sexta-feira, abril 07, 2006

Proibido fumar

* Atenção! Este post transformou-se num fumício!

Hoje é o Dia Mundial da Saúde. Mas vamos falar de tabaco ou, mais concretamente, da lei antitabagista que o governo propõe. Propõe é como quem diz... Parece que vai mesmo avançar com ela.
O governo decidiu avançar com a lei antitabagista mais restritiva de sempre. Proibe-se a venda de tabaco a menores de 18 anos (agora a lei aplica-se aos menores de 16 anos) e de fumar em espaços fechados e no local de trabalho. Por espaços fechados entenda-se tudo quanto é restaurante, café, bar, discoteca, estação de serviço ou até mesmo caixa multibanco.
O projecto foi apresentado ontem pelo ministro da Saúde, Correia de Campos, e vai estar em discussão pública durante dois meses. Prevê-se que a nova lei entre em vigor no próximo ano, depois de a versão final ser submetida a votação na Assembleia da República.
O ministro diz que a nova lei não é "antitabagista", dizendo que, em vez disso, se trata da "protecção do trabalhador e do fumador passivo". Portugal procura, assim, aproximar-se de um movimento mundial que visa reduzir os efeitos negativos do consumo de tabaco. O nosso país era dos poucos que ainda não tinha adoptado medidas tão restritivas nesta área, depois de a Irlanda, Espanha, Itália e Suécia terem impedido o fumo em locais públicos.
> Por falar em locais públicos...
No caso dos restaurantes, bares e discotecas só os que tiverem uma área superior a cem metros quadrados podem criar espaços destinados aos fumadores, desde que não excedam 30% da área total. O mesmo acontece com os hotéis, onde a existência de recintos de fumo só é possível se estiverem isolados e tiverem ventilação separada.
Nos aeroportos, gares e estações e nas salas de espectáculo, podem também ser criadas salas para fumadores, desde que devidamente sinalizadas. Quanto aos hospitais, a excepção vai para os psiquiátricos e centros de tratamento de toxicodependentes.
> Alterações nos maços
O governo quer ainda que os maços de tabaco passem a ter avisos mais explícitos sobre os efeitos do consumo de cigarros. Além das frases habituais, as embalagem passarão a ter imagens a cores de cadáveres, artérias bloqueadas ou órgãos danificados pelo tabaco. E mais! Nenhum produto - cinzeiros, isqueiros ou outros objectos -poderá fazer referência a marcas de cigarros.
> Postos de venda
Só os locais destinados a maiores de 18 anos vão poder ter máquinas de cigarros e a comercialização destes produtos fica interdita a estabelecimentos de saúde e ensino, recintos desportivos, centros culturais e cantinas.
Sou fumadora e não me apetece nada que me vejam como atrasada mental por isso. Tudo bem, o tabaco faz mal e há que respeitar quem não fuma, mas os fumadores também são pessoas. E se eu me quiser matar com cigarros sou livre disso ou não?
E os miúdos de 16 anos? Já podem trabalhar (legalmente...), respondem perante a justiça, mas não podem fumar?
Não sou fundamentalista e também acho que se pode limitar o consumo de tabaco em determinados espaços fechados. Se eu sou livre de ser fumadora, as outras pessoas são livres de não o ser. No sítio onde trabalho, por exemplo, não se pode fumar dentro do edifício. Tudo bem, nunca me chateou muito e também acho chato que as pessoas que trabalham na minha sala levem com o meu fumo (porque não fumam). Mas... bares? Cafés? Discotecas? Restaurantes? Vão falir!!!

36 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Acho esta proposta completamente ridicula. Acho uma ironia dizer-se que temos liberdade quando nos querem proibir de fazermos o que gostamos, neste caso fumar. Concordo que temos que respeitar os não fumadores, mas já está na altura de nos retribuirem com o mesmo respeito. Temos direitos como todas as outras pessoas e acho que o actual governo se esquece disso.

sexta-feira, abril 07, 2006 3:15:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Precisamente! Chateia-me tanto que me cortem as asas... Merci pelo comentário! Volta sempre. :)

sexta-feira, abril 07, 2006 3:21:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Estes gajos estão de todo!! Uma pessoa já não pode beber um café e fumar o seu cigarrinho? Vai ser bonito! É bom que os cafés comecem a arranjar uns copitos de plástico para a malta beber o café na rua...o único sitio onde ainda vai ser permitido acender um cigarro!O Governo nem devia estar tão preocupado... Se a malta continuar a fumar é provável que não consiga chegar à idade da reforma! Sempre eram uns trocos que o estado poupava, isto se quisermos ser optimistas o suficiente para achar que ainda vamos ter direito a reforma quando chegar a nossa altura...

sexta-feira, abril 07, 2006 3:27:00 da tarde  
Blogger cmc said...

