quarta-feira, agosto 23, 2006

Todo o amor do mundo não foi suficiente


A NAIFA
Maria Antónia Mendes (voz), João Aguardela (baixo), Luís Varatojo (guitarra portuguesa)


todo o amor do mundo não foi suficiente porque o amor não serve
de nada.

ficaram

os papéis e a tristeza, ficou só a amargura e a cinza dos cigarros e

da morte.

os domingos e as noites que passámos a fazer planos não foram

suficientes e foram

demasiados porque hoje são como sangue no teu rosto, são como
lágrimas.

sei que nos amámos muito e um dia, quando já não te encontrar em

cada instante, cada hora,

não irei negar isso. não irei negar nunca que te amei. nem mesmo

quando estiver deitado,
nu, sobre os lençóis de outra e ela me obrigar a dizer que a amo

antes de
a foder.

josé luís peixoto

53 Comments:

Blogger Unknown said...

Bemmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm ganda cena man!

o peixoto dá-lhe BUE!basicamente é isto...pq basicamente é assim por vezes é...

BOM DIA!;)

fogo pá a ver se hj consigo postar qq coisinha porra!se bem q ainda tenho aqui uns qts "broches" p fazer!LOL

quarta-feira, agosto 23, 2006 9:51:00 da manhã  
Blogger Eva Luna said...

Ora aqui está um grupo musical como deve ser! São brilhnates!! Tenho uma amiga que é jeova e não partilha da mma opinião qd ouviu uma musica que diz "Deus é a nossa mulher a dias...."

quarta-feira, agosto 23, 2006 9:54:00 da manhã  
Blogger Eva Luna said...

Olhem lá, sabem o que se passa com o blog do manta?! Não consigo ir lá!

quarta-feira, agosto 23, 2006 9:58:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

José Luís Peixoto não me parece ter perdido ainda o cérebro, usa-o em forma de caneta.
A complexidade das palavras misturando-se com a simplicidade dos humanos, faz com que o que deveria ser disforme se torne claro, como os quadros que se usavam nas salas de aula das escolas perdidas no tempo. Imergidas da ditadura e acompanhadas de símbolos patriotas, por cimas das nossas cabeças (ainda manipuláveis), a educação traduzia-se em ordens.
Sobrevivi a essas rajadas de excrementos políticos.
Alguns livros fazem-me parecer que não fui o único.

quarta-feira, agosto 23, 2006 10:06:00 da manhã  
Blogger Unknown said...

"Imergidas da ditadura e acompanhadas de símbolos patriotas, por cimas das nossas cabeças (ainda manipuláveis), a educação traduzia-se em ordens.
Sobrevivi a essas rajadas de excrementos políticos."


n sei pq mas parece-me q hj em dia tb somos educados ou guiados por simbolos...mas n sao conotados cm lavagens cerebrais ou excrementos politicos...

o simbolo da anarquia,da revoluçao,do peace and love, entre outros!

mas n sao impostos a um todo mas apenas por nos mesmos a nos proprios e cm tal sao mt melhor...encarados!

somos e seremos sempre excrementos da sociedade, podemos ser ou n é excrementos mais ou menos mal cheirosos!

eu neste momento ando a sobrevier ao excremento governamental q aumenta analises clinicas de 0,30€ p 15€ assim de repente...sobrevivo ao excremento americano q infelizmente esta em todo o lado directa ou indirectamente(ate nos preservativos q por vezes faço uso),sobrevivo ao excremento de uma sociedade oriental cada vez mais MAMADA e anhada!

quarta-feira, agosto 23, 2006 10:21:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Cada um fala por si.

Gosto muito desta frase, põe cada macaco no seu galho.

Nenhum símbolo rege a minha vida, nem me sinto excremento. Querem-nos fazer crer que o somos, mas a mim…piso-os.

Quando estamos no pelotão da frente é tão fácil não olhar para trás, mas esquecemos que o de trás não pára e pode-nos passar por cima.

Os descendentes de burgueses, colonos, etc.…, têm uma facilidade incrível de se chorarem…fazem-me lembrar aquela frase: “Quanto mais têm, mais querem.”

quarta-feira, agosto 23, 2006 10:42:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

As pessoas no fundo têm é falta de generosidade…

quarta-feira, agosto 23, 2006 10:55:00 da manhã  
Blogger marta cs said...

