Mário Cesariny morreu aos 83 anos
Mário Cesariny (1923 – 2006)
Faz-me o favor de não dizer absolutamente nada!
Supor o que dirá
Tua boca velada
É ouvir-te já.
É ouvir-te melhor
Do que o dirias.
O que és nao vem à flor
Das caras e dos dias.
Tu és melhor - muito melhor!
Do que tu. Não digas nada. Sê
Alma do corpo nu
Que do espelho se vê.
O poeta e pintor Mário Cesariny foi considerado o principal representante do surrealismo português, tendo integrado, em 1947, o Grupo Surrealista de Lisboa.
Da sua obra fazem parte títulos como Corpo Visível (1950), Manual de Prestidigitação (1956), Pena Capital, Nobilíssima Visão (1959), Antologia Surrealista do Cadáver Esquisito (1961), A Cidade Queimada (com arranjo gráfico e ilustrações de Cruzeiro Seixas, 1965), Burlescas, Teóricas e Sentimentais (1972), Primavera Autónoma das Estradas (1980), O Virgem Negra. Fernando Pessoa Explicado às Criancinhas Nacionais & Estrangeiras por M.C.V. (1989) e Titânia (1994).
Em 2005 Cesariny recebeu as duas únicas distinções da sua carreira: o Grande Prémio Vida Literária APE/CGD, pelo conjunto da sua obra, e a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade, que lhe foi entregue pelo então Presidente da República Jorge Sampaio.
O espólio do poeta e pintor Mário Cesariny foi doado a uma fundação de Vila Nova de Famalicão, cuja autarquia prepara a construção de um Centro de Estudos do Surrealismo.
23 Comments:
Mais uma homenagem.
Que génio. Tão fácil ler. Será?
É!*
(este É foi mesmo um dos normais... não foi daqueles esquisitos...)
Pois é.
cesariny allez allez!
ESPÓLIO DE CESARINY EM FAMALICÃO. PARABÉNS AO PRESIDENTE DA CÂMARA POR LIDERAR O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CENTRO DE ESTUDOS DO SURREALISMO, UM PROJECTO CULTURAL MARCANTE PARA O PAÍS.
___
O espólio cultural do poeta e pintor Mário Cesariny, que morreu na madrugada de domingo, em Lisboa, foi doado à Fundação Arthur Cupertino de MIranda, de Vila Nova de Famalicão, com a qual a Câmara Municipal mantém uma parceria da qual vai resultar a construção de um Centro de Estudos do Surrealismo (CES).
O poeta e pintor Mário Cesariny, que foi considerado o principal representante do surrealismo português, tendo integrado, em 1947, o Grupo Surrealista de Lisboa, doou a Famalicão toda a sua biblioteca, assim como pinturas e desenhos. Segundo o jornal "Público", no total, são entre 1300 a 1500 obras. Dessas, 800 já podem ser vistas na Fundação Arthur Cupertino de Miranda, mediante pedido de acompanhamento.
Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara de Famalicão, Armindo Costa, disse que o CES vai ser construído de raiz, sob projecto do arquitecto Duarte Nuno, numa "zona nobre", entre o futuro Parque da Cidade e o centro urbano de Vila Nova de Famalicão. "A expectativa mais optimista é a de que obra arranque até ao final deste mandato autárquico", em 2009, prognosticou.
O autarca - que disse não poder estimar, nesta fase de estudos prévios, o custo global da obra - equaciona a hipótese de o projecto vir a integrar um conjunto de equipamentos financiáveis pelo Governo, no âmbito do evento Guimarães – Capital Europeia da Cultura 2012.
Armindo Costa afirmou que o seu homólogo de Guimarães, António Magalhães, "já referiu o seu desejo de transformar a Capital Europeia da Cultura num projecto congregador das potencialidades culturais da região".
A gestão do futuro Centro de Estudos do Surrealismo será feita numa parceria entre a Câmara Municipal de Famalicão e a Fundação Arthur Cupertino de Miranda (um famalicense que foi fundador do Banco Português do Atlântico, actual Millennium BCP), à qual Mário Cesariny doou, há alguns meses, um espólio constituído por biblioteca, desenhos e pinturas.
Armindo Costa - que por inerência do cargo autárquico é também dirigente da fundação - considerou que Famalicão, ao juntar o espólio de Cesariny ao de Cruzeiro Seixas, "será, doravante, uma cidade incontornável para quem quiser apreciar, estudar e investigar o movimento surrealista português".
