relação às populações não muçulmanas do país. Em resposta, o governo recrutou e armou as milícias Janjuweed - as tribos nómadas locais que há anos que estavam em conflito com os agricultores e que agora são responsáveis pelos ataques indiscriminados contra várias aldeias.

Mulheres e crianças são violadas todos os dias e têm sido os maiores alvos das barbaridades das milícias Janjuweed. Centenas de aldeias foram bombardeadas e incendiadas, os recursos de água e comida foram destruídos, as habitações foram pilhadas, escolas e hospitais foram derrubados…

O governo sudanês rejeita a intervenção da ONU no território e exige a retirada da força de paz da União Africana. Aliás, o presidente sudanês Omar al-Bashir já garantiu que o governo atacará os corpos de paz da ONU se estes forem enviados para Darfur.

De acordo com De Rerum Natura, blog do jornal Público, um dos milhões de sudaneses negros refugiados lançou um apelo: «Nós imploramos à comunidade internacional, a alguém, venham e salvem-nos».




> Para ver e reflectir

Aqui há tempos, falei muito por alto do conflito e indiquei um site com desenhos de crianças da região de Darfur recolhidos pelo Human Rights Watch. Clica nos desenhos e lê as legendas. Impressionante.

Mais recentemente, uma pareceria entre o Museu Memorial do Holocausto dos EUA e o Google disponibilizou um mapa da catástrofe online. Também impressiona.

Porque é que não se ouve falar disto na televisão, nos jornais, nas rádios? Hum?!

quinta-feira, abril 19, 2007

Na minha ausência...


Sirvam-se, é por conta da casa!

segunda-feira, abril 16, 2007

Aviso à navegação

O senhor vai continuar ali às cabeçadas por tempo indeterminado.
Semana de fecho...
Boa semana a todos! Viva a Primavera, finalmente!

quinta-feira, abril 12, 2007

Adoro o meu emprego

quarta-feira, abril 11, 2007

A beatificação de Linda de Suza




Já sabe quem vai ser o próximo presidente francês, mas não diz a ninguém. Previu a queda da ponte de Entre-os-Rios e ninguém acreditou nela. Em sonhos soube que o “o Mundo não ia voltar a ser o mesmo depois do 11 de Setembro”. Antes do Euro 2004, também já sabia que a Selecção Portuguesa não ia ganhar…


Enlouqueceu. E a entrevista feita pelo Correio da Manhã prova isto mesmo.


Deixo aqui um cheirinho da entrevista, mas aconselho a que a leiam toda. Não que seja o cúmulo da relevância para qualquer um de nós, tendo em conta as esferas pessoais, profissionais ou sociais em que nos movemos, mas para quem se interessa sobre o estudo da mente pode ter ali matéria-prima para muitas dissertações. Ou então serve só para rir.


- Até agora, o que recorda com mais carinho?
Para mim tudo é bom. E o que não é, vou à casa de banho e sai (risos). Por isso é que escrevi o livro. Para não voltar a falar do passado.

- Seguiu a performance da Selecção Portuguesa no Euro, no Mundial?
No Euro, já sabia que Portugal não ia ganhar. Eu disse: ‘Vai acabar como começou’. E foi mesmo.

- O seu pai era severo consigo, quando era criança...
Há pessoas que se suicidam porque não têm coragem de avançar. Outras, quando lhes falta, dão porrada. A miséria muda as pessoas.


Estará a protagonista de A Mala de Cartão na miséria? Ou ela foi sempre assim? E por que raio insistem em ressuscitar quem já morreu? É que isso faz com que essas pessoas sintam uma qualquer força divina dentro delas e de repente passem a ser videntes. A Linda de Suza não foi a primeira, lembrem-se do caso da Florbela Queiroz, que assim sem mais nem menos se tornou cartomante.

terça-feira, abril 10, 2007

Próxima paragem: Metro de Moscovo




Estava eu ontem a viciar-me no Canal História, quando dou de caras com estes números sobre o Metropolitano de Moscovo…


São 165 estações ao longo de 11 linhas que percorrem 265 km de carris. Famoso pela construção luxuosa com recurso ao mármore, mosaico e pedras semi-preciosas, o metropolitano mais bonito do mundo (digo eu…) começou a ser construído em 1930. A maior parte das estações são contemporâneas de Estaline.

- Número de passageiros por dia: entre sete e nove milhões.
- Número de passageiros por ano: três mil milhões.
- Intervalo de tempo entre cada metro: um minuto. Nas horas mais mortas são cinco minutos.

Estes números fazem do Metropolitano de Moscovo o mais movimentado do mundo. Nova Iorque não lhe chega aos calcanhares…


> Viagem panorâmica 360º pelas estações. Basta clicar nos ‘M’:

http://www.beeflowers.com/Metro/-Startfiles-/index.htm

> Consulta da rede completa:

http://urbanrail.net/eu/mos/moskva.htm

segunda-feira, abril 09, 2007


«Seria super interessante um festival com o Tony Carreira e o José Cid»

Álvaro Covões, managing director da promotora de concertos Everything Is New


Pelo que li da entrevista, o senhor é inteligente. E visionário. Mas… O Tony Carreira e o José Cid juntos? Na mesma sala de espectáculos, no mesmo dia, à mesma hora? É o horror! O Álvaro só quer fazer dinheiro, o que é legítimo. E vai conseguir!

Gato Fedorento vs PNR




«Quando vimos que era possível veicular mensagens grotescas no Marquês
de Pombal, não quisemos ficar atrás.» Ricardo Araújo Pereira.


Os dois cartazes iam ser retirados, não sei se já foram… O dos Gato Fedorento porque foi posto sem autorização; o outro porque está vandalizado e degradado e constitui poluição visual numa das principais praças públicas da cidade de Lisboa.


> Cartaz do PNR (Partido Nacional Renovador)

«Portugal aos portugueses. Basta de imigração,
nacionalismo é solução. Façam boa viagem.»


> Cartaz dos Gato Fedorento (Ricardo Araújo Pereira, Tiago Dores, Miguel Góis
e José Diogo Quintela)

«Mais Imigração. A melhor maneira de chatear os estrangeiros é viver
em Portugal. Com os portugueses não vamos lá. Nacionalismo é
parvoíce. Bem-vindos.»

Cartaz do PNR é legal
A Procuradoria Geral da República considerou o cartaz do PNR legal. A mensagem nele contida «não preenche o previsto no artigo 240.º do Código Penal, que prevê e pune o crime de ‘discriminação racial ou religiosa’».
Ai, não?

quarta-feira, abril 04, 2007

Guitarrista dos Rolling Stones




Keith Richards admite ter inalado as cinzas do próprio pai durante uma festa.

«Ele foi cremado e eu não resisti a inalá-lo com um pouco de cocaína. O meu pai não se teria importado. Aquilo caiu-me muito bem e eu continuo vivo», disse à revista NME.


- Entrevista à MNE




O que é que é pior? O tipo ter snifado o pai ou o Público fazer disto um destaque na primeira página do site?