terça-feira, setembro 19, 2006

Olhos que não vêem, coração que não sente.

O carecone, no seu mondo carecone, tocou numa questão pertinente e que me apetece expor aqui.

Não vou publicar o post dele na íntegra, mas apresento aqui os dados que recolheu:


- 11 de setembro de 2001, EUA: 2400 mortes.

- Entre 7 de abril e 4 de julho de 1994, Ruanda: cerca de 900 mil mortes, o que equivale a 10 mil por dia; 250 mil violações de mulheres e meninas, o que dá mais ou menos 2778 por dia.

- Desde 2003 até hoje, Darfur (região de maioria cristã do Sudão, com governo muçulmano): até agora já foram 500 mil mortes, cerca de 457 por dia.

- E gostava de saber quantas mortes houve até agora desde que começou a guerra contra o Iraque, a 20 de março de 2003.



Vejam aqui
desenhos feitos por crianças sudanesas, da região de Darfur, recolhidos pelo Human Rights Watch. Cliquem nos desenhos e leiam as legendas! Vão-se arrepiar com os relatos feitos por estes miúdos.

E agora a grande questão é esta: por que razão nos detivemos (e ainda detemos) tanto perante o 11 de Setembro e as mortes que daí resultaram? A sensação que dá – e tenho a certeza de que isto é um facto, mesmo sem ser preciso fazer inquéritos, entrevistas, sondagens, estudos – é que o mundo ficou muito mais impressionado com o atentado (cof cof! Agora estou numa de conspiração) às Torres Gémeas do que com todos os outros atentados que acontecem todos os dias contra a humanidade.

Porque é que isto acontece? Assim sem pensar muito no assunto, vejo três hipóteses: o facto de os americanos serem considerados a grande potência mundial e, por isso, à partida, intocáveis (se tivermos em conta a versão oficial dos acontecimentos); a publicidade que daí advém feita pelos meios de comunicação, que, ainda por cima, tanto relevo deram a este episódio (tinha de ser, claro, seria estúpido se não o fizessem); a “proximidade” que há com os Estados Unidos, precisamente devido a toda esta publicidade que lhes é feita e tudo aquilo que nos chega como americanices e se torna também nosso e que faz parte do processo natural de aculturação.

Somos cruéis e frios em relação àquilo que está distante para nós. Assenta-nos que nem ginjas aquele provérbio popular que diz que olhos que não vêem, coração que não sente.

Um ser humano é um ser humano – aqui, ali ou acolá – e nenhuma vida, à partida, é mais importante do que outra. Sentimos mais umas mortes do que outras porque não é da nossa natureza sentirmos falta de quem não conhecemos. Mas conseguimos pelo menos pôr-nos na pele de outros e tentar imaginar o seu sofrimento. Mas é difícil chegar lá. Porquê? O nosso umbigo é TÃO lindo...

42 Comments:

Blogger AEnima said...

Nos US, contanto com os do pentagono etc foram 2984... algo do estilo, quase 3 mil.

Iraq - depende a quem perguntas. Numero de soldados americanos mortos nao chega a 3 mil. Numero de iraquianos ja li 50 mil, ja li 200 mil... mas deve ser complicado juntar tudo e decidir o que eh relacionado com a guerra e nao eh.

Vietnam e coreia - mais de 3 milhoes cada

Guerra colonial... nao sei bem, mas tenho ideia que nao chega a meio milhao (que para a populacao tuga e angolana ja eh MUITISSIMO)

2a guerra mundial - no minimo 50 milhoes confirmado directamente relacionados. Falam em 60 milhoes. Judeus foram 6 milhoes, ciganos 3 milhoes (e nunca ouvi ninguem falar dos ciganos, nem um cigano ganhar o premio nobel da paz... blablabla)

Ah.. Rwanda... ja ouvi falar em mais de 1 milhao, mas nao sei. Alias ninguem deve saber... e ainda mete o Zaire ah mistura.

**

terça-feira, setembro 19, 2006 8:11:00 da manhã  
Blogger Unknown said...

ola amiguska!;)

excelente post!clap clap clap!

eu pessoalmente acho chocante o 11 set mas na verdade doi-me muito mais os outros dados, e muitos mais, que revelaste!

