quarta-feira, julho 19, 2006

O Fuck Them All apresenta… Evando dos Santos!

A história deste homem dava uma longa-metragem ao estilo de O Carteiro de Pablo Neruda. O Evando dos Santos lembra-me precisamente Mario Ruoppolo, o pescador (e carteiro pessoal de Pablo Neruda!) interpretado pelo actor Massimo Troisi, nesse magnífico filme de Michael Radford. Mario Ruoppolo é praticamente analfabeto e aprende que a literatura (neste caso concreto, a poesia) é a expressão do mundo e do homem e que é uma forma de conhecimento. Mas o fascínio dele é outro: é que ele apercebe-se de que a sua imaginação tem força para mudar a realidade ou, melhor ainda, para criar uma nova e mais bela realidade.
Mas deixemo-nos de sinopses. A ideia que eu quero que fique de O Carteiro de Pablo Neruda, para explicar a analogia que fiz do filme com o Evando dos Santos, é esta: a certa altura, Mario Ruoppolo diz a Neruda que “a poesia não pertence àqueles que a escreveram, mas sim àqueles que precisam dela”, o que nos remete para a universalidade e gratuitidade da literatura. LINDO!
Evando dos Santos, pedreiro de profissão, aprendeu a ler aos 18 anos. Em 1998, foi a uma casa fazer um trabalho. Passou numa loja de peças e, à saída, reparou num monte de 50 livros que estava em cima do balcão. Perguntou se o dono da loja queria vendê-los e o homem respondeu-lhe que ia doá-los, pelo que Evando acabou por levá-los para casa - foi a base da Biblioteca Comunitária Tobias Barreto de Meneses, nome do seu escritor preferido. Neste momento, a biblioteca já conta com cerca de 40 mil exemplares e 4 mil deles foram trazidos de diversos pontos do Brasil pelo próprio Evando, que se metia num autocarro para ir buscá-los. Corajoso!

Qualquer pessoa pode levar o livro que quer, sem burocracias. E esta é genial… Evando diz que se o livro não for devolvido, isso “é motivo de festa, porque o livro foi feito para circular – quanto mais ele circula, menos coisas ruins no mundo e mais coisas boas.” É ou não é extraordinário?

Estima-se que passem pela biblioteca comunitária cerca de 20 pessoas por dia. Estudantes, principalmente, em busca de fontes de investigação para os seus trabalhos, mas há também quem procure informação especializada. E a verdade é que esta biblioteca tem um pouco de tudo, inclusive algumas obras raras que não se encontram nem na Biblioteca Nacional, como a primeira gramática da Língua Portuguesa, que data de 1539.

“Tenho estantes de livros na sala, no quarto, e até na casinha do cachorro!”
E Evando, agora com 46 anos, tem umas tiradas fantásticas. Vejam esta: “Se eu tivesse dinheiro, eu ia ficar pobre, mas ia encher este Brasil de fantasia livresca, porque o livro é a ferramenta-mestra de todas as ferramentas. Sem o livro, não haveria computador, televisão, nada. Eu saio de casa todos os dias com quatro livros debaixo do braço e dou para as pessoas na rua. Pergunto: “Você já leu um livro hoje?”, e declamo uma poesia. Se as pessoas não lêem, isso incita a violência. Portanto, leiam!”


Mais nada!

18 Comments:

Blogger marta cs said...

Tudo mal editado, fogo... Não percebo nada disto. Vou tentar remediar a coisa!

quarta-feira, julho 19, 2006 3:20:00 da tarde  
Blogger V@sco said...

Alta cena, n percebi lá muito bem, mas tá giro, dentro do naif tá impecavel!

quarta-feira, julho 19, 2006 3:22:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Desisto. Fica assim.

Obrigada, Ricardo, por me teres apresentado o Evando!

Vasco, wellcome!!! Isto não tem nada de naif! Ao início, se calhar, sim, mas agora é uma coisa a sério e em grande! Um tipo que diz estas coisas e que funda uma biblioteca comunitária não pode ser naif! Isso somos nós com os nossos blogs! Eh eh eh! ;)

Já consegues publicar fotos?

quarta-feira, julho 19, 2006 3:34:00 da tarde  
Blogger Unknown said...

basicamente...BRUTAL!

Evando allez!;)

marta mais uma vez...és a maior!mt bem escrito, amei a sinopse e a universalidade e gratuitidade da literatura!MT BOM!

mas...O MEU BLOG N É NAIF SIM????bem bem!alias...hj nem lá foste!:(

e hj o post é simplesmente...unico!

quarta-feira, julho 19, 2006 3:42:00 da tarde  
Blogger Unknown said...

Opsssssssssssssss!

assim de repente houve uma sintonia MTA marada e eu retiro já aqui a ultima parte da ultima parte!

ok?;)

quarta-feira, julho 19, 2006 3:44:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

anouska papouska
Bem, é que fui mesmo agora!!! Eh eh eh!

O Evando é ou não é o maior? É, pois!!! Foi sobre ele que eu e o ricardo estivemos aí uma vez qualquer a falar... Lembras-te?

"universalidade e gratuitidade da literatura" - é um bocado esse o espírito do carteiro e do evando, não é? E o meu também! E os livros são caríssimos, porra, não é justo!

Esse teu post de hoje está BUÉ jornalístico! Eh eh eh! Não tens saudades?

quarta-feira, julho 19, 2006 3:53:00 da tarde  
Blogger Ricardo said...