Acredito que o fundamentalismo não leva as pessoas a lado nenhum. (leva os terroristas pelos ares!ahaah!mas isso fica para outro dia!)Irritam-me estas leis estúpidas e retrógadas! Eu mato-me a fumar, e há quem se mate a fazer desporto!! (ou não há?). "O tabaco mata por doença prolongada". Podiam fazer publicidade que avisasse: "O desporto causa morte súbita! Cuidado, correr mata!" E, agora? Somos todos livres de fazermos aquilo que nos dá prazer!
Fico chateada! Eu sou uma fumadora educada: não fumo, em espaços fechados, ao lado das crianças ou quando percebo que, se acender um cigarro, vou chatear alguém, ou, pior, vou ter que ouvir bocas foleiras! Sim, porque nunca ouvi um não fumador pedir, educadamente: "Desculpe, não se importa de não fumar aqui? O fumo do cigarro incomoda-me e... obrigado! Desculpe-me pelo incómodo!" Algum fumador já ouviu isto, mas de forma REALMENTE educada? sem sentir um tom de crítica?
O fumo do cigarro incomoda, ok! o fumo do cigarro é tóxico, ok! a roupa fica a cheirar a tabaco, ok! as unhas e os dedos ficam amarelos, ok! ok! ok! ok! é verdade! e as pessoas que cheiram mal da boca? é ok? e as pessoas que cortam as unhas nos locais públicos? não são multadas? e as pessoas que se peidam no autocarro, as que cospem no chão?, as que dão calinadas na nossa centenária língua?, e as pessoas que pôem litros de perfume? (a mim faz-me alergia!!). Para estes todos está tudo bem, não é?

Fico, realmente, chateada com estes fundamentalimos da treta!

Desculpa, Marta! Passei-me!

sexta-feira, abril 07, 2006 3:38:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mai nada!! Tou ctg!

sexta-feira, abril 07, 2006 3:56:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Vandoxa
Essa do Estado poupar uns trocos com a malta nova que fuma é um belo ponto de vista! Eh eh eh!

CMC
Estás à vontade e, além disso, na minha opinião, tens toda a razão! A mim chateia-me especialmente que mexam muito nas liberdades de cada um. Deixem-me matar-me lenta e dolorosamente à vontade,porra!

sexta-feira, abril 07, 2006 3:57:00 da tarde  
Blogger Pedro_Homem said...

Do contra...

POis... eu sou o menino "saudável"!!... fatela!...que acha que era necessário ser tomada alguma atitude perante este problema... porque os fumadores acham que estão a ser injustiçados ao lhes ser restrito fumar em lugares fechados onde seja impossível aos que não fumam se protegerem do dito fumo.... já pensaram que há pessoas que realmente têm problemas de saúde e que não podem ter contacto com o fumo?!??... é justo esses serem obrigados a passar a vida fechados na própria casa?!?!?…
Porque eu sei… é tudo uma questão de bom senso!... claro que todos vocês têm cuidado para não incomodarem ninguém com o vosso fumo… mas quantas vezes já pediram desculpa por o terem feito sem dar conta??… ou quantas vezes já o fizeram sem sequer se aperceberem?!?... Acham mesmo que o prazer que sentem ao fumar um cigarro justifica o mal que vos faz à saúde e à saúde de quem está perto de vocês ?!?!
Querem continuar a fumar?!... tudo bem… é um escolha vossa…. E ninguém vos pode obrigar a não faze-lo… e o contrario… quem não quer/pode fumar.. como é que pode fazer?!? Acho que o que a lei a ser implementada é um preço pequeno que vos é pedido….

