sexta-feira, maio 05, 2006

Como disse?


José Gomes Ferreira

O post é sobre língua portuguesa, por isso, neste momento, vocês perguntam: "Mas porque é que ela não publicou antes uma foto do Camões? Esse sim, é o ícone da língua portuguesa!" Bom, felizmente há mais e, para mim, o José Gomes Ferreira é um deles - he is the man!
Inspirada num recente post da Eva Luna, resolvi deixar-vos aqui uns quantos sites que, na minha opinião, são óptimos para tirar dúvidas. Não existenciais, mas linguísticas!
Antes de mais, podes sempre assinar esta Petição pela Dignidade do Ensino de Língua Portuguesa nas Escolas... É rápido e indolor!
E como o prometido é devido, aqui ficam os sites-maravilha, que só deves consultar na falta de uma boa gramática ou prontuário da língua portuguesa (em papel!):

Ciberdúvidas

Dicionário

Prontos, pá! Agora já podemos-nos cultivar. E ai de ti se eu te vejo a amandar alguma calinada, ouvis-tes? (AU!!!)

31 Comments:

Blogger Ricardo said...

se amandas alguma calinada, a gente vamos ter de chatearmonos...

sexta-feira, maio 05, 2006 3:54:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Prontos! Estragas-tes tudo! Chatearmosnos... Aquele 's' é importantíssimo! Merda. Usar superlativos não vale, pois não???

sexta-feira, maio 05, 2006 3:56:00 da tarde  
Blogger Ricardo said...

chiiiiiiiiiii.....imperduavel. não sou digno de pretensser á e-lite dos que escrevem em condissões...

sexta-feira, maio 05, 2006 4:01:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Eh eh eh!

sexta-feira, maio 05, 2006 4:27:00 da tarde  
Blogger The Smoking Man said...

E os que escrevem assim? Não vos irrita?

Aiai ke é que xe paxa aki afinal lindutxos? Tãoxe a paxar da tola a xcrever calinadax?

Xinhos!


Loolololololololol que má qualidade! ;)

sexta-feira, maio 05, 2006 4:28:00 da tarde  
Blogger Ricardo said...

manta, isso é a minha irmã...acho detestável, mas tenho medo de estar apenas a ser um velho amargo em relação às novas gerações. Mas lá no fundo, tenho esta certeza maluca que sentir isto faz todo o sentido...

sexta-feira, maio 05, 2006 4:30:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Os meus irmãos (12 e 14 anos) mandam-me sms axim, com mtx bunekinhux e bjinhux e fofinhux e extreilnhax!!! LOLOLOLOLOLOLOLOL! Eu acho piada. Pelo menos no caso deles que, felizmente, quando têm papel e caneta, escrevem como deve ser...

sexta-feira, maio 05, 2006 4:34:00 da tarde  
Blogger Ricardo said...

o meu medo é que no futuro afecte a escrita. quando repararem, já não sabem se se usa um "q" ou um "k" para dar o exemplo mais óbvio. Já há casos desses. É esse o meu medo. Não me chateia que falem dessa forma. Não, espera..chateia-me um bocadinho. Porque uma coisa é ler as mensagens, outras é quando a minha irmã as lê. Aquele ar demasiado querido, demasiado lamechas, confesso, desagrada-me. Mas isto sou eu. Um homem. Um homem não chora.

sexta-feira, maio 05, 2006 4:40:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ehehehehehehehehehehehe!completamen-te!eu tanbén sô uma irma de adolexssentes que excrevei assim!ás vezes tenho que lere as menssagems monnnnnnnnnnnntes de vezes e bueeeeeeee devagare para consseguire percber o q elas dizei!é atrofiante nas oras!:p
o ciberduvidas...o mitico ciberduvidas q tanto me lembra o jorginho!!!!

sexta-feira, maio 05, 2006 4:42:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

E palavras como "este", "deste", "teste", "noite"? Eles escrevem tudo assim: est, dest, test, noit... É pa popar crtrs, o prob é k mts x n s prcb nd. eheheheheh

Sim, distinguir um 'k' dum 'q' ainda é naquela, mas saber quando se usa 'ch' ou 'x' é mais tramado, porque eles escrevem tudo com 'x', claro! Assim poupam caracteres!

sexta-feira, maio 05, 2006 5:01:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

E o ciberduvidas é mesmo muito o jorginho!!!

(um professor nosso da faculdade...)

sexta-feira, maio 05, 2006 5:02:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ihhhhhhhhhhhh ele era o prof???e eu a pensar q era o robbin em collants!LOLOLOLOL mas tb um tanto ou qt truque de magia do luis de matos...e qd ele desabafou connosco enqt...enfim...desfrutavamos mais uma vez do nosso terraço né verdade, q deviamos ir mais vezes às aulas pq estavamos sempre a ocupar a mesa dele no terraço????MT BOM!

sexta-feira, maio 05, 2006 5:05:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Eh pá, olha aí que os meus pais lêem o meu blog... eheheheh

Eu ia SEMPRE às aulas! Vocês é que nunca queriam e eu tentava convencer-vos a ir, mas em vão...

LOLOLOLOLOL!

sexta-feira, maio 05, 2006 5:13:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ó mas q estupida q eu sou!Claro!desculpa amiga n me lembrei desse PEQUENO pormenor!LOLOLOL pois era a outra marta, a loirinha n era? ela é q nunca ia às aulas!sempre no spot pá!e a jogar às cartas!
Mas...os teus pais lêem o blog????isso é bué à frente MÉN!ehehehehe

sexta-feira, maio 05, 2006 5:21:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Pois, não era eu, estás a fazer confusão... eheheheheh! Pronto, ok, era eu!

