quarta-feira, maio 03, 2006

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa



"No Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, lembramos ao mundo a importância de proteger os direitos de liberdade de expressão e de liberdade de imprensa consagrados no Artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Liberdade de expressão e liberdade de imprensa são elementos centrais para a construção de democracias sólidas, promoção da cidadania e do estado de direito e um estímulo ao desenvolvimento e segurança individuais."
Este excerto é o início da declaração de Koïchiro Matsuura, Diretor-Geral da UNESCO. De resto, basicamente, ele diz que os direitos fundamentais de liberdade de expressão e de liberdade de imprensa podem contribuir para assegurar outro direito individual - o de libertação da pobreza.
Mas disso eu não quero falar. Queria só assinalar este dia e saber o que acham. Existe mesmo liberdade de imprensa? E os grupos económicos e influências políticas (que as há, há) que estão por detrás dos órgãos de comunicação social? E os media (Anouska, esta é para nós, eheheh!) são construtores ou relatores da realidade social? E este bombardeamento de informação (ou desinformação) através da Internet? Os sites, os blogs... Bom ou mau?

33 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Uhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!e o 1º comment é meu!ehehehehehehe
Pois é pois é...tudo tem o seu lado bom e tudo tem o seu lado mau!lado bom: o Homem ser dotado de cérebro e poder chegar a invenções luminosas e desenvolver e lutar por direitos que vao mudando o rumo dos acontecimentos do Mundo!sem vírgulas e tudo!Lado mau: normalmente depois de se ter inventado cenas brilhantes as mentes maléficas e c sedes de poder e cada vez mais € se apoderarem dos factos e virar o bico ao prego!tipo nobel com a dinamite acho eu...
Acho q o sr Matsuura tem muita razão no que diz, uma fé bonita portanto digna de mais um benfiquista pela certa, mas prontochhh depois temos a bela da máquina por detrás dos srs bushes e de todos os governos em geral que gostam sempre de ter o domínio das vidas nas mãos e pouco importa se o comum dos mortais tem direito a saber as verdades como elas são!Ai não não, tem de saber as verdades que tem de saber e nada mais!e ai de quem!ai de quem desafiar a autoridade moral pá!a mesma que luta contra a censura!
Os blogs sao tipo o RIZOMA! ehehehehehehehehe sao o "entre" o q nasce no meio...pq nao sao propriamente controlaveis e como tal...alguem pode mt bem ser jornalista bem comportadinho durante o dia mas nas horas vagas desbroncar as informações "secretas" q n se pode divulgar, sob um pseudonimo e tal!
Ate um serial killer nos EUA teve um blog onde ia descrevendo os sentimentos e o q era ou deixava de ser enqt nos tempos livres ia torturando e matando famílias!hj os jornalistas nos EUA,assim que um crime é cometido, vao LOGO verificar se o psicopata em questao tem blog e sacar tudo o que podem, ver as listas dos amigos, contactar, pesquisar isto e aquilo. Por vezes os blogs dos mesmos servem de prova em tribunal e tudo!
Agora que ha muita desinformação e PSEUDO-ACONTECIMENTOS ai isso ha!bruxas meus amigos...bruxas!
Emociona-me usar estes conceitos pá!q exagero de comment pá!q chata!
So uma palavrinha pelos jornalistas que morreram em 2005, ja considerado o ano fatídico neste aspecto (i wonder!). Morreram no ano passado 60 jornalistas!dá quase 1 por semana!uma profissão que pode ter tanto de boring como de exciting...os perigos, a adrenalina, a responsabilidade!na minha opiniao, a profissao de jornalista é talvez a mais difícil de por em prática, a nao ser que se tenha o dom para tal!mas os dons neste mundo sao abafados infelizmente pelos $$$$!
por isso é q n saio desta secretariaa!LOLOLOLOLOLOL
desculpa marta...acho melhor a partir de agora dividir estas dissertaçoes por varios comments!:p

quarta-feira, maio 03, 2006 1:01:00 da tarde  
Blogger The Smoking Man said...

Liberdade de imprensa? Isso existe? Livre é um blog! Escrevo o que quero e bem me apetece sem ter que prestar contas editoriais. I am my own editor!