Porque o 11 set foi UM dia na historia deles...no Sudao, no Rwanda e em tantos outros países sao TODOS os dias assim...com centenas de mortes, crianças e mulheres raptadas,violadas,mortas à catanada,com sabres!

familias inteiras dizimadas...se dividires por exemplo as mortes no Darfur dá uma media de 19 mortes por HORA!:s

é triste,é humilhante...é estupido e desumano!

é como se tivesses 2 vizinhos:
*um q maltrata e viola a mulher e as filhas todos os dias;
*um que te chateia e te ataca a casa todos os dias;

inevitavelmente o comum do mortal vai cagar bem p o vizinho q n te chateia pessoalmente né??? embora saiba e ate pudesse ajudar em ambas as situaçoes!com um bocadinho de esforço e sacrificio tudo se consegue...certo?

terça-feira, setembro 19, 2006 9:24:00 da manhã  
Blogger Ricardo said...

O facto de nos centrarmos mais no ocorrido em Nova Iorque está relacionado com o que disseste e, talvez, mais um factor: Nós vimos. Nós vimos as torres a arder, gente a saltar, imaginámos as mortes, os dramas das pessoas, vimos documentários atrás de documentárias sobre aquilo... e isso atormentou-nos, isso escandalizou-nos.
É como dizes: não há pessoas mais importantes. Também não há menos. O 11 de Setembro foi um marco importante por ter sido o suposto país inviolável a ser atacado; os países pobres são atacados e pronto (não vemos novidade nisso).
As pessoas não devem morrer assim. Nem nos Estados Unidos, nem no Sudão, nem em lado nenhum.

Poria a questão ao contrário: se é dado tanto destaque ao 11 de Setembro (na minha opinião, com sentido) por parte dos media, por que não dar o mesmo destaque aos outros? É que os outros vão sendo falados, mas paulatinamente, sem vermos mulheres a serem violadas, sem vermos crianças a serem violadas, sem vermos o drama, em directo, a cores. É menos espectacular aos olhos, é isso. E esqueces-te. Mas esqueces-te sempre. Porque das duas, uma: ou decides largar tudo e ir ajudar as pessoas que se encontram necessitadas de ajuda ou de tanto pensares e reflectires sobre o que se passa no mundo, dás em louco/a.

Nenhuma. É um assunto que dá que pensar mas - sinceramente - o que é que se faz para o jantar?

terça-feira, setembro 19, 2006 9:49:00 da manhã  
Blogger The Smoking Man said...

Por acaso o meu umbigo até é bem giro é... :)

O que falas neste post já o disse várias vezes... a mediatização feita plos amaricanos ao 11 de Stembro empolou uma questão que roda em volta de "meia dúzia" de mortos em solo americano - isto tendo em conta que morre muito mais gente noutras paragens e ninguém passa cartão...

... e isto porquê? Porque os média não lhes ligam nenhuma.

Shame on you Mr. Bush!

Abraccini e bacci!

terça-feira, setembro 19, 2006 9:50:00 da manhã  
Blogger The Smoking Man said...

Ah e eu aplaudi a queda das torres... pena não ter sido na bosta da Casa Branca, no Senado, no Pentágono, na sede da CIA, no FBI e na peida do Bush!

Até parece que estou a ver o avião a entrar-lhe pla peida dentro... era lindo!

Ah e a CNN e a Al-Jazeera a gravar e passar em todos os noticiários...
... die american fools!

terça-feira, setembro 19, 2006 9:54:00 da manhã  
Blogger Ricardo said...

Ah e atentado ou não...morreram pessoas. Para mim, vai dar ao mesmo. O resto, depois, pode entrar em todas as discussões possíveis...

terça-feira, setembro 19, 2006 9:55:00 da manhã  
Blogger Ricardo said...

