quarta-feira, outubro 25, 2006

Nova edição de “Tabacaria”


Este granda maluco…


Aqui está uma boa notícia para os fanáticos de Fernando Pessoa. Que nem é o meu caso, mas isso agora não interessa nada…

A editora Guerra & Paz vai lançar uma nova edição de Tabacaria, de Fernando Pessoa, com tradução em quatro línguas (inglês, italiano, francês e castelhano) e ilustrada com fotografias inéditas a preto e branco de Luís Miguel Castro.

Tabacaria é um poema assinado pelo heterónimo Álvaro de Campos.

Apesar de não ser fanática de Fernando Pessoa, gosto especialmente deste heterónimo e da sua Ode Triunfal. Mas Tabacaria tem umas passagens tão boas… Como esta, bem conhecida:


Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.


Ou esta:


(Come chocolates, pequena;
Come chocolates!
Olha que não há mais metafísica no mundo senão chocolates.
Olha que as religiões todas não ensinam mais que a confeitaria.
Come, pequena suja, come!
Pudesse eu comer chocolates com a mesma verdade com que comes!
Mas eu penso e, ao tirar o papel de prata, que é de folha de estanho,
Deito tudo para o chão, como tenho deitado a vida.)


Encontram facilmente o poema completo aí pela Internet.

24 Comments:

Blogger The Smoking Man said...

O que a droga faz às Pessoas... lollolol

O homem fumou tanto ópio que só lhe saíam coisas destas... ;)

8) Beijokas Martocas! :)

quarta-feira, outubro 25, 2006 2:03:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

ópio e absinto!

Não havia ele de ser vários em vez de só um...

quarta-feira, outubro 25, 2006 2:41:00 da tarde  
Blogger cmc said...

Come chocolates!
Olha que não há mais metafísica no mundo senão chocolates.

A mítica frase...! :)

É por essas e por outras que eu gosto é de chocolate!! Chocolate! Chocolate! Chocolate! Chocolate! Chocolate! Chocolate!

quarta-feira, outubro 25, 2006 2:52:00 da tarde  
Blogger The Smoking Man said...

Cmc

Chocolates? Panquecas é que é!

Eu gosto é de panquecas, quecas, quecas...
lololololol

;)

quarta-feira, outubro 25, 2006 2:57:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Eh eh eh! Estes versos são lindos!

quarta-feira, outubro 25, 2006 2:58:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

mantolas, sempre muito gracioso!!!

quarta-feira, outubro 25, 2006 2:58:00 da tarde  
Blogger Unknown said...

eu chocolates n posso comer q soiu diabetica por isso fico-me pelo nada e pelos sonhos!LOL

o pessoa era todo louco mas ate tinha um ar de senhor e tal...

quarta-feira, outubro 25, 2006 3:17:00 da tarde  
Blogger Unknown said...

tb se diz por aí mantinha q é muito bom comer coxas com pão!

abre-se as coxas e pão pão pão!

lolololo

quarta-feira, outubro 25, 2006 3:18:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Anouska, nem vou comentar... Isso era no post de há dois dias atrás! eheheheheheheheheh

quarta-feira, outubro 25, 2006 3:27:00 da tarde  
Blogger The Smoking Man said...

lololololololll

Coxas e pão?
Hahahahahahaha ;)

quarta-feira, outubro 25, 2006 3:28:00 da tarde  
Blogger The Smoking Man said...

Mas prefiro que as referidas andem bem das duas pernas...

(ok foi muita seca! lolololol)

quarta-feira, outubro 25, 2006 3:29:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Estas mentes pecaminosas...

quarta-feira, outubro 25, 2006 3:37:00 da tarde  
Blogger cmc said...

E gosto é de marmelos, melos, melos!!!

quarta-feira, outubro 25, 2006 3:52:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Não quero comer papas, papas, papas...

Não gosto de marmelos, melos, melos...

Eu gosto é panquecas, quecas, quecas!!!!

Não era qualquer coisa do género?!

quarta-feira, outubro 25, 2006 4:02:00 da tarde  
Blogger The Smoking Man said...

Era isso era Martinha! ;)

O baladeiro das criancinhas...

loolololololol :D

quarta-feira, outubro 25, 2006 4:03:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Eh eh eh eh eh! Eu tenho lá isso, é lindo!!!!!

quarta-feira, outubro 25, 2006 4:07:00 da tarde  
Blogger Rosa said...

O Pessoa era um senhor! [ou vários...] :D

quarta-feira, outubro 25, 2006 4:09:00 da tarde  
Blogger cmc said...

Era mesmo isso! Obrigada, post-it, por avivares a memória!!! Eheheheheh!

Hoje vais ver o que veste o Diabo?

quarta-feira, outubro 25, 2006 4:13:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

rosa,
:)

cmc,
O Diabo Veste Prada. Vou ver, sim! Ao S. Jorge. Não vou lá há séculos.

quarta-feira, outubro 25, 2006 5:51:00 da tarde  
Blogger cmc said...

Marta, depois quero saber se gostaste!!

(e... "Hoje vais ver o que veste o Diabo" era uma piada... um trocadilho... daquelas secas que eu mando... não se percebeste isso...)

quarta-feira, outubro 25, 2006 6:03:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Eu percebi!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Agora vou visitar a minha gordinha!!!!!

quarta-feira, outubro 25, 2006 6:10:00 da tarde  
Blogger cmc said...

Cataritas?

(Estava a achar estranho não captares a piadola... *)

quarta-feira, outubro 25, 2006 6:11:00 da tarde  
Blogger Pinholas said...

Vento que passas
Nos pinheirais
Quantas desgraças
Lembram teus ais.
Quanta tristeza,
Sem o perdão
De chorar pesa
No coração.
E ó vento vago
Das solidões
Traze um afago
Aos corações.

À dor que ignoras
Presta os teus ais,
Vento que choras
Nos pinheirais

Martinha a mi me gusta este me gusta mucho!

quinta-feira, outubro 26, 2006 11:40:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Eu sou fanática plo Fernando Pessoa...mais plo seu "amiguinho" Álvaro de Campos. A minha escolha, claramente: "Lisboa Revisited (1923)"
A parte das fotografias inéditas até que me interessam, e bem!

sexta-feira, outubro 27, 2006 8:49:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home