quarta-feira, dezembro 27, 2006

Portugueses gastaram quase mil euros por segundo no Natal


Viva a crise!


Os portugueses gastaram 2,1 mil milhões de euros em compras, que pagaram por multibanco, durante os primeiros 25 dias do mês. Ao todo, foram 45,6 milhões de operações. E feitas as contas ao segundo, os números tornam-se mais palpáveis: 21 operações que, somadas, corresponderam a um gasto de quase mil euros a cada instante (994).

Estes dados representam um aumento de gastos de 5,4% por cento em relação ao ano anterior, o que até pode ser considerado uma boa notícia. Mas na comparação com o ano anterior - em 2005 tinha havido um aumento de 9% em relação a 2004 - verifica-se um abrandamento no crescimento do consumo com pagamento por multibanco.

Trocado isto por miúdos, e se tomássemos como valor de referência cem euros para 2004, em 2005 essa verba teria subido para 109 (mais nove euros) e este ano para 115 (apenas mais seis). É este o abrandamento, preto no branco.

Outra tendência interessante que pode extrair-se dos números é a da evolução dos gastos ao longo do mês de Dezembro. Pico tradicional de consumo, a quadra natalícia, não é toda uniforme neste ponto. Da primeira para terceira semana, o ritmo das compras (e respectivos gastos) assumem a forma de uma curva ascendente.


(Diário de Notícias)


Alguém me explica o fenómeno? As pessoas endividam-se nestas alturas, é? Ou, afinal, até têm dinheiro para uns presentes e só se sabem é queixar? Não percebo.

4 Comments:

Blogger Unknown said...

epá nao tive tempo para ler o post so te quero mandar um BEIJO cheio de saudades e a alex solnas manda um abraço apertadinho!LOLOLOL

olha eu não contribui para esse gasto pela certa!

BOA ENTRADA em 2007!;)

quarta-feira, dezembro 27, 2006 3:37:00 da tarde  
Blogger Jota Hemme e Hesse said...

Essa média tem por base o pessoal bueeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeda rico.

That's why.

quarta-feira, dezembro 27, 2006 4:17:00 da tarde  
Blogger Eva Luna said...

As estatisticas valem o que valem! é como dizerem que a média de rendimentos em Lisboa é de 1.000€!!! Não quer dizer que não seja verdade, mas nestas contitas entra pessoal com ordenados brutais!! o mesmo se passa com estas contas do natal! De certeza que essa média não engloba ninguem que eu conheça!

quinta-feira, dezembro 28, 2006 10:56:00 da manhã  
Blogger Pinholas said...

martita minha linda aqui a Je guériguéri subscreve as palavrinhas da eva luna!

quinta-feira, dezembro 28, 2006 12:06:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home