Bemmmmm... O texto do peixoto inspirou-vos... E é tão simples. Sem palavras caras e sem grandes lirismos. Gostei.

anouska
Vê lá se escreves mesmo qualquer coisinha. Bato sempre com o nariz no mesmo post! Desde que os símbolos/ícones/whatever não nos sejam impostos... Por mim tudo bem! E depois há a questão da sinalética, pá! Tem de ser, senão isto seria a maior das confusões - o caos! LOL!

eva luna
A primeira vez que ouvi Naifa foi na Festa do Avante, há 2 anos. Tinham-me dito que era uma mistura de fado com música electrónica. Fui lá ver e... AMEI! Se bem que aquilo NÃO é electrónico, pá!!!

Eu consigo ir ao blog do manta!

hugo
Nunca senti que a escola me impusesse nada... Claro que nos sujeitamos aos programas previamente escolhidos, mas não podem ser os putos a fazê-lo. eheheheh! E o que não se aprende na escola, aprende-se facilmente noutros sítios. Hoje em dia, felizmente, há resmas de informação!!! :)

quarta-feira, agosto 23, 2006 10:55:00 da manhã  
Blogger cmc said...

Isto por aqui está bonito, está!

Bom dia!**

quarta-feira, agosto 23, 2006 11:04:00 da manhã  
Blogger marta cs said...

As pessoas são pouco generosas, concordo. E de resto cada vez mais me convenço de que somos um povo preguiçoso. E mesquinho, sempre a meter o nariz onde não somos chamados. Mas preguiçosos... oh, se somos!!! Então de mente... Pfff! Há tantas alternativas ao ensino. Quem quer instruir-se pode fazê-lo facilmente. Acho eu...

quarta-feira, agosto 23, 2006 11:05:00 da manhã  
Blogger marta cs said...

Só mais esta, apesar de ser uma ideia batida - não tem anos, mas uns mesinhos:

Se as pessoas se unissem com a mesma força com que o fizeram por causa do futebol por outras coisas... ah, o mundo seria tão melhor!

quarta-feira, agosto 23, 2006 11:06:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Gosto muito deste blog. É poema do JLP um bocadinho básico, mas há pior. O Peixoto tem algum talento, mas tornou-se num intelectual da moda, o que é sempre chato: há por aí quem ache que é o maior poeta tuga da actualidade - o que é injusto para ele e para os outros. Mesmo assim, nihil obstat. Beijinhos e força.

quarta-feira, agosto 23, 2006 11:17:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Desculpem lá, mas no comentário anterior esqueci-me de deixar o endereço do meu blog: http://o-terrorista.blogspot.com

quarta-feira, agosto 23, 2006 11:20:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

A falta de incentivos provoca preguiça…excepto os judeus que construíram as pirâmides, era com cada incentivo no costado!!
Intelectual? Qualquer pessoa o é, basta fazer o que muita gente não faz, pensar.

quarta-feira, agosto 23, 2006 11:33:00 da manhã  
Blogger marta cs said...

Olá, terrorista! Wellcome!

Olha, concordo contigo! Também me irrita que o peixoto se tenha tornado um ÍCONE (ouviste, hugo???) da poesia portuguesa da moda. Nem conheço por aí além, se queres que te diga. Mas isto cantado pelos Naifa é assim uma brutalidade... Por acaso é o do peixoto, olha! Mas nem que fosse da Rebelo Pinto, eu tinha de o pôr aqui. Eh eh eh! ;) Sou mais oldschool no que diz respeito à literatura, confesso.

Obrigada pela força e eu já lá passo no teu sítio!

quarta-feira, agosto 23, 2006 11:36:00 da manhã  
Blogger marta cs said...

hugo
E porque é que os incentivos têm sempre de ser exteriores ao indivíduo? Não é da natureza humana querer saber mais e mais? Nem que seja sobre a própria existência. O problema é que os (não) incentivos exteriores que existem são todos anti-estímulo intelectual - basta olhar para a televisão durante 15 minutos. Sentes-te logo mais estúpido. :)

quarta-feira, agosto 23, 2006 11:39:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

nao tava a falar desse tipo deincentivos, mas está bem...

quarta-feira, agosto 23, 2006 11:54:00 da manhã  
Blogger marta cs said...

Que incentivos, então? Financiamentos?

quarta-feira, agosto 23, 2006 12:00:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

tv?
sou muito estupido...

