sexta-feira, setembro 29, 2006

Alice candidato a nomeação para os Óscares




Alice, a primeira longa-metragem de Marco Martins, é o filme português que o Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia (ICAM) candidata a uma nomeação para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro.

De entre todos os filmes portugueses que se estrearam nas salas de cinema entre 1 de Outubro de 2005 e 30 de Setembro de 2006, foi Alice que conseguiu o consenso do júri, composto por José Pedro Ribeiro, Alberto Seixas Santos, José Carlos de Oliveira, Gonçalo Galvão Teles, José Mazeda, José Antunes João, Pedro Ribeiro, Rita Durão e Rui Pedro Tendinha.

Interpretado por Nuno Lopes e Beatriz Batarda, Alice foi visto em Portugal por mais de 30 mil espectadores e passou por vários festivais internacionais. Em Cannes, em 2005, o filme foi distinguido com o Prémio Regards Jeunes e, em Novembro do mesmo ano, esteve nomeado para os Prémios de Cinema Europeu na área de Revelação 2005.

Mais! Este ano, no Festival Internacional de Cinema Mar del Plata, na Argentina, o filme conquistou os prémios da crítica internacional e de melhor fotografia e está, ainda, nomeado para o prémio Luís Buñuel.

Dia 23 de Janeiro já vamos poder saber quais os cinco filmes estrangeiros candidatos à 79ª edição dos Óscares, que se realiza a 25 de Fevereiro de 2007.


Se não viram o filme, é uma boa altura para o fazerem. Conhecem ao menos a história? Resumidamente, o filme conta a história de um pai e uma mãe que perdem a filha algures em Lisboa. Depois disso, a acção centra-se principalmente no pai, que faz da procura da filha pelas ruas de Lisboa uma obsessão.

6 Comments:

Blogger Jota Hemme e Hesse said...

"Alêce Alêce

Lam**-me o Pê - êce..."



:)

Piadola Ena pá 2000... tinha de vir...

sexta-feira, setembro 29, 2006 12:53:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Só chega até aqui se:
- ganhar ou for indicado à estatueta estadunidense;
- em forma de DVD na mala de um lusitano recém chegado ao Brasil.
É uma verdade angustiante que as salas de cinema daqui só passam as coisas do tio sam... mesmo que sejam as piores do mundo. A impressão é que mais vale um filme com sotaque estadunidense e legenda em português do que qualquer outro no mundo. As salas de arte, no entanto, revelam-se boas opções, mas sempre subjugadas ao gosto e à escolha daqueles que as administram - o que nem sempre segue uma fórmla independente de avaliação, mas uma tendência das grandes empresas do ramo que devem ter lá o seu departamento de "filmes de salas alternativas"...
Ou seja, o intercâmbio de informações se faz necessário!
Daqui, para ti, recomendo, se conseguires encontrar na internet, para baixar:
- O Auto Da Compadecida (existe em minissérie e editado em forma de filme , no entanto a minissérie é melhor, pois é completa)
- Cidade Baixa

Ambas com o sotaque da minha região - Nordeste do Brasil - rico culturalmente e paupérrimo monetariamente... CAda um dos filmes abordam os temas à suas (lá deles) maneira!

sexta-feira, setembro 29, 2006 2:33:00 da tarde  
Blogger cmc said...

gentil e Manta, vocês não venham para aqui com essas coisas!!! aiaiaiaiaiaiaiai!!!!

Não vi o filme, mas queria ver! Será que ainda consigo?

É muito bom um filme nosso, um belo exemplar lusitano, presente nos Óscares. :) Positivo!

sexta-feira, setembro 29, 2006 3:01:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

gentil
E tu que não cantasses isso! Eheheh! Claro que também passei a manhã toda com essa música na cabeça...

mantolini
És parvo! O filme é giro, pá!!! Não negues à partida um filme que desconheces!

carecone
Olha que em Portugal não é muito diferente. O que nos vale são algumas salas de cinema que não se venderam a esse fenómeno! Vou procurar esses. Obrigada! Eu estou em falta para contigo, eu sei. Mas ainda não assentei totalmente da viagem...

sexta-feira, setembro 29, 2006 3:03:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

cmc
É, não é?!

sexta-feira, setembro 29, 2006 3:04:00 da tarde  
Blogger Jota Hemme e Hesse said...

"Ora chora ora ri-se.."

(esta parte é genial!)


:D

sexta-feira, setembro 29, 2006 4:11:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home