segunda-feira, abril 24, 2006

Para não esquecer Abril...



... Resolvi fazer uns quantos posts sobre o assunto.
Tenho 24 anos. Quando se deu a Revolução de Abril, faltavam ainda 8 anos para nascer. No entanto, e também graças à educação que tive, aprendi que é importante celebrar a Liberdade. Sempre. E tenho pena que tanta gente da minha geração não perceba nem uma ínfima parte daquilo que o 25 de Abril significou para todos nós. Pior! Há quem não saiba sequer o que se passou no dia 25 de Abril de 1974...
Uma vez, no comboio, uma rapariga (devia ter, no máximo, uns 18 anos) olhava para um calendário e dizia para a amiga (também aí com uns 17, 18 anos): "Olha, que bom! Dia 25 de Abril é feriado!" Ao que a outra, eufórica por perceber que não tinha aulas nesse dia, respondeu: "Que fixe! Mas porque é que é feriado?" Eu, estupefacta, deixei-me estar no meu cantinho à espera que a primeira rapariga lhe explicasse, mas o que acabei por ouvir foi: "Sei lá! Deve ser um santo qualquer!" Estive quase para saltar do meu lugar e dar-lhes ali uma ensaboadela sobre consciência social (já para não falar de outras consciências), mas as minhas pernas não se mexeram...
E também há quem diga que dia 25 de Abril de 1974 foi abolida a monarquia e coisas do género. E a mim não me dá vontade de rir, mas sim de chorar.
Daqui a uns anos (espero que ainda sejam muitos) dia 25 de Abril continuará a ser feriado, mas já ninguém saberá porquê. Pensem bem: o mesmo acontece com o 5 de Outubro ou o 1º de Dezembro... Para já, ainda há quem faça força para manter viva a memória do dia que nos devolveu a Liberdade, mas um dia destes já ninguém vai querer saber. E já não haverá o desfile de sempre na Avenida da Liberdade (está sempre mais bonita, nesse dia), que reúne pessoas com cravos nas mãos, que festejam a Liberdade. E já não haverá miúdos de 24 anos que guardem na memória gritos como "25 de Abril sempre, fascismo nunca mais!" ou "O povo unido jamais será vencido!" que ouviam e tentavam gritar quando desciam, às cavalitas de alguém, a Avenida da Liberdade, sempre que era dia 25 de Abril. E já não haverá miúdos sentados no tanque improvisado que todos os anos desce a Avenida no mesmo dia de Abril, com a matrícula 25-04-74. E já não haverá miúdos de 24 anos que saibam de cor o Grândola Vila Morena, nem o Somos Livres e, muito menos, Os Meninos de Huambo...
É mesmo inevitável esquecermo-nos todos de Abril?

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Eu ainda vivi o 25 de Abril de 1974, afinal de contas já tinha... 22 dias. LoooooL
Kisses

terça-feira, abril 25, 2006 3:49:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Correcção: 1 mês e 22 dias (o que me dá muito mais experiência no assunto :p)

terça-feira, abril 25, 2006 3:50:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Ui, ui!
Isso é que deve ter sido correr pelas ruas livremente!!! eheheheheheh

terça-feira, abril 25, 2006 7:28:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não, a malta não esquece!! Agora a nossa obrigação é fazer com que os "putos" não esqueçam! Pelo menos podemos tentar...

terça-feira, maio 02, 2006 7:47:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home