sexta-feira, abril 20, 2007

Falsos aviões da ONU bombardeiam Darfur




O governo do Sudão tem pintado aviões de maneira a que se assemelhem aos das Nações Unidas e usa-os para bombardear o Darfur e para transportar armas e equipamento militar para a mesma região.

A informação foi fornecida ao jornal The New York Times por um diplomata de um dos 15 membros do Conselho de Segurança, que revelou um relatório confidencial da ONU.

Visto que o governo sudanês está, assim, em violação das resoluções da ONU, o relatório recomenda o reforço do embargo de armas imposto pelo Conselho de Segurança.



> O conflito

Desde Fevereiro de 2003 que Darfur (região do tamanho de França, na zona ocidental do Sudão) é palco de um conflito que é considerado como genocídio por muitos. Milícias árabes empreenderam uma limpeza étnica e já mataram quase meio milhão de africanos negros de aldeias agrícolas e causaram mais de dois milhões de refugiados.

Os agricultores negros da região de Darfur insurgiram-se contra a discriminação do governo sudanês em relação às populações não muçulmanas do país. Em resposta, o governo recrutou e armou as milícias Janjuweed - as tribos nómadas locais que há anos que estavam em conflito com os agricultores e que agora são responsáveis pelos ataques indiscriminados contra várias aldeias.

Mulheres e crianças são violadas todos os dias e têm sido os maiores alvos das barbaridades das milícias Janjuweed. Centenas de aldeias foram bombardeadas e incendiadas, os recursos de água e comida foram destruídos, as habitações foram pilhadas, escolas e hospitais foram derrubados…

O governo sudanês rejeita a intervenção da ONU no território e exige a retirada da força de paz da União Africana. Aliás, o presidente sudanês Omar al-Bashir já garantiu que o governo atacará os corpos de paz da ONU se estes forem enviados para Darfur.

De acordo com De Rerum Natura, blog do jornal Público, um dos milhões de sudaneses negros refugiados lançou um apelo: «Nós imploramos à comunidade internacional, a alguém, venham e salvem-nos».




> Para ver e reflectir

Aqui há tempos, falei muito por alto do conflito e indiquei um site com desenhos de crianças da região de Darfur recolhidos pelo Human Rights Watch. Clica nos desenhos e lê as legendas. Impressionante.

Mais recentemente, uma pareceria entre o Museu Memorial do Holocausto dos EUA e o Google disponibilizou um mapa da catástrofe online. Também impressiona.

Porque é que não se ouve falar disto na televisão, nos jornais, nas rádios? Hum?!

11 Comments:

Blogger Capitão Merda said...

Os gajos andam mais preocupados com o "choque" da publicação das imagens das execuções na universidade americana...

sexta-feira, abril 20, 2007 2:51:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

e (uff...) com a (uff...) pseudo (ou não) (uff...) licenciatura (uff...) do Sócrates (uff...).

Já cansa falar disto. Uff...

sexta-feira, abril 20, 2007 2:59:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E que vende armas? quem é? quem é? quem é?
E quem não faz nada? quem é? é quem é?
E quem olha para o outro lado? quem é? quem é?

Falem-me agora do mundo civilizado, desenvolvido que pelo petróleo (ai, não, não pelo petróleo, é pelo terrorismo) (qual trrorismo?) (quem é o terrorista) organiza golpes estado, é conivente com invasões à rebelia da ONU e da NATO, provoca nações de religião e ideologia diferentes, mas que pela dignidade, pelo simples direito de existir, assobia, faz que não sabe, não vê, não ouve.

Quem é o autista*? quem é? quem é?

sexta-feira, abril 20, 2007 4:41:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ode ao rídiculo

Afinal, há coisas muito mais importantes para falar.

Por exemplo:
Marta, acho mal, acho mesmo muito mal que após 4 dias sem posts, a primeira coisa que te lembras é de falar de umas insignificantes centenas de milhar de vidas que "got wasted" numa terra distante que ninguém sabe, nem quer saber onde fica. Ainda por cima quando daqui por uns aninhos irão fazer um filme qualquer sobre isso, um hotel sudão ou qualquer coisa do tipo.
Revolta-me este desperdício de tempo de antena, quando há coisas muito mais importantes para falar, como o primeiro disco da Maria de Medeiros, ou, mais importante ainda, o regresso, dezoito anos depois, do meu grande C. F. "Os Belenenses" ao Jamor, o palco dos sonhos!