Lêem, sim! :)

sexta-feira, maio 05, 2006 5:28:00 da tarde  
Blogger Fireal said...

Obrigado pelo link para o nosso blog.

O teu também estará referenciado no nosso.

domingo, maio 07, 2006 4:46:00 da tarde  
Blogger The Smoking Man said...

Hello people of the sun! ;)

Vim cá só dar um olá a todos... :)

Segunda feira o dia do arrastar (especialmente de manhã que aida andam todos estremunhados!)

lol 8)

segunda-feira, maio 08, 2006 12:31:00 da tarde  
Blogger The Smoking Man said...

Errata:

"... ainda"

segunda-feira, maio 08, 2006 12:32:00 da tarde  
Blogger Ricardo said...

estou a estranhar tanto silêncio..então hoje não há tertúlia?

segunda-feira, maio 08, 2006 2:53:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Boa tarde!

Bom, de vez em quando convém trabalhar... ou fingir que trabalho. Hoje tenho umas coisas para entregar, mas já cá venho deixar um post...

Sorry!

segunda-feira, maio 08, 2006 3:10:00 da tarde  
Blogger Ricardo said...

pois claro, é justo...convém trabalhar um bocadinho. Olha, deixo-te um docinho - para o dia não amargar - daqueles que tu gostas:

«Devia morrer-se de outra maneira.
Transformarmo-nos em fumo, por exemplo.
Ou em nuvens.
Quando nos sentíssemos cansados, fartos do mesmo sol
a fingir de novo todas as manhãs, convocaríamos
os amigos mais íntimos com um cartão de convite
para o ritual do Grande Desfazer: "Fulano de tal comunica
a V. Exa. que vai transformar-se em nuvem hoje
às 9 horas. Traje de passeio".
E então, solenemente, com passos de reter tempo, fatos
escuros, olhos de lua de cerimônia, viríamos todos assistir
a despedida.
Apertos de mãos quentes. Ternura de calafrio.
"Adeus! Adeus!"
E, pouco a pouco, devagarinho, sem sofrimento,
numa lassidão de arrancar raízes...
(primeiro, os olhos... em seguida, os lábios... depois os cabelos... )
a carne, em vez de apodrecer, começaria a transfigurar-se
em fumo... tão leve... tão sutil... tão pòlen...
como aquela nuvem além (vêem?) — nesta tarde de outono
ainda tocada por um vento de lábios azuis...»

- Aquele que tu sabes que eu sei que tu sabes :)

segunda-feira, maio 08, 2006 3:18:00 da tarde  
Blogger The Smoking Man said...

Ricardo olá :)

Falta-te algum texto aí pah...

"e depois chegava o Manta e fumava a fumarada toda"

loolololololololol

Abraços! ;)

segunda-feira, maio 08, 2006 3:22:00 da tarde  
Blogger Ricardo said...

Olá Manta!
Pois...isso seria o culminar em grande..:)

segunda-feira, maio 08, 2006 3:48:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Olha, olha! É o José Gomes Ferreira!!!!!!!! Inconfundível! Sublime...

segunda-feira, maio 08, 2006 3:49:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Ainda o JGF
"Fulano de tal comunica
a V. Exa. que vai transformar-se em nuvem hoje
às 9 horas. Traje de passeio".


Traje de passeio. Lindo! Este poema só não bate o "Viver Sempre Também Cansa" por não ter sido o primeiro... FIca aqui um cheirinho. A ideia é a mesma:

Pois não era mais humano
morrer por um bocadinho,
de vez em quando,
e recomeçar depois, achando tudo mais novo?
Ah! se eu pudesse suicidar-me por seis meses,
morrer em cima dum divã
com a cabeça sobre uma almofada,
confiante e sereno por saber
que tu velavas, meu amor do Norte.
Quando viessem perguntar por mim,
havias de dizer com teu sorriso
onde arde um coração em melodia:
"Matou-se esta manhã.
Agora não o vou ressuscitar
por uma bagatela."
E virias depois, suavemente,
velar por mim, subtil e cuidadosa,
pé ante pé, não fosses acordar
a Morte ainda menina no meu colo..."

segunda-feira, maio 08, 2006 4:34:00 da tarde  
Blogger Ricardo said...

«Ah! se eu pudesse suicidar-me por seis meses,
morrer em cima dum divã
com a cabeça sobre uma almofada,
confiante e sereno por saber
que tu velavas, meu amor do Norte.»

Tão bom...

segunda-feira, maio 08, 2006 4:41:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Este homem era o maior!

Correcção:

Este homem É o maior!

segunda-feira, maio 08, 2006 4:46:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"Porque é que este sonho absurdo
a que chamam realidade
não me obedece como os outros
que trago na cabeça?

Eis a grande raiva!
Misturem-na com rosas
e chamem-lhe vida"

segunda-feira, maio 08, 2006 7:44:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

"Nós, os poetas viris, que trazemos nos olhos as lágrimas dos outros"

"Doi-me a boca de silêncio e vou gritar!"

Vandoxa, esse foi dos primeiros que descobri... Espectáculo! :)

terça-feira, maio 09, 2006 10:48:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Uohhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!É sempre bom ser levada por tais palavras!E é sempre bom descobrir estes nomes...sim sim chamem-me ignorante vá mas...admito!é mais um registo para ler na paz do lar ou na paz do campo...e pensar,e sonhar!

quarta-feira, maio 10, 2006 9:15:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

ler todo o blog, muito bom

sábado, novembro 21, 2009 10:43:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home