Também pensei em ser jornalista, mas quando tens uma casa que estoira e vês os abutrezinhos todos à volta em vôo circular procurando mortos e sangue pensas se é aquilo que realmente queres...

Tem de bom e de mau. Agora liberdade no jornalismo é coisa que penso não existir. Informação é poder e quem o controla manda no mundo! A internet e os blogs são a arma que temos para combater o monstro que tenta como um polvo abracar tudo para que não nos expressemos em verdade de facto. Mas agora na "aldeia global" têm azar. Não não vou citar o McLuhan ou o Habermas - esses chatos do c******!

Jokinhas! :)

quarta-feira, maio 03, 2006 1:11:00 da tarde  
Blogger The Smoking Man said...

Errata: "abarcar tudo"

quarta-feira, maio 03, 2006 1:12:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

anouska
Tu fala aí à vontade que é mesmo isso que eu quero! Aliás, tu e o manta vão alimentando o meu blog, eheheheh!
PSEUDO-ACONTECIMENTOS, muito bom! Não me lembrei dessa, eheheh! Sem esquecer os META-ACONTECIMENTOS, claro! E o jornalismo é claramente um devir. Essa dos serial killers terem blogs deixou-me um bocado assustada. LOLOLOLOLOLOLOLOL

manta
O que eu acho dos blogs e da net é que dispersam a informação e há um grande problema em relação à credibilidade daquilo que se escreve. Por um lado, não sei trabalhar sem Internet; por outro, faz com que eu tenha medo de me basear em informações que lá estejam. Não é uma fonte segura...

quarta-feira, maio 03, 2006 3:12:00 da tarde  
Blogger The Smoking Man said...

Ok. Marta...

E sabias que a Wikipédia é "feita" plos utilizadores/editores? Também podemos ser se quisermos... e muitos consideram-na fidedigna e fiável!

Eu considerava! E considero... ;)

quarta-feira, maio 03, 2006 3:20:00 da tarde  
Blogger Ricardo said...

Prefiro não ser demasiado pessimista e acreditar que há (alguma) liberdade de imprensa. É claro que os grandes grupos patrocinam, logo controlam a informação, mas à margem dessa filtragem conduzida por interesses económicos, ainda há jornalismo realmente livre.
O que me preocupa é o jornalismo "demasiado" livre. Eu explico: Na sequência do escândalo do Hospital de Abrantes, em que foram descobertas condições higiénicas lamentáveis, a primeira atitude da TVI (pronto, lá vem a TVI..) foi enviar uma jornalista para perto do local de abastecimento de água do Hospital, para revelar "em primeira mão" que esse estaria aberto e, portanto, disponível para todo o tipo de vandalismo por parte das pessoas.
O que eu pergunto é: Isto é jornalismo? E se é jornalismo, é o jornalismo que pretendemos? Porque se até à data não tivesse havido vandalismo, de certeza que deram ideias interessantes a um maluquinho qualquer que estivesse em frente ao monitor nesse momento.
A linha é ténue entre censura e capacidade para perceber que nem tudo pode ser dito. Que traz consequências. Dizer à TVI, neste caso, que o que fez foi errado e que podia ter tido repercussões (pôr em causa a saúde de todos os doentes do hospital!) multando-a ou tomando alguma atitude, não me parece uma forma de censura. Antes uma forma de protecção das pessoas. É que com o trauma da ditadura agora parece que temos de deixar tudo acontecer. Não temos. Isto não é jornalismo. É jornalismo "demasiado" livre. Demasiado livre por não ser jornalismo, e por poder afectar gravemente as pessoas, em vez de as ajudar.

Deixo o exemplo para discussão...

quarta-feira, maio 03, 2006 4:00:00 da tarde  
Blogger The Smoking Man said...

Tens razão Ricardo. Mas a linha entre esse "controlo" ou "filtragem" que falas e o controlo absoluto da informação é ténue.

Isso não é jornalismo. Não. É piromania o que a TVI faz. Mas isso qq pessoa com dois neurónios activos discerne... mas nem todos têm este mínimo de massa cinzenta. É esse o target da TVI... os desmiolados. Se não o são passam a ser tal o embrutecimento intelectual causado por este meio de informação (será mesmo?)...