Agora mandem vir comigo! :P

( A verdade é que nasci prematuro de 7 meses,por pouco nao nasci cego... poque tinha os olhos fechados... tenho problemas respiratórios e alérgicos… e adivinhem… posso dar graças ao tabaco que a minha mãe fumou quando estava grávida… )

sexta-feira, abril 07, 2006 3:59:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bom...eu acho q n devia mesmo era escrever mas prontochhh...é sempre mais forte do q eu!
Pois entao os fumadores querem direitos e liberdades?humm...os n fumadores tb!e agora?quem ganha?assim cm respeito tb gosto de ser respeitada e acho q esta lei é cm tantas outras:infelizmente cm o respeito por vezes n parte de iniciativa própria tem q impor!...as vezes acho q era obvio n fumar em certos sitios,alias os proprios fumadores deviam tb gostar de comer sem fumos mas gostos sao gostos...se ha cena q realmente me incomoda é o fumo de tabaco logo pela manha!estar a tomar o peq almoço e sentir aquele cheiro e o fumo na comida pá tira-me do sério!fico logo sem vontade de comer!e sim mts vezes educadamente peço se pode desviar o cigarro ou assim...pedido o qual nem sempre é bem recebido!do tipo "desculpe lá se incomodo o seu vicio!"mas vá,tb n gosto de fundamentalismos...mas será tao dificil pensar no proximo antes de pensar em nos???do tipo: "e provavel q aqui (cafes,restaurantes principalmente)alguem se possa sentir incomodado com o fumo por estar a comer ou simplesmente pq sim. Entao tudo bem durante os proximos 10 20 ou 30 minutos nao vou fumar e pronto, n incomodo ninguem de certeza!" meia hora é assim tao impossivel de aguentar?
Sim,contra mim falo q tb ja fui fumadora e tb ja fumei sem pensar se incomodava alguem ou n...mas agora percebo o quao incomodativo pode ser!e o qt inconsciente (egoisticamente)os fumadores por vezes são!assim cm querem beber cafe e fumar um cigarrinho eu posso querer beber o meu cafe sem ter q levar c 20 cigarros em cima!n é para ser do contra mas esta medida a meu ver é bem vinda EMBORA seja um 80!acho q em discotecas por ex é um exagero!mas enfim...se de inicio se soubesse respeitar as pessoas neste tipo de ambiente esta lei n precisava de existir.mas os nºs n mentem e se os fumadores n se importam de correr riscos de saúde (eu acho q nem c imagens vai lá!),se n for pedir mt eu importo-me!
se o vício fosse erva...o fumo n é tao toxico nem tao prejudicial,era menos mau!LOL
agora 486 toxinas todas juntas assim de estalo n!
por estas e por outras é q o marido já quase nem fuma!só no trab mm q é qd n me tem à perna!
p sermos respeitados temos de saber respeitar E MAI NADA!
desculpa lá marta...sou mm abusada!e agora vá, podem-me chamar nomes q ja estou habituada!

sexta-feira, abril 07, 2006 4:12:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ah!egoistas pq? ja perguntei ao marido se ele acha q os cancros so aparecem aos outros? e ja lhe perguntei se ele pensa no facto de se ele morrer quem sofre sou eu e os filhos dele? uma vez marta lembro-me q me disseste q se tb se pode morrer a levar um selo de um autocarro (nunca mais me esqueci da expressao),tudo bem mas...ao menos se levares o selo n foste tu q o provocaste!ja viste dizerem-te q tens x de vida e pensares q so tens esse x pq assim o escolheste?e a catarina? e os filhotes? quem fica a chorar somos nos! "ha pessoas q morrem de cancro sem nunca ter fumado"!mas essas ao menos morrem de consciência limpa!pq simplesmente n puderam fazer nada p evitar!é verdade q cada um sabe de si mas...cada um tb sabe do outro...por vezes!

sexta-feira, abril 07, 2006 4:18:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Pedro e Anouska:

Eu também acho que quem não fuma não tem de levar com o meu fumo; mas quem fuma tb deve ter o direito de poder fazê-lo... Mas o projecto tem de ser mais equilibrado. E não é isso que se está a passar. É fundamentalista e faccioso. Já disse e torno a dizer que não acho mal que se limite um bocado o consumo de tabaco em espaços fechados. Chateia-me à brava que me limitem, mas consigo aceitá-lo. Moderação e imparcialidade, por favor! :) Juntem uma chaminé e uma velhota e eles que revejam o projecto. ehehehe

sexta-feira, abril 07, 2006 4:48:00 da tarde  
Blogger cmc said...