ó manta...não digas disparates, meu.
"Die american fools"?

terça-feira, setembro 19, 2006 10:00:00 da manhã  
Blogger marta cs said...

aenima
Eu queria ter pesquisado mais, mas o pc lá de casa não me deixa. Obrigada por essas informações! :)
De qualquer maneira, se formos pensar em todos os massacres que houve ao longo da nossa História... Não saíamos daqui. Mas também acho que é importante fazê-lo, nem que seja de vez em quando, para avivar as memórias!

papouska
Como vão esses treinos? ;)
Claro que é muito mais importante metermo-nos na vida do vizinho que estende a roupa a pingar por cima da nossa que está quase seca! Mas claramente!!! Bate na mulher? Entre marido e mulher...... eu cá não me meto. Viste os desenhos dos miúdos? :(

ricardo
Sim, isso também. Sem dúvida que o facto de termos visto vezes sem conta a merda das torres a ir com o caraças influenciou este pseudo-sentimento! eheheheh E também concordo (já o tinha dito no blog do carecone - que morrer em África não é novidade nenhuma para nós. Por muito frio e cruel que isto pareça, é verdade. Não nos choca assim tanto.
das duas, uma: ou decides largar tudo e ir ajudar as pessoas que se encontram necessitadas de ajuda ou de tanto pensares e reflectires sobre o que se passa no mundo, dás em louco/a.
Como não tenho um espírito assim tão altruísta, o meu cérebro trata essas informações de uma forma muito leve e... acho que uma salada russa caía muito bem!

mantolas
A culpa também não é toda dos media. Os media TINHAM que dar a importância que deram ao 11 de Setembro. Isto agora metia aqui discussão sobre o que é interesse público e interesse do público...

Die american fools não...

terça-feira, setembro 19, 2006 11:04:00 da manhã  
Blogger Unknown said...

IHhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh interesse publico vs interesso DO pub!MT BOM!bue nelson traquinas man!!!!LOLOLOL

bigada pelo comment de ontem a proposito;) eu tb te luv you e os treinos vao em grande forma...;););) isto de tanto treinar vem aí um adonis ou uma afrodite man!Eh eh eh eh!

Sim, os media influenciam em muito o sentimento e a importancia que se da aos acontecimentos (e aos pseudo acontecimentos!LOL). acredita q se passarem TODOS os dias as imagens das mortes pela africa fora alguma coisa ia ser feita mais depressa! isso era de certezinha!pq levar todos os dias ao almoço e jantar c aquele cenario ia provocar congestoes a mta gente...

vi os desenho dos putos vi...e as legendas...e ate me passo!eu sou daquelas q n so dou em louca cm dispenso o jantar...perdi o apetite!

eu se souber q a mulher é maltratada e a filha do vizinho é violada podes crer q meto a colher e o garfo e a faca se for preciso!no minimo uma chamada anonima!

e olha q aqui nos campelos estou quase a chibar-me de uma situaçao!so q so ouvi falar...n sei quem é a miuda nem onde mora mas assim q souber meto a boca no trombone!e nem q me espanquem pá mas uma miuda de 4 ANOS n tem de pedir a um miudo da mm idade q faça "certas" coisas c ela!q ela nem sequer tem de saber q se fazem ainda...

e eu ando doente c isto!:s

terça-feira, setembro 19, 2006 11:13:00 da manhã  
Blogger Ricardo said...

Alguém daqui leu a história dos filhos trocados, da tabu desta semana(só podia)? Não é a coisa mais bizarra que pode existir? Há gente para tudo, realmente...

terça-feira, setembro 19, 2006 11:30:00 da manhã  
Blogger Unknown said...

eu n ouvi! o q aconteceu??? :s

terça-feira, setembro 19, 2006 11:35:00 da manhã  
Blogger marta cs said...

Nélson Traquinas, Belle Dominique Wolton... Eles não nos largam!

Venha daí a mini-afrodite ou o mini-adónis! :)

Também acho que se passassem mais vezes imagens de África haveria muitas congestões... mas também mais gente consciente do que por lá se passa. Vá lá, mas a culpa não exclusiva dos media. Eles são só o 4º poder, antes deles há mais três! EHEHEHEHEHEH! O 4º poder... Twilight Zone!!! E esta pérola? Quem é que disse?!