Cumps

quarta-feira, maio 03, 2006 4:08:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E os incendios tb? ja foi pedido vezes e vezes sem conta p n se dar a cobertura mediática que se dá porque puxa os pirómanos a começar incendios...e o q é q se faz em relaçao a isso?nada! continua-se a dar uma excessiva atençao, como se nada fosse!e a dos abutres também é um facto: situação - queda da ponte de entre-os-rios!depois de horas e horas e horas e horas de emissao c as mesmas imagens, directos sem pés nem cabeça, um jornalista (sim sim...era da tvi!),à porta de casa de um dos familiares das vitimas chega perto e, nem mesmo as lagrimas da pessoa em questao e o luto carregado, evitaram a pergunta "Como é q se sente?"!!!!enfim...
Exemplos destes há aos pontapés infelizmente!e depois temos os boatos que se tornam realidades e vice versa!o pior é q os justos acabam por pagar pelos pecadores e depois n se dá a credibilidade a quem por vezes merece!
A cena da net, para mim é que afasta os jornalistas mts vezes dos acontecimentos fisicamente!e podem-se perder pormenores,testemunhos assim!e depois resta o q?o mítico jornalismo do futuro!
e deixo mais para um proximo comment...:p

quarta-feira, maio 03, 2006 4:13:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu não vou divagar sobre o nosso jornalismo porque todos sabemos que há inúmeros aspectos por detrás de um simples jornal. Claro que o dinheiro é um deles, mas as ideologias políticas ou as preferências clubísticas também o são (eu que o diga!!).
Enquanto jornalista, e sem questionar a minha inteira liberdade ou censura simulada, tenho de estar agradecida pelo Artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Nem tudo o que acontece no panorama jornalístico português está correcto, pelo menos eu penso assim, mas vou procurar manter-me fiel ao desejo e à paixão que me levou a escolher esta profissão! Informar é muito bom... por fazer com que as pessoas abram os olhos para determinadas situações ou simplesmente por dar a notícia mais banal do dia. Faz-nos sentir parte da realidade e da actualidade e isso é muito compensador para um jornalista, seja ele da Maria, do Expresso, do 24 Horas, da TSF, da RTP ou da TVI.
Bem, acho que já chega... isto está a ficar muito chato! Quem não é jornalista que dê a opinião para termos noção de como somos vistos neste nosso pequenino país!

quarta-feira, maio 03, 2006 4:19:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Para mim o Jornalismo é uma questão de sensibilidade e bom senso, basicamente...

quarta-feira, maio 03, 2006 4:23:00 da tarde  
Blogger The Smoking Man said...

Muito mal Vandoxa... muito mal... eu por mim falo... tenho do Jornalismo uma péssima noção... sei como operam, o que querem...

If it bleeds, it leads e essa é que é cruel realidade.

Para o povão serve como expiação das suas vidas medíocres saber que há outrém em piores condições. Daí o "como se sente" mesmo que entrevistem alguém em choro compulsivo... :/

Só há uma hipótese: o Português tem que matar o Tuga que está dentro dele... só assim...

É o que eu acho...

Abraccini e bacci ;)

quarta-feira, maio 03, 2006 4:26:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

E à TVI falta isto tudo, claro...

Eles até o funeral do miúdo dos morangos com açúcar passaram! Em directo! Horas e horas de emissão. E isso é deplorável... Sobretudo com a imagem do rapaz a aparecer no canto superior direito do ecran (assim tipo aguarela) a toda a hora... O que é isto????

quarta-feira, maio 03, 2006 4:28:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

IHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH vanda no seu melhor claramente!ainda bem que podes sentir essa motivaçao interior por desempenhares essa tarefa tao simples mas ao mesmo tempo tao complexa!q sejas sempre uma grande jornalista já q és na verdade uma grande mulher!:p
elogios à parte essa do "quem nao é jornalista que de uma opiniao..."tocou-me :( enfiei a carapuça!talvez n seja tao "pressionante" como parece...realmente so posso falar de fora!(e ja me calava n?ehehe)
mas so uma pergunta: que será feito do dinis man????

quarta-feira, maio 03, 2006 4:31:00 da tarde  
Blogger The Smoking Man said...