"mas será tao dificil pensar no proximo antes de pensar em nos???" Nem mais! e, pelos vistos, há muitas as pessoas a pensar em nós, fumadores!
Esta lei é o quê? "Caça aos fumadores"? Em Democracia, decide-se através da maioria! e os fumadores são a maioria!
Quantas pessoas fumam e não morrem por isso? quantas pessoas morrem e não fumam? se? se? se? o melhor é hoje não sair do emprego, que fica a 25kms de casa, porque posso ter um acidente e morrer, ou, pior, posso "levar com um em cima" e morrer! Pensem naquilo que fazem diariamente e revejam as hipóteses de morrer! eu prefiro morrer por minha INTEIRA responsabilidade!

Outro aspecto, no qual ninguém fala: será isto uma guerra entre a indústria do tabaco e o Estado?

"A minha liberdade começa onde acaba a do outro..." - válido para fumadores e não fumadores.

sexta-feira, abril 07, 2006 5:20:00 da tarde  
Blogger The Smoking Man said...

"João, 37 anos, adora yogurtes líquidos, adora automóveis (que arruma muito bem), calda heroína desde os 15... não fuma" lololololololololol

- podia ser este o novo anûncio às salas de caldanço ou não?

Ou seja podem chutar-se à vontade, podem beber alcool até que o espirrem plos tímpanos! Agora fumar é que não!!!

Hipocrisias de um Governo de panascas que devem fumar, mas os outros não podem não é? Fora comerem 80%(!!!) do preço de cada maço de tabaco e ainda têm a lata de vir decorar os mesmos com essas imagens... sabem o que vai causar? Uma explosão nas vendas de... cigarreiras!!!

Morte aos hipócritas! E tenho dito!

sexta-feira, abril 07, 2006 5:34:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"prefiro morrer pela minha inteira responsabilidade"?e os q podem sofrer c isso q se aguentem à bomboca n é? pois...entao se a maioria forem pedófilos entao q se respeite e aceite?tb tem direito à liberdade deles! entao se a maioria for alcoolico e morrer na estrada por isso (ja p n falar nos q matam...)q se permita isso na boa e n se faça nada?é q por vezes a liberdade do outro so acaba onde a minha ja começou ha kms!mas n, nos temos q pensar nos fumadores coitadinhos...entao se me aparecer um cancro por ser fumadora passiva tenho q morrer por causa da inteira responsabilidade dos outros e aceitar isso na boa!pq eles tinham esse direito!

sexta-feira, abril 07, 2006 5:35:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Acho q este coitadinhos ficou a mais...eu n quero parecer aqui completamente contra os fumadores ate pq n sou...sou contra quem acha q ser fumador é quase tao ou mais correcto q n ser!so pq o cigarro é uma droga socialmente aceitavel!ate preferia q o tabaco fosse proibido e a erva aceite!pq neuronios temos aos milhoes e pulmos so temos 2!erva pq é natural sem toxinas...de resto BOCA!e mm assim tinha q se respeitar os sitios...fui!

sexta-feira, abril 07, 2006 5:44:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Todos:
Estaremos a misturar alhos com bugalhos? É o que me parece... Bolas!, a pedofilia não pode ser para aqui chamada. E só é um comportamento desviante (bué desviante!) por a maioria dos seres humanos não serem pedófilos (e ainda bem). Mas não é de todo comparável...
O risco de se desenvolver um cancro por se ser fumador passivo é pequeno e, provavelmente, comparável (isto sim!) ao risco que se corre por atravessar uma estrada ou conduzir um carro.
Esta lei é um controlo estúpido sobre a liberdade das pessoas. Há coisas que não se podem controlar, senão caímos em repressões parvas como já houve e continua a haver tantas... Mais esta não. E continuo a dizer: até pode haver uma lei de restrição do tabaco em certos locais públicos, mas esta é um exagero! E dá vontade de gritar com quem a fez!

