sexta-feira, março 24, 2006

Dia do Estudante



Não é mundial, mas é nacional. Um dia sem ser dia nacional ou internacional de alguma coisa é mais do que suficiente, por isso, hoje é dia de qualquer coisa!

Este dia surgiu devido à crise académica de 1962, que se prolongou por vários meses e teve o seu ponto alto a 24 de Março. Neste dia, as forças de intervenção, sob ordens do governo de Salazar, carregaram sobre milhares de manifestantes na zona da cidade universitária, em Lisboa. De tudo isto, ficou a memória e a data, 24 de Março, que acabou por ser escolhida pela Assembleia da República, quando esta fixou o Dia do Estudante, em 1987.

Quanto ao Ensino Superior...

A Declaração de Bolonha, assinada a 19 de Junho de 1999 por 29 países europeus, é um documento chave que marca um ponto de viragem no desenvolvimento do ensino superior europeu. O principal objectivo é facilitar a mobilidade e empregabilidade dos estudantes na Europa, tornando equivalentes os graus académicos atribuídos em todos os estados-membros. Eis a proposta:

- a adopção de um modelo com três ciclos de estudo: licenciatura, mestrado e doutoramento, deixando de existir o grau de bacharel. As licenciaturas passarão a fazer-se em 3 anos e, para quem quiser ser mestre, tem de frequentar mais 2 anos a universidade para concluir o mestrado.

A grande questão que, na minha opinião, esta medida levanta é o facto de se banalizar os mestrados. Se hoje em dia, como se diz, há licenciados aos pontapés, daqui a poucos anos vamos ter um mestre de qualquer coisa em cada esquina. A solução passará pelo grau de exigência aplicado aos cursos que, espero, suba um bom bocado.

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Sou da mesma opinião que tu Martinha. Se, até á uns poucos aninhos atrás, o mestrado era algo dificil de atingir, hoje é de facto, o prato do dia! Até o doutoramento já se está a tornar banal... significa que, menos portas se abrirão a quem de facto merece! Dá que pensar...
Abreijinhos

sexta-feira, março 24, 2006 1:54:00 da tarde  
Blogger The Smoking Man said...

Tenho saudades do meu tempo de estudante. Aquele curso ficou-me engasgado como sabes... :(

Agora já estou velho para retomar e não tenho vida para isso.

Feliz dia aos estudantes deste país...

Beijokas Martuska! ;)

sexta-feira, março 24, 2006 2:51:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Ana:
É mesmo isso. Acho que é bom haver mais gente a tirar mestrados (dantes era muito complicado), mas era escusado passarem a ser o equvalente às licenciaturas de agora. Se o grau de exigência subir mais, pode ser que não se banalize tanto, mas... tenho muitas dúvidas!!!

Manta:
Também tenho saudades do meu tempo de estudante, apesar de não ter passado ainda muito tempo. Era tão bom quando o despertador tocava e eu pensava "hoje não me apetece..." e não ia! Agora, não há outra hipótese: ou vou trabalhar ou vou trabalhar.

Nunca digas nunca!

sexta-feira, março 24, 2006 3:02:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bom, eu até acho que é um incentivo estas medidas, embora acho que o ensino superior por vezes nao é a melhor preparaçao para a vida real de trab...pelo menos neste país!e se já ser "doutorzinho" neste país é igual muitas das vezes a nao ser imagino ser mestre!ainda deve ser mais frustrante!estudar e dar o litro num grau de dificuldade maior e que custa e que cansa (porque ser estudante não é o que muitos pensam!), para depois ficar aí no anhanço completo!Enfim...veremos!
Pois...realmente o tempo de estudo é bueeeeeeeeeeeeeeee fexe!alem do anhanço teórico há as tarde de cartadas e de snooker e de trivial!e de festas da cerveja ás 16h com karaoke e tudo!ha tardes de terraço relaxantes e hilariantes...ha textos rizomáticos em francês e anabelas a pontapé!Sao momentos kodak que marcam este longo caminho que temos que percorrer!que nos ajudam a crescer e que tao poucos mas excelentes amigos nos deixam!marta, embora quase nao tenhamos aquele contacto físico (nem anual quase!),és e serás uma dessas amigas!estiveste lá no dia 1 e isso foi mt importante p mim!pq mais do q em outro dia qq nesse dia podia ter tocado o despertado s(ou foi directa????)e podias ter pensado "nepia...n me apetece!" mas n...e obrigada!
Se o curso me deixou alguma coisa de realmente construtivo e benéfico e que eu penso "valeu a pena" foram amigas como tu!
Acho que me estiquei uma beca agora!:p

segunda-feira, março 27, 2006 10:28:00 da manhã  
Blogger marta cs said...

Anouska, não te esticaste nada! Escreve à vontade!

Só acho que não era de um tratado de bolonha que estávamos a precisar...

Quanto à malta da ESCS, deixou saudades! E as cartadas... eheheheheh! E aquela festa da cerveja às 16h da tarde com muita Ágata à mistura... LOL! Lindo!

E no dia 1 de Janeiro fui com todo o gosto, pá! Não foi directa, foram poucas horas... Mas valeu a pena! ;)

segunda-feira, março 27, 2006 11:42:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Saudades da Escs e de belos momentos passados por lá!!

segunda-feira, março 27, 2006 5:36:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home