É "Um caso da vida" made by TVI. Exploram a desgraça e o pesar de um modo que se fosse algo passado perto de mim partiria para a agressão a um jornalista deles sem pestanejar!

Podem crer!

quarta-feira, maio 03, 2006 4:32:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Concordo com a Marta. Sensibilidade e bom senso são fundamentais e deviam ser necessários para uma pessoa poder ser jornalista. Assim deixaríamos de ser abutres...
Agora há uma coisa que ninguém pode esquecer: o jornalismo é um negócio como outro qualquer. Por vezes os jornalistas são quase obrigados a transformarem-se em pessoas insensíveis para conseguirem qualquer coisa que venda, qualquer detalhe que a concorrência não tenha. Eu sei que isto não vai parecer muito convincente, sendo eu jornalista, mas os profissionais desta área estão sujeitos a pressões constantes e são colocados em dilemas muito complicados. Também sei que o público não tem culpa disso, mas a verdade é que o Tuga continua a reinar. E o bom Tuga gosta de drama, sangue e futebol. É pena, mas é muito assim! E no que diz respeito a servir os interesses do Tuga, a TVI é a maior!
BJS

quarta-feira, maio 03, 2006 4:34:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

A TVI é um nojo a informar... A SIC tem caminhado para isso e, sinceramente, a RTP e o José Rodrigues dos Santos não se aguentam.

Ok, eu vejo o telejornal da SIC, confesso...

quarta-feira, maio 03, 2006 4:36:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Dra Anouska, não diga isso!! Tu és uma das nossas, sabes bem disso. E essa de ser uma grande mulher!? Ya, ya,ya!!! :) (obrigada!!)
Nunca mais ouvi falar do Dinis. A última vez que tive notícias desse senhor ele estava na Sábado (acho eu!!).

quarta-feira, maio 03, 2006 4:37:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ya, a TVI só dá aquilo que o Tuga quer! E há muita gente que adora aquele telejornal! Porquê? O SANGUE, O DRAMA, O HORROR!!! Bem, mas pelo menos já nos livrámos da "Manela"... :)

quarta-feira, maio 03, 2006 4:40:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Uma das pressões com que me deparei quando comecei a trabalhar aqui (não interessa onde) foi toda a envolvente comercial da revista.

E chamem-me ingénua, ignorante, o que quiserem, mas não tinha mesmo noção de que era assim.

Exemplo: há um evento qualquer e é preciso escrever a notícia. Entretanto, o senhor manel da marca xpto, que também vai estar no evento, diz que ajuda a promover a revista, mas temos que fazer uma chamada de atenção nessa notícia para o facto de ele estar lá no evento.

Perceberam alguma coisa??? E a que é que isto nos leva? Somos uns vendidos!!!

quarta-feira, maio 03, 2006 4:45:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Xiiiiiii, a Manela...

Ricardo, graças a ti o tema passou a ser "O Jornalismo da TVI" - ehehehe!

quarta-feira, maio 03, 2006 4:47:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ya!! Somos mesmo uns vendidos. Mas nós (eu e a marta) até nem nos deparamos com grandes pressões ou dilemas. Existem locais em que as pressões e os dilemas são morais. E aí a coisa complica-se!! Manter a sensibilidade e o bom senso ou manter a carteira e o emprego?

quarta-feira, maio 03, 2006 4:48:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

