terça-feira, abril 25, 2006

Lembrar Abril - parte IV


Para lá daqueles portões estendia-se o campo de concentração do Tarrafal. Sim, o fascismo português também tinha campos de concentração.

Sobre o Campo de Concentração do Tarrafal, que o fascismo criou e manteve durante 19 anos, já se tem dito e escrito alguma coisa, mas nunca se dirá nem escreverá tudo o que sobre tão sinistra prisão haverá para dizer. Alguns livros já existem de pessoas que viveram no Tarrafal, mais ou menos anos. Outros livros pessoais poderão ainda ser escritos sem que contudo essa dura e criminosa realidade fique suficientemente descrita. Tão grande foi o crime da sua existência. Tantas foram as violências lá praticadas.
Este livro não é um produto da nossa imaginação, nada tem de inventado, nada tem de ficção. É a verdade do que nós vivemos, é o Tarrafal descrito por vários daqueles mesmos que o fascismo para lá mandou para morrerem, como muitas vezes os próprios directores e seus subordinados se compraziam em nos dizer. Temos a consciência de que este livro, apesar de colectivo, não dirá tudo o que foi o Tarrafal nos seus muitos aspectos. Mas estamos certos de que tudo o que dizemos é verdadeiro e indismentível. É este, pensamos nós, um dos méritos deste trabalho que entendemos ser a nossa obrigação realizar.

Tirado do livro Tarrafal, testemunhos - trabalho colectivo de sobreviventes do Tarrafal, coordenado por Franco de Sousa.