Eu nem sei se faria alguma coisa, sinceramente... nunca desbundei!

terça-feira, setembro 19, 2006 11:36:00 da manhã  
Blogger Unknown said...

belle dominique n sei pq mas faz-me lembrar o julio cesar das minas e armadilhas man!!!LOLOLOLOLOL

por falar nele...agora entra nos morangefskis e esta velhooooo nas horas!

em africa o grande flagelo passa essencialmente pelo poder de lá, por aqueles filhos da puta de governates q sao multimilionarios qd tem uma populaçao inteira a ser dizimada e na miseria total...e esses governantes sao feitos doutores onde onde???no ocidente pois é...!sabem-na toda!

mas afinal q aconteceu c os filhos trocados man????

terça-feira, setembro 19, 2006 11:46:00 da manhã  
Blogger marta cs said...

O que é que é isso dos filhos trocados que eu não sei de nada também???

terça-feira, setembro 19, 2006 11:51:00 da manhã  
Blogger Ricardo said...

Num certo dia do ano em que a Velha caiu da cadeira, no Hospital da Cruz Vermelha, nasceram dois meninos com um destino angustiante: um branco e um preto.
Os pais do branco estavam felizes com o rebento. Imaginavam a roupinha do menino, o menino a chegar ao quarto pintadinho de azul, as meias e os fatinhos em miniatura no corpinho do menino. A mãe do preto não. A mãe preta do menino preto queria um menino loirinho. O que é que a mãe preta fez? Roubou o menino branco aos pais brancos, trocou as pulseirinhas e levou o rebento ariano para a Reboleira. O preto, esse, foi para uma aldeia para os lados da Guarda, por engano. Os pais brancos lá acabaram por ver que o cabelinho da sua criança tinha uns caracóis suspeitos, a malta da aldeia chamava a mãe branca de adúltera, enquanto na Amadora o loirinho sofria por ser o único loirinho entre mulatinhos. A mãe preta, quando o "filho" tinha 17 anos, sujeita a perdê-lo para os pais verdadeiros, fugiu com ele para a Noruega, enquanto os pais brancos continuavam angustiados a querer saber do filho branco.
Uma confusão de primeira. Agora os meninos têm 37 anos e viveram sempre trocados por causa de uma maluca que achava que a sua cor não era suficientemente digna para que o seu filho a transportasse nos genes.
O resto da história leiam-na na Tabu.
E depois vêm dizer que não há malucos!

terça-feira, setembro 19, 2006 12:04:00 da tarde  
Blogger The Smoking Man said...

Tanta celeuma e lágrima por meia dúzia de gajos que morreram nas torres... só porque são americanos papa-hamburgueres...

... morre gente DIARIAMENTE em todo o mundo, mas as câmeras da CNN estão a ouvir a Rice destilar trampa num microfone.

Morreram. Ponto final. São todos uns heróis e rebeliaram-se no outro avião e tal - balelas.

Os americanos são um povo estúpido, vil, cobarde e egoísta. no mercy for their souls.

E esse gajo que se atirou da torre abaixo só fez o que eu faria também... antes atirar-me dali abaixo do que morrer queimado... mas como as câmeras captaram e tal já é um símbolo martir amaricano...

Epah desculpem, mas desprezo esse povo e os seus valores. Não têm nobreza nenhuma, os filmes deles (são giros de ver é verdade) mas nada reflectem a realidade: são uns cobardes de m....!

terça-feira, setembro 19, 2006 12:10:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

WOW!!! Isso é muito à frente!!! E... hum... os pais biológicos do menino branco só agora é que pensaram que aquele podia não ser o filho deles? E os próprios miúdos, que agora são homens? Nunca desconfiaram que havia ali qualquer coisa que não estava bem? Não?! Ah, ok!

E aquela história das duas miúdas gémeas, em que uma saiu branca e outra preta? Ah, pois!!!

terça-feira, setembro 19, 2006 12:10:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

manta
Mas não se pode generalizar assim... Isso não é justo.

Nós, portugueses, também temos fama de muita coisa, mas eu não me considero igual ao zé manel, por exemplo...

terça-feira, setembro 19, 2006 12:13:00 da tarde  
Blogger Ricardo said...

Claro que sim, só que a mãe preta escondeu o puto até ao fim do mundo. Não sei se estás a ver... nasceram em 69, depois 25 de Abril, confusão, as autoridades foram incompetentes, as pessoas eram simples, uma miséria. O loirinho não podia fazer nada. A mãe até lhe frisou o cabelo, porque ele gostava do Futre(que - parece - na altura o tinha frisado também!), e pintou o cabelo de loiro a uma das filhas para que o "filho" não sentisse que não era filho dela...eh pá, na redacção deves ter a revista. LÊ porque (não) vale a pena!

terça-feira, setembro 19, 2006 12:20:00 da tarde  
Blogger Ricardo said...