Belém allez. foda-se!

Não me venhas agora para falar de genocídios insgnificantes, alguém tem que morrer para haver lugar para todos no mundo. Além disso, provavelmente é tudo mentira, uma desculpa para instituições sem qualquer utilidade práctica fazerem peditórios, para nos chuparem mais guita que já mal sobra para apanhar as bebedeiras ao fim de semana, ao meio da semana e nos dias que há no meio.

Uma palhaçada, é o que isto é!

E essa coisa de desprezar o facto do nosso primeito ministro não ser engenheiro não passa de uma táctica para passar a esponja sobre um assunto que é verdadeiramente do interesse nacional! É que um primeiro ministro mentir, além de raro, é gravíssimo, põe em causa os fundamentos da democracia pela qual tanto lutámos, que nos dá liberdade e cenas do tipo.
Agora, uns pretos quaisquer a morrer às mão de uns árabes quaisquer, se é que tudo isso é verdade, interessa alguma coisa? O que é que uma limpeza étnica tem de anti-democrático?

Estas manias das pessoas que querem ser muito liberais enervam-me.

Belém allez, foda-se!

sexta-feira, abril 20, 2007 5:00:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Pronto, tinha de vir o maluquinho... ihihihihihihih!

Bom, mas tens toda a razão, qual é a minha de vir para aqui especular sobre uma coisa que ninguém sabe que ou se se passa? Pfffff...

Vou já tratar da autopunição... Então o meu dia de amanhã será assim:

- Desta vez não há "Pedro, o Milionário", mas terei de ver meia hora de "Bela e o Mestre";

- Comprar o disco da Maria de Medeiros;

- Um quarto de hora de "A Doce Fugitiva", incluindo duas músicas da banda sonora;

- Duas páginas inteiras (caixas e tudo) do "Avante!";

- Um capítulo de um qualquer livro do Paulo Coelho e outro do Vergílio Ferreira (Inês Pedrosa é demasiado, é o sufoco completo, também acho que não mereço);

- Ver 10 minutos do filme "Honra de Cavalaria".

E acho que é castigo suficiente... Não?

sexta-feira, abril 20, 2007 5:12:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mas escapa-te o assunto fundamental da actualidade:

Irá o Fernando Santos para a rua ou não?

sexta-feira, abril 20, 2007 5:18:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Tens razão. Vou já informar-me BUÉ sobre isso e fazer uma dissertação de 15 páginas.

sexta-feira, abril 20, 2007 5:20:00 da tarde  
Blogger Capitão Merda said...

Ainda por cá andas, rapariga?
Bom fim-de-semana! ***

sexta-feira, abril 20, 2007 5:34:00 da tarde  
Blogger heresias consentidas said...

olá marta

isto dos blogues é mt giruh ahhh e tal max eu inda gostava de... axim tipuh, tás a ver?

xi-coração
herc

sexta-feira, abril 20, 2007 7:44:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Oi, lembra quando postei isso no emi blog... Não sei se já passeavas por lá...!
A verdade é que o NEGRO em quaestão está vivo e acima da Terra, é um ser humano, mas se fosse aquele, enterrado sob vááários metros na crosta terrestre, aí a conversa mudava de tom!!
A ONU se mostraria mais interessada em resolver, os eua estariam nos cascos de raiva e tudo o mais!!!
Mas não esqueçamos, né, Mr. Bush é oriundo de um dos estados da secessão sulista, é racista, belicista, preconceituoso e negros não valem nada!!
Tudo muito irritante, escrevi sobre este assunto em 15.09.2006 e o genocídio já ocorria há muito!
Enquanto isso vai morrendo gente, oops, desculpe Sr. Bush, gente não, negros... (grrr)!

sábado, abril 21, 2007 7:40:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

heresias,

wellcome!



carecone,

eu lembro-me! Aliás, o outro post que escrevi foi baseado em números teus! ;)

segunda-feira, abril 23, 2007 12:30:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home