sexta-feira, abril 07, 2006 5:50:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Amanhã falamos sobre o tempo e coisas assim, boa? :)

sexta-feira, abril 07, 2006 5:52:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

PRONTO PRONTO!rendo-me.realmente sou eu q estou a ver mal...qd falei em pedofilia n estava a comparar esse nivel, mas em eles tb poderem vir defender q se forem a maioria tem de se respeitar as vontades.isto em resposta ao comment anterior. concordo q é um exagero e pronto.n digo mm mais nada.cada um sabe de si mas os casos de cancros em fumadores passivos aumentou 40%...mas pronto whatever.se tiver q morrer por cancro passivo ou a atravessar uma estrada é igual.so espero q na estrada seja mais rapido e menos doloroso.

sexta-feira, abril 07, 2006 5:55:00 da tarde  
Blogger Pedro_Homem said...

Bem... a nova lei trás de novo uma coisa tão simples como não fumar em espaços fechados ( deveria ser bom senso, mas infelizmente tem de se implementar uma lei para isso)… e falam em “caça aos fumadores”!..., é difícil definir o extremismo aqui….
A historia do poder morrer aqui a escrever ao computador ou de todas as maneiras possíveis, menos a fumar… era a historia que eu metia ao meu pai quando era pequeno para andar de mota…. A verdade é que os números mostram bem as coisas….
Agora acreditem que estas leis não servem para proteger quem fuma… se fumam é porque o fazem de vossa própria recriação, e têm consciência … e pelos vistos até orgulho, ao faze-lo… estão mais que avisados que podem morrer por fumar… mesmo proibindo de fumar em espaços fechado, vão continuar a fumar na mesma.. noutros espaços, mas vão continuar… a única diferença, é que agora quem opta por não fumar.. vai mesmo poder não fumar… porque eu não sou fumador, mas basta-me ir a um centro comercial, ou a um café… ou até mesmo a alguns restaurantes, para sair cheio de fumo e passar dois ou três dias completamente kinado da respiração…
Será mesmo que é assim tão injusto para vocês?!, que fumam porque assim o escolheram… e nós?!?... pode-mos ter a opção de não fumar?

sexta-feira, abril 07, 2006 5:55:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Anouska
Voltas a pedir-me um cigarro e aperto-te o pescoço! ;P

Pedro
Eu não tenho orgulho em fumar, claro que não. Aí, sim, ou tinha 15 anos (eh eh eh) ou era estúpida. Mas fumo. Porque me dá prazer e porque não me apetece parar de o fazer (para já...). Vocês têm a opção de não fumar. Tanto que não o fazem e, além disso, têm uma esperança média de vida maior do que a nossa.

Para todos:
Bom fim-de-semana! Segunda-feira procuro um tema mais ligeiro (aceitam-se sugestões). Vá, todos amiguinhos agora. Já passou! Eh eh eh! Agora a sério: é bom discutir sobre as coisas. Compreendemo-nos melhor uns aos outros e aceitamos mais facilmente as diferenças. Ui, que filosófico-socióloga (já deve existir...) que eu estou!

E voltem sempre! :)

sexta-feira, abril 07, 2006 6:09:00 da tarde  
Blogger The Smoking Man said...

Epah que me desculpem as sensibilidades exacerbadas, mas a verdade é que é inconcebível ir a um bar, pub, discoteca, beber dançar e não fumar!!! mas está tudo louco?

Eu fumo. Se estiver num café e vir que tenho crianças ou alguém perto que possa incomodar, não fumo ali. Mete-me nojo é a pessoa malformada e emproada que diz com ar sobranceiro que o meu fumo a incomoda... ai... ai... A esses fumo-lhes mesmo para cima - é o que merecem. Pensam que a boa educação se compra em lojas?

Get real!

sexta-feira, abril 07, 2006 8:07:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A propósito, vale a pena ler a entrevista de Alberto Pimenta que vai sair no próximo número da Epicur (uma revista sobre tabaco, bebidas e outyros prazeres que, por esta andar, ainda acaba proibida...) onde o poeta diz a certa altura: «Dizem que fumar mata. Mas não fumar também mata. Eu não conheço ninguém que não fume e que viva eternamente...»
Beijinhos.

sexta-feira, abril 07, 2006 8:13:00 da tarde  
Blogger The Smoking Man said...