"Os americanos são um povo estúpido, vil, cobarde e egoísta. no mercy for their souls."

Isto é de uma injustiça sem fronteiras e, se me permites, de uma enorme ignorância.

Lembro-me daquela frase tão a propósito: "Todas as generalizações são abusivas, incluindo esta."

terça-feira, setembro 19, 2006 12:24:00 da tarde  
Blogger The Smoking Man said...

Epah pronto, ok... levem a bicicleta...

... não vou destilar mais veneno anti-americano...

... fiquem com a vossa que eu fico com a minha! ;)

Abraccini e bacci!

terça-feira, setembro 19, 2006 12:36:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Ricardo, não tenho essa revista. Nós aqui só recebemos a Egoísta e a Bola! eheheh :)

E a minha bicicleta é muito mais gira do que a tua!

terça-feira, setembro 19, 2006 12:46:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

A Bola não, o Record.

terça-feira, setembro 19, 2006 12:46:00 da tarde  
Blogger Unknown said...

bem essa estoria é do pior man!imagino a mae branca acusada de adulterio e tudo...ganda cena!acho q essa black n teve a noçao da estupidez q estava a fazer e agora deve estar a pagar por isso!mas entretanto passaram 37 anos né...?:s

em relaçao aos amaricanos n posso deixar de dar uma palavrita...

eu tb n generalizo, no way!sen n suportava alemaes e russos e mts mais...n podemos julgar o povo pela merda q esta no poder!

alem de q...os americanos vieram dos europeus!amaricanos sao os indios e q e esses tadinhos foram completamente abafados pelos q daqui foram colonizar aquilo...

e tanta mistura deu nisto!um pais sem historia,sem raizes,um povo q nasceu de um melting pot e q por andar à deriva tem a necessidade extrema de afirmar e reafirmar q qd precisamos eles foram os aliados de mais peso!
e parece q isso nos custou a moeda de troca da submissao total as exigencias das excelencias q ocupam os lugares de poder!

bem entao vou ali dar ao slide uma beca ok???LOLOLOLOL

terça-feira, setembro 19, 2006 12:47:00 da tarde  
Blogger Ricardo said...

Um jornal desportivo e ... a Egoísta?
Isso é o sonho! Leva-me contigo todos os dias!
Eu fico a ler...

terça-feira, setembro 19, 2006 12:47:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

papouska
Nem mais! Um tiro no Bush ainda era naquela, agora naquela gente toda... :) eheheh

ricardo
Ok! Combinado! :)

terça-feira, setembro 19, 2006 12:54:00 da tarde  
Blogger The Smoking Man said...

Marta :)

Agora vou ser mau... Hehehehe (não consigo resistir...)

A tua é mais bonita porquê? Não tem selim é?

(até coras com as minhas cenas - eu sei... às tantas é demasiado forte e sou demasiado directo, né? Eu sei...)

Beijokinhas!

Ps: É puro gozo sem má intenção han? Eu sei que és de boas famílias... ;)

terça-feira, setembro 19, 2006 1:12:00 da tarde  
Blogger The Smoking Man said...

lololololololol

;)

terça-feira, setembro 19, 2006 1:16:00 da tarde  
Blogger Ricardo said...

Marta: não podes passar no msn? estou a ouvir uma música que queria mandar... Se não puderes, passa por cá quando chegares a casa.

terça-feira, setembro 19, 2006 1:57:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

mantolas
Pois coro, mas vá... já sei que és assim há uns bons aninhos (quase 30, né?) e que não há volta a dar! eheheheh :)

ricardo
Não posso. Manda para o gmail! É que em casa não tenho conseguido ir à net durante muito tempo, estou com um problema...

terça-feira, setembro 19, 2006 2:18:00 da tarde  
Blogger The Smoking Man said...