...os blogs não, os blogs tornam-me inteligente.

Inteligente o suficiente para nao fazer nepias no bules!

quarta-feira, agosto 23, 2006 12:00:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Há canais de tv e canais de tv! Eu até vejo bastante tv...

quarta-feira, agosto 23, 2006 12:13:00 da tarde  
Blogger Unknown said...

bem...eu de repente reduzo-me à minha insignificancia e vou ficar por aqui a estupidificar-me ao som da comercial e na leitura dos blogs do pessoal enqt abro e fecho a janela da facturaçao!

temos pena tb é aquela frase q me ocorre e...bem aqui o meu galho é bem seguro!por isso por aqui fico...p n me foderem mais!

gosto de foder mas é qd me apetece, e ás vezes choro mm por mais!

enfim...isto hj realmente esta num nivel mt à frente e hard core!

marta: "O problema é que os (não) incentivos exteriores que existem são todos anti-estímulo intelectual" clap clap clap!

quarta-feira, agosto 23, 2006 12:15:00 da tarde  
Blogger Unknown said...

eu vejo montes de tv!(ok...afinal vou continuar!)

eu leio ate n poder mais e ja n ter mais livros q n tenha lido 4 vezes...

eu leio montes de blogs diariamente...

sera q tenho q me sentir pisada?

quarta-feira, agosto 23, 2006 12:21:00 da tarde  
Blogger Unknown said...

um estudo revela q um portg trab mais mas produz menos de metade q umm americano.

n sei pq mas alem de estupida esta conclusao faz-me sentir ofendida!

quarta-feira, agosto 23, 2006 12:40:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

anouska
Não sintas nada disso. Eu tb leio blogs e até tenho um. E a mim estimula-me. Escrevo todos os dias sobre o mesmo assunto, porque é o meu trabalho. Gosto de vir ao blog escrever o que me der na cabeça! Why not?

E tu lê, rapariga!!! Tu lê!!! Já leste David Lodge? Comecei agora e o homem é um granda maluco! Aconselho!

quarta-feira, agosto 23, 2006 12:42:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

papouska
e por que será que essa conclusão não me está a dar uma novidade? Eh eh eh! Há casos e casos de certeza, como em todo o lado, mas ganha a maioria e eu acredito que assim seja!

Aquando do Euro, depois de termos ganho não sei quantos jogos, a produtividade tuga estava no seu auge! Achas noemal???????

quarta-feira, agosto 23, 2006 12:44:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

LOL…
Estupidez foi ontem, cruzei-me no prédio com o administrador do condomínio e começamos a falar da situação referente às contas do mesmo, de uma transferência que não apareceu na conta respectiva. Ele começou-me a explicar como e o que deveria fazer para resolver a situação, que por acaso eu já sabia, mas o gajo esteve ali, blá, blá, blá, como se estivesse a falar com uma criança, a explicar tudo à letra. Eu continuei ali a olhar na sua direcção mas a pensar no jantar, deixei-o falar. Quando cheguei a casa, reparei que aquela situação foi como não tivesse acontecido, um buraco no tempo. Ele esteve a falar sozinho!

Moral: qualquer pessoa se pode sentir estúpida, quando pensamos conhecer o que os outros sabem, são e querem. Eu próprio sinto-me estúpido, muitas vezes mesmo…mas sou o 1º a admiti-lo…sou estúpido, é um facto.

quarta-feira, agosto 23, 2006 12:48:00 da tarde  
Blogger Unknown said...

n li mas curtia BUE ler!
qd acabares podes emprestar???
é q as pisadelas q levo sao tantas ou tao poucas q a n ser no miau n da p comprar livros!

fico à espera da tua generosidade ok?;)

agradecida!

quarta-feira, agosto 23, 2006 12:57:00 da tarde  
Blogger Unknown said...

higo essa cena acontece tantas vezes connosco mulheres pá!eu falo por mim mas acho q é geral!

acontece principalmente qd decidimos n se sabe bem pq foder c a pessoa errada...

tb ficamos p ali a olhar e à espera de q o outro coitado q pensa q esta a fazer uma grande coisa prontochh n é!?

ainda bem q me deixei disso ha imenso tempo pá pq estar a fazer dos outros estupidos so nos torna mm mt mais estupidos!

moral da historia: a estupidez esta ao alcance de todos,apanha-la so de alguns!

quarta-feira, agosto 23, 2006 1:08:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

LOL! Ah, isto agora é para contar histórias? Eh eh eh!

