quarta-feira, novembro 08, 2006

Portugal no seu melhor


Até ao final de 2007, os hospitais vão organizar as consultas em função da gravidade de cada caso.


A primeira pergunta que qualquer um faz é:

> E quem é que vai fazer a triagem?

Aquelas funcionárias, sempre simpáticas e solícitas, que nos atendem com cara de “olha, mais um a queixar-se, que chatice, vou ter de interromper a conversa com a Júlia sobre a cabeleireira”?


Parece que não. O novo sistema obrigará os hospitais a terem um médico responsável pela triagem dos casos que chegam dos centros de saúde, dando prioridade aos mais urgentes. Quanto aos doentes, passam a saber o tempo que terão de esperar para conseguir uma consulta ou uma cirurgia e o número de inscritos à sua frente.

No entanto, o novo modelo vai avançar sem que estejam definidos os tempos clinicamente aceitáveis para cada doença – o período máximo que uma pessoa com determinada patologia deve aguardar para ser tratada.


E agora a pergunta que se impõe é esta:

> Que critérios vão ser usados?

D. Adelaide – Ó sôtor! Tenho aqui um com uma dor no pé!
Médico – Ó mulher, já lhe disse que dores no pé é para o monte do meio!
D. Adelaide – E as dores de garganta?
Médico – No monte ao lado do telefone.
D. Adelaide – Então, mas aí não eram as dores de cabeça? Ai, a minha vida…

> E quanto tempo terão as pessoas de esperar?

“Dor no pé” – 15 dias. Pode ser que não seja nada.
“Dor de garganta” – um mesito. Para ver se os pontos brancos nas amígdalas já saíram.
“Dor de cabeça” – mês e meio. Assim dá para perceber se a dor é persistente.


Vamos lá ver como é que isto vai correr. Desde que soube que marcaram uma cirurgia DE URGÊNCIA a uma pessoa prestes a ficar surda para dois anos depois, acredito que qualquer medida valha a pena. Não havendo nada a perder, pior é impossível.


15 Comments:

Blogger cmc said...

Decidiram tomar uma decisão e falar com os portugueses:

- Não os podem vencer? Então, juntem-se aos privados. Ora bolas!


:)

quarta-feira, novembro 08, 2006 10:54:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Estou à espera de uma cirurgia no hospital de São José há um ano... era urgente e, já fui operada há 10 meses numa clínica privada. Infelizmente é o país que temos.

quinta-feira, novembro 09, 2006 12:26:00 da manhã  
Blogger marta cs said...

cmc
Viva (de certa forma, que custa-me muito dizer isto, eheh) o capitalismo!

nes
Ou isso ou uma cunha!

quinta-feira, novembro 09, 2006 1:10:00 da manhã  
Blogger JANUS said...

O sr. Correia de Campos é que sabe. Ele tem um problema: a saúde anda a gastar muito. Se ele afastar as pessoas dos hospitais publicos, as despesas baixam.

Afinal quem é que lhe dá. E tem mais. Se as pessoas morrerem entretanto à espera de cirurgias, imaginem lá a pipa de massa que o rapaz poupa.

Só nos resta uma coisa: Trabalhar, pois dizem que dá saúde.

Já vos disse que me apetece favas com chouriço... outra vez!

quinta-feira, novembro 09, 2006 1:56:00 da manhã  
Blogger Unknown said...

É isso mesmo:pior é impossivel!

eu acho q basicamente ja n acredito é em nada nem ninguem nem q as coisas q ate podiam resultar resultem e etc

Estou a ficar tao descrente tao descrente tao descrente q vou mas é acompanhar o/a janus numas favolas com chouriçada!

quinta-feira, novembro 09, 2006 9:40:00 da manhã  
Blogger Jota Hemme e Hesse said...

Amigos, para o futuro: Medis ou outra tanga qualquer.
Quem tem possibilidades, avance! e não espere que as coisas no público melhorem... porque não vão melhorar tão cedo...

É triste, mas é verdade. Privado é que é.

Ora bem.

quinta-feira, novembro 09, 2006 9:59:00 da manhã  
Blogger marta cs said...

Janus:
"Se ele [ministro da saúde] afastar as pessoas dos hospitais publicos, as despesas baixam." Clap! Clap! Clap!

Eu também quero favas com chouriço!

anouska
Cozinhas tu?

gentil
Allez privado allez, lá lá lá lá lá...

quinta-feira, novembro 09, 2006 11:43:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

temos o melhor sistema d saude d europa!!!eu q o diga..

quinta-feira, novembro 09, 2006 12:02:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Xiiiii... Pois é, oldschool. Tu que estás nos meandros da coisa deves saber com cada uma... :)

quinta-feira, novembro 09, 2006 12:16:00 da tarde  
Blogger Unknown said...

a minha empresa oferece-me o seguro multicare!

e a tua?

a minha empresa paga por mim todos os meses 30%p a seg social e eu ainda pago mais 11% dps do meu ordenado.

e a tua?

se n fosse a minha empresa o q seria de mim?

vejo pelo maridao q esta à merce do serviço nacional de saude...a dor de dentes ja dura à uma semana pq sen sao 60€ q vao ter de ser na 2ªfeira. anda c cansaço da vista mas isso tem de esperar p o mes q vem sen as minhas 2 consultas da sementinha mais a eco mais o dentista mais o oculista iria mandar o negativo da conta p as trevas totais!

enfim...esperemos n ter mais nada!

quinta-feira, novembro 09, 2006 12:30:00 da tarde  
Blogger Unknown said...

eu acho é q isto devia ser o sistema dos anormais dos americanos q em algumas cenas ate estao la:sistema misto.

podias optar:
ou descontas e usufruis do publico;
ou pagas e usufruis do privado;
ou n pagas nem um nem outro mas se te acontecer alguma coisa estas na merda!

n é cm aqui q mm q optemos pelo privado temos de pagar à mm todos os meses o publico!

se bem q estou mm a ver em caso de opçao o pessoal a optar pelo SNS...sim sim! YAYA!

quinta-feira, novembro 09, 2006 12:50:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Olha, anouska, é isso mesmo. Devíamos poder optar... A mim chateia-me à brava ter de pagar 150 euros por mês à seg social para nada!

quinta-feira, novembro 09, 2006 12:59:00 da tarde  
Blogger The Smoking Man said...

Olha eu ontem fui ao Amadora Sintra e fui super bem atendido. E com uma velocidade como nunca tinha antes visto. Inscrevi-me na urgência e passados 10 mins tava a ser levado de maca ao Raio X daí à Ortopedia e despachaei-me num filé!

Já com a pica e tudo... se lá estive meia hora foi muito.

Amadora allez! :)

quinta-feira, novembro 09, 2006 2:38:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

mantolas, tenho a dizer-te que isso é raríssimo!

Mas olha, já viste que dor no pé tem tempo de espera estimado de cerca de 15 dias?! ahahahah!

quinta-feira, novembro 09, 2006 2:52:00 da tarde  
Blogger The Smoking Man said...

Pois... mas eu não posso falar... muito bom mesmo!

:)

quinta-feira, novembro 09, 2006 4:51:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home