É quase 30 mesmo... :)

Tou a ficar um sábio (não haja dúvidas)
lololololololololol

;)

terça-feira, setembro 19, 2006 2:32:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Estás é a ficar um granda cota!

terça-feira, setembro 19, 2006 2:39:00 da tarde  
Blogger Unknown said...

LOLOLOLOLOLOLOLOL clramente master manta man!

quem tem medo do sabio mau sabio mau sabio mau...

lolololololololol

terça-feira, setembro 19, 2006 2:42:00 da tarde  
Blogger cmc said...

cota!!! velhadas!!! maluco!!

:)

terça-feira, setembro 19, 2006 2:43:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Eh eh eh!

terça-feira, setembro 19, 2006 2:52:00 da tarde  
Blogger cmc said...

ahahahhahaahahahahah!!!

sábio mau!!!

ahahahahahahah!!!

muito bom!!!!

terça-feira, setembro 19, 2006 2:54:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

É! Ele já foi o sultão mau, agora é o sábio mau...

terça-feira, setembro 19, 2006 3:05:00 da tarde  
Blogger Unknown said...

LOLOLOLOLOL

conclusao:o mantonicas independentemente da pele q vestir é mau!

;)

terça-feira, setembro 19, 2006 3:13:00 da tarde  
Blogger cmc said...

uhuhuhuhuhuhuh!!

he's bad! he's bad!

uhuhuhuuhuhuhu

terça-feira, setembro 19, 2006 3:34:00 da tarde  
Blogger The Smoking Man said...

Mau... claro... já desde puto que torcia nos desenhos animados plos maus... (que quse sempre eram mais sofisticados!) e eles nunca ganhavam... (que tangas!!!) ficava fulo!

Nos Westerns nunca gostei dos Cowboys e agora vê-se que afinal são uma cambada de bichas (vide Brokeback Mountain - lol). Sempre curti mais os Índios... e as Índias! LOL

Agora tenho uma queda para os Islâmicos. Mas agora acho que "torço" plos bons... é que os maus são os Americanos, tal como já o eram os seus antepassados Cowboyolas... os Índios já lá estavam!

Sábio mau é lindo!

Olá Cmc ;) sua dôda!
Beijokinhas!

terça-feira, setembro 19, 2006 3:47:00 da tarde  
Blogger AEnima said...

Marta: so para avisar que eu nao fiz pesquisa assim... formalmente. Os numeros que disse sao de memoria que me lembro sei la dos noticiarios, das aulas de historia do liceu... ou seja, muito provavelmente com muitas lacunas! Nao tomes isso como certo.

e ja agora, eu percebo que a tua mensagem tem tudo menos a ver com numeros. Como se diria aqui no bairro "I feel you sister!".

Beijoquita e continua a alertar!

terça-feira, setembro 19, 2006 4:40:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu, no meu post, quis apenas citar o que aconteceu em nossa história muito recente e que parece não ter tocado o mundo da mesma forma, mas se formos relembrar o passado, devemos dar enfase àquela que é a mais sanguinária de todas as guerras(proporcionalmente dizendo), a 1ª Grande Guerra, onde o Imério Turco-Otomano matou cerca de 1 milhão de pessoas de origem armênica, em sua maioria cristãos. Este 1 milhão apenas em campos de concentração, fora os de outras causas que não contabilizaram. O governo turco nega o genocídio. Ao todo foram 15 milhões de mortos em 4 anos o que dá uma média de 10273 pessoas por dia. Ou seja, em linhas gerais, Ruanda teve três meses de 1ª Guerra durante o período citado!

Apenas uma coisa que é bom lembrar, os dois maiores massacres da história da humanidade foram pepetrados pelo tio sam, Hiroshima e Nagasaki, com 220 mil mortos ao todo, fora os mortos posteriores!

Me pergunto, será que o tio sam vai nos "deixar" esquecer estes massacres - digo, 11-09 e judeus na segunda guerra - como faz questão que esqueçamos todos os outros? Concordo com quem citou os 3 milhões de ciganos mortos! Aliás, cigano não é ser humano para não ser lembrado e não fazerem filmes? E os gay e lésbicas mortos pelos nazistas? E as centenas de negros espancados e pendurados em árvores no sul dos estados unidos da américa do norte?

Bah! Se se temos jeito como civilização não...

terça-feira, setembro 19, 2006 8:33:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home