Hugo e Anouska
Isso acontece TANTAS vezes! Demasiadas, até. Ouve-se um blá blá blá lá muito ao fundo e vais aquiescendo com a cabeça e com grunhidos - sim...hum hum...claro. Ultimamente tenho tido esse comportamento autista cada vez mais frequentemente e eu juro que não quero fazer de ninguém estúpido e nem acho sequer que quem me está a dar a palestra o seja...

Moral da história: às vezes estamos simplesmente demasiado absortos com a nossa vidinha para darmos a devida importância à dos outros.

quarta-feira, agosto 23, 2006 1:18:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

cmc!!!
Tarde e a más horas, mas... Bom dia!!!!!!

quarta-feira, agosto 23, 2006 1:35:00 da tarde  
Blogger cmc said...

Tenho estado aqui, mas vocês estão aí tão entretidos...

Bom dia, Martufa! Ouvi falar em rebuçados diamante.....

quarta-feira, agosto 23, 2006 1:48:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Ah, pois ouviste!!! Estou a comer um! São TÃO bons... Pensava que já não existiam e ontem encontrei-os, passo a PUB, no Jumbo! Eh eh eh! Eu já prometi que guardava alguns para ti.

Estamos entretidos, mas podes meter o bedelho sempre que te aprouver, moça! :)

quarta-feira, agosto 23, 2006 1:55:00 da tarde  
Blogger cmc said...

No jumbo? (com minúscula já não é pub ao hiper!) Tenho que lá ir a correr!!!!!! Hoje, quando passar por tua casa, atiras-me uns pela janela!!! pode ser?

quarta-feira, agosto 23, 2006 2:00:00 da tarde  
Blogger cmc said...

marta: "aquiescendo" = muito bom! eheheh

quarta-feira, agosto 23, 2006 2:02:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

cmc
Pode ser! Atiro uns rebuçados e o bolo!!! Eh eh eh!

"Aquiescendo" é muito à frente, não é? Ocorreu-me... Hoje estou assim, muito erudita, reparaste que usei a também a invulgar expressão "sempre que te aprouver"?

Eh pá, que parvoíce... é favor não ligar às idiotices!

quarta-feira, agosto 23, 2006 2:08:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Lembrei-me agora de partilhar: há mais dois blogues porreiros (e recentes) na blogosfera - pelo menos que eu conheça...

http://ingoista.blogspot.com

http://o-terrorista.blogspot.com

Very Nice!

quarta-feira, agosto 23, 2006 2:12:00 da tarde  
Blogger Rosa said...

Todo o amor do mundo pode não ser suficiente, mas, se juntarmos uma cabana, o caso muda de figura... :D

quarta-feira, agosto 23, 2006 3:32:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

O amor e uma cabana. Hum... Muda tudo! Claro que o caso muda de figura!

Na cabanaaaaaaaaaaaaaa...
Junto à praiaaaaaaaaaaaaaaaa...

Inevitavelmente lembrei-me do mestre e senhor josé cid.

quarta-feira, agosto 23, 2006 3:46:00 da tarde  
Blogger Pinholas said...

Marta... Finalmente! Já sem Cid é outra coisa ;)

Adorei o texto (6 estrelas)

quarta-feira, agosto 23, 2006 4:06:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Pinholitas!!!

Boa, ainda bem que já consegues vir ao FTA!

Sem Cid é outro nível... Bolas, ainda agora tinha estado a falar nele! eheheheh

quarta-feira, agosto 23, 2006 4:19:00 da tarde  
Blogger Ricardo said...

E assim sai mais uma bela surpresa:) Este é um dos três grandes poemas que o Peixoto tem. Mas atenção! O Peixoto, muito mais do que poeta, é um excelente romancista e, quanto a mim, um maravilhoso cronista.
Conheço-o desde o primeiro livro ("Morreste-me") e também me irrita profundamente o homem estar tão na moda. Quando saíram os três primeiros livros ("Morreste-me";"Criança em Ruínas";"Nenhum Olhar") ninguém lhe passava cartão; depois de ter feito letras para o álbum dos Moonspell, de repente e sem aviso, lá estava o homem conotado com a "malta jovem". O José Luís Peixoto é, acima de tudo, um romancista e cronista. Poeta, tem dias. Como no dia em que escreveu este poema...

quarta-feira, agosto 23, 2006 4:27:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Ricardo, isso de estares de férias tem de acabar! Está uma pessoa desde cedinho aqui a tentar distrair o dia e tu apareces a estas horas ainda a bocejar! Está mal!!!