Eu ia fazer um post sobre o Evando. Ainda bem que não fiz. Primeiro, porque assim pude ler uma coisa tão fabulosa como: ""universalidade e gratuitidade da literatura". Muito boa tirada!!!
Depois porque essa relação que fizeste entre o Evando e o Mario é sublime. É exactamente isso. Não me tinha lembrado disso. Eles são mesmo muito próximos na forma como encaram a literatura e na ingenuidade do primeiro contacto com os livros (poesia, romance, whatever).
Portanto, eu ia fazer um post. Não fiz. Ainda bem.
E eu ainda não desisti de te levar à Biblioteca Comunitária do Evando dos Santos. Isto não é conversa, isto, mais cedo ou mais tarde, vai acontecer!!!
Neste Agosto vou ganhar guito a apanhar fruta no Sul de França. Depois do cheiro a morangos, a gente conversa, bambina...

quarta-feira, julho 19, 2006 4:05:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

ricardo
Tu vais ganhar um dinheirinho, mas eu não!!!!!!! Por isso, vais tu! Só te peço que o entrevistes, não percas essa oportunidade!

Bom, as minhas desculpas por te ter roubado o post, ou a ideia dele, mas... mas... ok, não tenho desculpa.

E foi precisamente essa parte da ingenuidade no primeiro contacto com os livros, da descoberta do potencial da literatura que me fez lembrar o Carteiro do Neruda. Mas só me ocorreu hoje, antes de começar a escreverm, para ser sincera...

Merci! :)

quarta-feira, julho 19, 2006 4:46:00 da tarde  
Blogger Unknown said...

(bonecos corados...mts!)

achas mesmo...???óbigadinha!:D

mas se o meu é jornalistico o q dizer do teu????LOL

bem...n posso sentir saudades do q nunca fui ou cheguei a ser mas...o sonho continua lá e...pode ser q seja do tipo evandro!qq dia PLIM!

quem sabe quem sabe...

epá ó ricardo mas se tu pagares a gente vai hã????

LOLOLOLOLOLOOLOL

quarta-feira, julho 19, 2006 5:03:00 da tarde  
Blogger Ricardo said...

LOL isto para todos não dá...mas para a Marta vai um x para ela ir entrevistar o Evando, que eu não sou jornalista!

quarta-feira, julho 19, 2006 5:07:00 da tarde  
Blogger Rosa said...

A ideia é, de facto, genial. Daquelas que só podem sair de cabeças "simples" [há-de haver uma palavra melhor, eu sei que sim, mas, assim de repente, não se me ocorre!]. Mas a pergunta "você já leu um livro hoje?" é demasiado optimista, não? :) Nem eu, que sou conhecida por ler à velocidade da luz, consigo manter o ritmo de um livro por dia! ;)

Ah, e se precisares de ajuda com a entrevista, já sabes... :D

quarta-feira, julho 19, 2006 5:28:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

anouska
Tes de fazer aí uns trabalhinhos jornalísticos. É verdade que és explorada mas, depois de o fazeres, não consegues parar! Eh eh eh!

ricardo
Estás maluco?! No way!!! Olha lá, então e tu vais apanhar fruta para onde, afinal, que eu ainda não percebi se estás no gozo ou não?!

rosa
"Simples" serve, que eu também não me lembro de melhor, mas percebi perfeitamente o que querias dizer!
Pois, um livro num dia... Já li vários, mas isso era quando era uma desocupada, agora adormeço ao fim de algumas páginas. Eh eh eh!

E podes vir connosco!!! 'Bora?!

quarta-feira, julho 19, 2006 5:46:00 da tarde  
Blogger cmc said...

Estive a ler... não fazia ideia que existia um Evando! mas, isto é muito interessante... curioso! Já ouviste falar sobre Bookcrossing?

Beijinho**

quarta-feira, julho 19, 2006 8:34:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

cmc
Bookcrossing. Ouvi, sim! O fim é o mesmo... Divulgar/partilhar leituras. Se bem que com o bookcrossing corres o risco de te ir parar às mãos um livro escrito em checo ou russo e... não percebes nada!!! Eh eh eh!

O Evando é o maior! Temos de lá ir. vens?

Baci

quarta-feira, julho 19, 2006 8:41:00 da tarde  
Blogger cmc said...

Vou sim! já sabes que contigo até vou gritar frases castelhanas contra a OTAN!!!

**

quarta-feira, julho 19, 2006 9:44:00 da tarde  
Blogger The Smoking Man said...

Sim senhora!!! Tiro o meu chapéu a este homem. Primeiro pla abordagem que faz à vida, depois pla dedicação incondicional a uma causa muito nobre e louvável.

Um exemplo. :)

Excelente tema, excelente post e muito bem desenvolvido pla Exma! ;)

Very good! 8) Molti bacci!!!

quinta-feira, julho 20, 2006 1:10:00 da manhã  
Blogger Unknown said...

Pá...eu tb quero ir sim????LOL

marta...pois eu sei que ia viciar e preencher...mas falta-me coragem para ter que levar com essa exploração!:( alem de q digo o q à minha senhoria pá?

"Ah olhe volto a pagar a renda qd deixar de ser explorada sim?"

ou mudo p um T0?com 3 gatos e uma cadela?

Enfim...faltam-me os tomates!;) mas és uma querida e sabes bem que vais ter em mim uma camarada nos livros a publicar!Ehehehehehehe;)

quinta-feira, julho 20, 2006 9:18:00 da manhã  
Blogger marta cs said...

cmc
EH EH EH EH EH EH EH!

mantolini
Evando alleeeezz!!!!

anouska
Você qui sabi. Quando eu tiver bué papel e um projecto meu (ya, ya...) convido-te! E não te exploro...

Siga lá todos para casa do Evando! :)

quinta-feira, julho 20, 2006 11:20:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home