LOLOLOLOLOLOLOL!bem o sr manel xpto é tuga mas tuga nas horas!ehehehehehheheehe MT BOM!pois pois..."n quer pagar a multa por excesso de velocidade é?pronto dê cá 50€ e vá lá mas mais devagar"!tuuuuuuuuuuuuuuuuuuuga!pá eu vou aqui confessar(e ja sinto o espancamento e o ódio na minha nuca linda!):EU VEJO O TELEJORNAL DA TVI!pronto!e pq?pq sou tipo o meu avô, o big show sic era a maior vergonha q podia haver mas so vendo é q se acreditava até onde podia ir!vejo n pq gosto do drama e do sangue e do sensacionalismoi fundamentalista e extremista mas pq se n vir n acredito!e pq gosto sempre de ver até onde é q eles conseguem ir!e se penso q ja n conseguemm ir mais longe PIMBA surge logo um agrafanço qq!ou em plano ou em texto ou em gravatas q se escolhem!LOL mas tens razao minha vanda,pelo menos livramo-nos da papa queques!pelo menos à vista!
sou uma das vossas...?!na teoria...e e!
se houvesse a tal sensibilidade e bom senso n so o jornalismo era mais real como o mundo era mais humano!pq em todos nos ha sempre uma criança mas tb pode haver um jornalista!LOLOLOLOLOL
falta humanidade a este mundo é o q é!
quanto às pressões...embora n seja jornalista,o prof marcelo é um exemplo:n cedeu!clap clap clap
o dinis ja n tem o site da poesia e eu acho mal!
ja agora sabem que o bill gates ganha 750€ por SEGUNDO MAN?é so p desanuviar!!!:p

quarta-feira, maio 03, 2006 4:56:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Epá...n posso continuar assim!hj estou uma abusada pá!e pq é q eu tb acho q n sou talhada p essas pressoes????pq definitivamente estaria sempre no desemprego!LOL

quarta-feira, maio 03, 2006 4:58:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

750 euros por segundo?! Dasse...

quarta-feira, maio 03, 2006 5:02:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

750 euros por segundo??????????????????? Mas porque é que eu não sou o Bill Gates???

quarta-feira, maio 03, 2006 5:25:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu já curtia ser o Ronaldinho Gaúcho. Esse ganha 43 euros por minuto. Já era muito fixe!!

quarta-feira, maio 03, 2006 5:29:00 da tarde  
Blogger Ricardo said...

Mil desculpas, Marta!!! LOL
Isto de começar a falar em liberdade de imprensa e acabar na TVI não tem sentido nenhum. A discussão que volte a ganhar outros contornos ou então que se faça o exercício que vocês já estão a fazer...sonhar, sonhar, sonhar...
Eu curtia ser o Ronaldinho Gaúcho por ganhar 43 euros por minuto, mas não só...

quarta-feira, maio 03, 2006 5:45:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pois é pois é!pelo menos ganho mais por mês que o gaúcho!ao contrario de c o bill man!ele ganha mais q eu num segundo do que eu num mês inteirinho de trab!sim pq quem pensa q eu n tenho trab engana-se!so espero q nunca digam e expliquem estes nºs a nenhuma daquelas crianças que de 5 em 5 segs morre de fome...:( sim eu sei que ele é bueeeeeeeeeeeeeeee causas humanitarias mas...mm assim!o fosso entre pobres e ricos neste mundo já é completamente abismal!
quer em € quer em riqueza de espírito!isto p n fugir ao tema do jornalismo da tvi!LOL

Marta:
podias realmente ser o gates!é q eu casava-me logo ctg no mm instante!q tal sair desta mixórdia e ir em busca da lamparina do génio??????e pelo caminho vamos relatando os acontecimentos!

quarta-feira, maio 03, 2006 5:46:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Eh eh eh!

Onde isto chegou... :)

Estou quase quase quase quase quase a ir-me embora! Yupiii :)

quarta-feira, maio 03, 2006 6:00:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ihhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh hj o pirilampo faz 20 anos!!!!mito total!q saudades pá de comprar um pirilampo magico!na primária era sempre certinho, e ansiava todos os dias pelo dia em q chegava uma senhora com um saco cheeeeeeeeeeeio de bonequinhos de patas colantes!n podia deixar passar em vão...nao podia!

quarta-feira, maio 03, 2006 6:19:00 da tarde  
Blogger K. said...

Pelos vistos o bombardeamento de informação também chegou aqui. :))

quarta-feira, maio 03, 2006 7:04:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

anouska
O pirilampo mágico faz 20 anos??? É que é já a seguir!!! Sai um post fresquinho por causa do pirilampo! :)

katraponga
Parece que sim! :)

quarta-feira, maio 03, 2006 7:47:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eeeeehhhh...o pirilampo mágico!! Esse grande cota já tem vinte anos?! Quem diria!!

quarta-feira, maio 03, 2006 8:27:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home