O presidente da Câmara esclareceu que Cesariny não tem raízes em Famalicão, mas decidiu confiar-lhe o seu espólio porque "viu que havia na cidade vontade e garantia de que seria preservado e dinamizado".
Lamentando o desaparecimento de Mário Cesariny, que “constitui uma grande perda para o movimento surrealista e para a cultura portuguesa”, Armindo Costa adiantou que o nome do artista "ficará gravado a letras de ouro numa homenagem do Município de Famalicão através a construção do Centro de Estudos do Surrealismo".
ah!
aqui também se faz a justa homenagem
aqui fica
Ontem às onze fumaste um cigarro encontrei-te sentado ficámos para perdertodos os teus eléctricos os meus estavam perdidospor natureza própria
toupeira
De profundis amamus
Muito bem, Toupas! :)
O Público
o vinco das tuas calças
está cheio de frio
e há quatro mil pessoas interessadas
nisso
hum...
ok a ignorante aqui de serviço volta num post q de p contribuir ok??
lol
amanha é dia de morte Papal nao é???
se n for nostradamus fica em maus lençois c os seus teoremas...
cmc, no ano passado vocês ofereceram-me um livro do cesariny no nosso natalinho, lembras-te? ;)
toupeira, ficámos para perder todos os teus eléctricos - love it!
anouska, o que é isso da morte papal?
gota - The pope elected to succeed John Paul II will be assassinated and his death will spark a Muslim invasion of the West that will split the Roman Catholic Church, according to an interpretation of Nostradamus' prophecies by a leading Colombian author.
"Gonzalo Echeverri, a Colombian investigating judge and author of a book on Nostradamus, said: "The next pope elected will be subsequently murdered in central Italy.
"Then comes pope No 112, who will flee Rome because of an attack by Muslims."
According to Echeverri, the pope will base himself in Avignon, France, and another pontiff will take control in Italy, splitting the Catholic church in two.
"There is a clear prophecy that says the holy father will move to another place, even warning that the French pope will not be able to stay in Avignon due to the Muslim invasion and will flee again to Lyon, where he will be attacked, according to Nostradamus," Echeverri said."
Se será amnhã num chei, mas segundo o nostras isto vai ficar mau na italia ainda no nosso tempo de vida...
Toupeira
WWWOOOOOOOOOOWWWWW!!!
Obrigada pelo esclarecimento, mister toupeira.
Eu não acredito em bruxas, mas que as há... há!
Não esperava outro post.
"Lembra-te
que todos os momentos
que nos coroaram
todas as estradas
radiosas que abrimos
irão achando sem fim
seu ansioso lugar
seu botão de florir
o horizonte
e que dessa procura
extenuante e precisa
não teremos sinal
senão o de saber
que irá por onde fomos
um para o outro
vividos"
Vandoxa ;)
:)
Grande Vandoxa!!
"(o amor) É a única coisa que há para acreditar. O único contacto que temos com o sagrado. As igrejas apanharam o sagrado e fizeram dele uma coisa muito triste, quando não cruel. O amor é o que nos resta do sagrado."
"Não faz mal abracem-me
os teus olhos
de extremo a extremo azuis
vai ser assim durante muito tempo
decorrerão muitos séculos antes de nós
mas não te importes
não te importes
muito
nós só temos a ver
com o presente
perfeito
corsários de olhos de gato intransponível
maravilhados maravilhosos únicos
nem pretérito nem futuro tem
o estranho verbo nosso"
Mário Cesariny
Adoro este último. É um dos meus "eleitos"!
Foi fantástica a escolha de Vila Nova de Famalicão para receber o espólio de Mário Cesariny.
Eduardo Santos Carneiro
O Centro de estudos do Surrealismo vai possivelmente ficar na Fundação Cupertino de Miranda em Famalicão.
ecfamalic-pesquisa
Eduardo Santos Carneiro
Ainda sobre Famalicão,cito:
"Liderando um dos pólos de desenvolvimento do Vale do Ave, com uma área de 209 k m2 e cerca de 140 000 habitantes, o concelho de Vila Nova de Famalicão possui um tecido industrial, que aposta na reconversão tecnológica, apoiada por instituições de investigação científica, pela permanente capacidade inovadora da classe empresarial, Vila Nova de Famalicão apresenta uma intensa actividade nos sectores como o têxtil e o vestuário, as carnes e a alimentação, a electrónica e a metalomecânica, a construção civil e os serviços são exemplos significativos do dinamismo empresarial do concelho e que marcam a evolução económica da região"
Eduardo Santos Carneiro
Enviar um comentário
<< Home