quarta-feira, junho 21, 2006

Lisboa 15ª cidade mais “educada” do mundo…



… em 35! Ou seja, está mais ou menos a meio da tabela, o que não é nada mau.
A notícia foi divulgada na última edição da revista Reader´s Digest e dá conta dos resultados de um estudo baseado em informações registadas pelos próprios jornalistas da revista (portanto, não há grande ciência na análise). De visita a 35 cidades mundiais durante os últimos meses, os jornalistas apresentam agora o resultado da comparação dos níveis de educação e cordialidade existentes em cada uma delas.
> Metodologia:
Para poder comparar essas informações, a revista elaborou três testes uniformes, que os jornalistas tiveram de realizar em todas as cidades, exactamente da mesma forma e o mesmo número de vezes.
> Testes realizados:
TESTE DA PORTA - para ver quantas pessoas abriam ou seguravam a porta a quem viesse atrás delas.
TESTE DOS DOCUMENTOS - consistia em deixar cair papéis ao chão e ver se alguém ajudava a recolhê-los.
TESTE DOS SERVIÇOS - para contabilizar as probabilidades dos empregados do comércio local agradecerem ao cliente depois de uma compra.
> Resultados:
Os resultados mostram que a cidade do mundo onde há mais hipóteses de todos estes testes serem positivos é Nova Iorque, com uma percentagem de 80%. Não estavam à espera? Nem eu!
Zurique e Berlim aparecem também no topo da classificação, juntamente com São Paulo e Cidade do México. Estas duas últimas são a grande surpresa, já que são das cidades com maiores índices de criminalidade do mundo.
A meio da tabela surge, então, LISBOA, atrás de outras cidades europeias como Budapeste, Praga e Madrid. Mas a nossa capital divide o 15º lugar com nada mais nada menos do que duas das mais ilustres cidades europeias: Londres e Paris!
> Até as mulheres são machistas:
Um dado curioso do estudo diz respeito ao perfil das pessoas que aprovaram nos testes: os homens revelaram-se bastante mais disponíveis do que as mulheres para ajudar e olhem que os jornalistas não eram só mulheres!
(E agora perguntam vocês: "e para que é que isto interessa?" Ao que eu respondo: "para nada!")

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Olá :)
Admira-me não estarmos um bocadinho acima na tabela... acho que apesar de tudo o nosso Povo é educado.
Surpreendente é, sem dúvida, a cidade de Nova Iorque ( estou boquiaberta).
Abreijinhos.

quarta-feira, junho 21, 2006 3:49:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Também tenho ideia que os "amaricanos" são uns antipáticos...

Acho que devemos ter perdido na parte dos estabelecimentos. Normalmente, os empregados estão com a maior cara de frete de todos os tempos!!

quarta-feira, junho 21, 2006 4:04:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Martinha deviam ter feito esses testes aqui em Braga ;) ... a verdade é que por cá são todos umas simpatia! Até dá gosto sair de casa ;)

quarta-feira, junho 21, 2006 4:54:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Aqui é mais a cara de frete (se bem que tb depende dos sítios, claro). Entras na loja e o empregado olha para ti, naquela: "Lá vem este chatear..."

quarta-feira, junho 21, 2006 5:09:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Somos muito educadinhos!! eheheheh

quarta-feira, junho 21, 2006 6:19:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home