terça-feira, abril 10, 2007

Próxima paragem: Metro de Moscovo




Estava eu ontem a viciar-me no Canal História, quando dou de caras com estes números sobre o Metropolitano de Moscovo…


São 165 estações ao longo de 11 linhas que percorrem 265 km de carris. Famoso pela construção luxuosa com recurso ao mármore, mosaico e pedras semi-preciosas, o metropolitano mais bonito do mundo (digo eu…) começou a ser construído em 1930. A maior parte das estações são contemporâneas de Estaline.

- Número de passageiros por dia: entre sete e nove milhões.
- Número de passageiros por ano: três mil milhões.
- Intervalo de tempo entre cada metro: um minuto. Nas horas mais mortas são cinco minutos.

Estes números fazem do Metropolitano de Moscovo o mais movimentado do mundo. Nova Iorque não lhe chega aos calcanhares…


> Viagem panorâmica 360º pelas estações. Basta clicar nos ‘M’:

http://www.beeflowers.com/Metro/-Startfiles-/index.htm

> Consulta da rede completa:

http://urbanrail.net/eu/mos/moskva.htm

11 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Muito lindo... bah!
Muito, muito lindo!
.
.
.
Já disse que é muito lindo?
Ah, tá, de repente nem é muito lindo... Talvez seja apenas esplêndido!
=)
Beijos.

terça-feira, abril 10, 2007 12:29:00 da tarde  
Blogger cmc said...

Bom dia!

É muuuuuiiiiittttoooooo lindo, sim!

'Bora?

terça-feira, abril 10, 2007 2:17:00 da tarde  
Blogger Sara said...

Eu imagino o tamanhão da secção de perdidos e achados... :P

terça-feira, abril 10, 2007 3:13:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

carecone
É de se ficar parvo, não é?

cmc
Vamos, vamos! Já estamos atrasadas!

sara
Eheheheheheheheheh!

terça-feira, abril 10, 2007 3:22:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

E tens razão, sara! A hora está atrasada! Vou ver se consigo resolver isso, dentro das minhas limitações (vulgo burrice) nestas coisas...

terça-feira, abril 10, 2007 3:24:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Yupi!!!

terça-feira, abril 10, 2007 3:25:00 da tarde  
Blogger absorbent said...

"Número de passageiros por dia: entre sete e nove milhões"... isto está correcto?? safa!

terça-feira, abril 10, 2007 4:11:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

absorbent, eu também fiquei estupefacta e a pensar que tinha ouvido mal, mas os tipos do Canal História repetiram esses números mais do que uma vez! E tendo em conta que Moscovo e a sua linha de metro são gigantes... Não me admira assim tanto, se pensar nisso.

terça-feira, abril 10, 2007 4:19:00 da tarde  
Blogger Peste said...

dass... isso é q é movimento!!!

terça-feira, abril 10, 2007 4:43:00 da tarde  
Blogger absorbent said...

é isso mesmo, é o mais movimentado do mundo:

http://en.wikipedia.org/wiki/Moscow_Metro

so por curiosidade, o de lisboa é o decimo quinto :)

quarta-feira, abril 11, 2007 4:23:00 da manhã  
Blogger Mia said...

Não deve ser fácil controlar uma coisa de tanta grandeza. Coordenar linhas, horários etc.deve ser dose.
Eu também adoro ver esses documentários.
Beijo Martinha

quarta-feira, abril 11, 2007 9:07:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home