Quanto ao Peixoto, também li esse "Morreste-me" e uma ou outra crónica. Poesia só conheço a cantada e até me agrada. Ele às vezes chateia-me. Aborrece-me, mesmo. Mas, vá, tem mérito. Isso tem. Escusava era de estar na moda! E era também escusado até os leitores do Harry Potter (eh eh eh) gostarem dele!

quarta-feira, agosto 23, 2006 4:40:00 da tarde  
Blogger Ricardo said...

o homem não tem culpa de estar na moda. Além do "Morreste-me" leste mais alguma coisa ou são as crónicas que te aborrecem? Gosto muito dele. Muito. E mesmo que ele fosse lido pelos leitores da Margarida Rebelo Pinto, mesmo assim, ia continuar a gostar. O facto de estar na moda é por motivos enviesados...

Estou farto disto, realmente. Acho que vou para aí Sexta:)

quarta-feira, agosto 23, 2006 4:46:00 da tarde  
Blogger cmc said...

FÉÉÉÉÉÉÉRIIIIIAAAAAAS!

quarta-feira, agosto 23, 2006 5:04:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

cmc
Para a semana tenho uns diazinhos, lá lá lá... :D FESTAAAAAAA!!! Não há festa como esta. A vida são dois dias e a Festa do Avante são três! E se tudo correr bem eu estarei lá para ver os Xutos ao vivo. Coisa inédita na Festa do Avante! LOL!

ricardo
As crónicas são giras, mas há textos que me chateiam. É demasiada melancolia... Mas depois tem destes rasgos, como este texto, que eu adoro! Pronto, está bem, o senhor não tem culpa...
Vens sexta mas continuas de férias. Ninguém tem férias de tanto tempo!!! Isso já não se usa!!! Era tão bom... Mas porque é que eu não chumbei uns aninhos???

quarta-feira, agosto 23, 2006 5:11:00 da tarde  
Blogger cmc said...

Não era preciso chumbares, bastava seres filha de pais ricos! ou.. as duas coisas!

quarta-feira, agosto 23, 2006 5:13:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Hum... Tudo coisas impossíveis nesta vida, portanto, a melhor opção é resignar-me, antes de criar angústias desnecessárias!

Trabalhar é fixe!!!

NOT!

quarta-feira, agosto 23, 2006 5:17:00 da tarde  
Blogger Unknown said...

bem...eu vou ver xutos em pero negro la no meio de nenhures este fim de semana por isso ja me antecipei!LOL eu é q estou sempre mt "à vante"!LOLOLOL

podiamos ter chumbado mais um aninho n era?e estar no terraço nas eternas cartadas...dasse q de repente bateu uma saudade...

:)

quarta-feira, agosto 23, 2006 5:30:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

papouska,

Estás com umas piadas muita giras! Estás, estás!!!

Oh, pois é... Apesar de não ir lá muitas vezes, de vez em quando bate a saudade dos nossos spots de cartadas e risotas (só isto, anouska, o resto é off the record!). Vamos jogar snooker? Ou vai um olhito da peida? Suecada alleeeeeeeez!!!! Saudade...

quarta-feira, agosto 23, 2006 5:42:00 da tarde  
Blogger cmc said...

(pronto, este comment é só para batermos os 50!!)

:)

quarta-feira, agosto 23, 2006 6:58:00 da tarde  
Blogger Jota Hemme e Hesse said...

'to bem.
Gostei tanto que não me apetece dizer mais nada.

Ora bem.

quinta-feira, agosto 24, 2006 12:51:00 da tarde  
Blogger Jota Hemme e Hesse said...

Mas é verdade que o Peixoto sofre do síndrome Herman.

Desde quando é que a poesia precisa de uma asneira para ser poesia hein? hein?



Ora bem.

quinta-feira, agosto 24, 2006 2:40:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

gentil
Wellcome!

De facto...

Ora bem!

quinta-feira, agosto 24, 2006 2:44:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home