Bem dizido Viriato! :)

sexta-feira, abril 07, 2006 8:31:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Manta:
Também há aqueles que começam a tossir muito... Vou passar a andar com pastilhas para a garganta nos bolsos. "A falácia dos incomodadinhos" - cof cof! ;)

Viriato:
Obrigada pela sugestão! Vamos TODOS ler a entrevista, não é??? :)

sexta-feira, abril 07, 2006 8:35:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bem... o pessoal entusiasmou-se por aqui!! Eu vou ler a entrevista e aproveitar para fumar um cigarrinho. eh eh eh

Bom fds para todos

sexta-feira, abril 07, 2006 9:50:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Olha quem é ela! Ah, pois! No que isto deu! :)

sexta-feira, abril 07, 2006 9:56:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pois, pois... ficou agressivo!! Nunca pensei...
Isto é stress! Enquanto vocês estavam aqui a atrofiar, eu estive a fumar cigarros :) sem stress...

BJS

sexta-feira, abril 07, 2006 10:04:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

eh eh eh! mas foi giro. eu achei.

sexta-feira, abril 07, 2006 10:11:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ya!! Pelo menos a malta participou e opinou à grande!! O teu blog é sempre mt concorrido...

sexta-feira, abril 07, 2006 10:17:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tou a ver que neste blog o que se fuma é mta erva! a Anouska n aparece no messenger e vem praqui discutir a tarde toda. Bem q precisava de lavar um par de tabefes! li algures q tomar um cafezinho e fumar um cigarro era um prazer? um prazer?? pode saber bem, mas não é um prazer! prazer é brincar com os filhos. isso sim, é um prazer. ou beber uma boémia com a namorada. isso sim, é um prazer.

sexta-feira, abril 07, 2006 10:18:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

O zé macaco chega aqui e insulta-nos assim! Não há direito!!! ;)

O prazer é muito relativo. Aliás, completamente relativo. Para mim é um prazer beber café e fumar um cigarro. Se alguma vez tentar deixar de fumar, vou ter de tentar deixar de beber café!

Volta sempre, zé macaco!

sexta-feira, abril 07, 2006 10:23:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Este zé macaco tem a mania!! Cada um encontra prazer naquilo que bem lhe apetece!! Sim, beber um cafezinho e fumar um cigarro dá-me prazer!! Cada macaco no seu galho e cada um com a sua. Fica lá com a tua boémia que eu fico com o meu português...

BJS

sexta-feira, abril 07, 2006 10:40:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

E mai nada! eheheheheh :)

Fui!

sexta-feira, abril 07, 2006 10:43:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tb quero ir!!!!!

sexta-feira, abril 07, 2006 10:45:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Lá nos Estados Unidos, não se pode fumar, nem beber, nem ir a clubes nocturnos antes dos 21 anos. Não se vende tabaco e álcool a menores de 21 anos, ai só a maiores de 21, aliás, 21 anos na maior parte dos Estados Americanos é a idade mínima p/a se fazer esse tipo de coisas, beber, fumar, ir a clubes nocturnos. E depois nessa questão de legalmente, pode-se obter carta de condução com, no mínimo 18 anos, mas na prática, a maior parte não tem maturidade p/a conduzir plo menos antes dos 21 ou dos 22 anos

segunda-feira, outubro 29, 2007 12:49:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ben feita agora vao andar de ressaca,o fumadores!!!!!!!

quarta-feira, janeiro 02, 2008 8:48:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Prozac disse...

Acho esta proposta completamente ridicula. Acho uma ironia dizer-se que temos liberdade quando nos querem proibir de fazermos o que gostamos, neste caso fumar. Concordo que temos que respeitar os não fumadores, mas já está na altura de nos retribuirem com o mesmo respeito. Temos direitos como todas as outras pessoas e acho que o actual governo se esquece disso.



Espero que não te chames César prozac :O

quinta-feira, dezembro 18, 2008 8:38:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home