segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Agora, sim!






"A Interrupção Voluntária da Gravidez até às dez semanas, realizada por opção da mulher, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado, deixará de ser crime no nosso país.” José Sócrates

= Referendo 1998 =

SIM - 48,28%
NÃO - 50,07%
Abstenção - 68,1%


= Referendo 2007 =

SIM - 59,25%
NÃO - 40,75%
Abstenção - 56,39%


A questão do aborto, no Portugal do século XXI, já não é "tema fracturante". Enquanto o "sim" cresceu um milhão de votos em relação a 1998, o "não" apenas subiu 200 mil. E se se considerar que a esmagadora maioria do "não" concorda que nenhuma mulher deve ser investigada - quanto mais julgada e, eventualmente, presa - então a questão central ficou resolvida: os portugueses votaram a despenalização.
Fernando Madaíl, Diário de Notícias


(Eu não vou escrever um post sobre o referendo, eu não vou escrever um post sobre o referendo, eu não vou escrever um post sobre o referendo... Ups! Tarde de mais.)

20 Comments:

Blogger Eva Luna said...

Não me lembro qual a ultima vez que tinha ficado contente com o resultado de uma eleição!!!! (Qd o santana lopes perdeu não conta, isso era a felicidade extrema!!!)
É triste ter de assistir a um referendo sobre este tema, e ainda mais triste que mais de 50% das pessoas não se tenha dado ao trabalho de ir votar. O voto deveria ser electrónico e ficar registado tipo cadastro. Assim sempre que alguem quisesse receber o IRS ou pedir alguma coisa à segurança social... Não tinha direito: Não há votozinho, não há regalias!!! VIVA O BRAZIL!!!!

(não liguem ao que eu digo, estou demente)

segunda-feira, fevereiro 12, 2007 12:16:00 da tarde  
Blogger cmc said...

Em 1998 tive (tivemos) pena de não poder votar. Chateou-me!

Não concordo contigo eva luna, como também não concordo com a abstenção. Mas, como cidadãos temos direito a escolher votar e a escolher não votar.

segunda-feira, fevereiro 12, 2007 1:09:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A parte melhor de ter ido votar foi quando tive a oportunidade de fumar um cigarro na escola onde dantes não me deixavam jogar à bola, nem com bolas de meias, não me deixavam brincar com carrinhos e mão me deixavam jogar ao berlinde.
E, por mais incrível que pareça, eu não sou do tempo do Estado Novo(logo, como não tinnhamos mais que fazer, bate-pé com eles...).

segunda-feira, fevereiro 12, 2007 1:58:00 da tarde  
Blogger Eva Luna said...

CMC, concordo que nós temos direitos e e um deles é exactamente não votar, mas também devemos estar cientes dos nossos deveres. Votar é um dever, não um direito. Acharia mto bem que quem não cumprisse o seu dever, não deveria ser apoiado pelo estado. Não cumpres, não tens direitos, ou no minimo teria que se pagar uma multa para ter acesso novamente à assistencia social. Se não contribuis para o teu país melhorar, pq é que o teu país há-de contribuir para ti?! Direitos / deveres! é a vida!! (devia ser pelo menos)

segunda-feira, fevereiro 12, 2007 2:32:00 da tarde  
Blogger cmc said...

eva luna, compreendo o teu ponto de vista, mas não estamos no Estado Novo. Como tal.não devemos censurados dessa maneira. Se não votas, ficas numa lista negra, não recebes isto, não ganhas aquilo, e não tarda nada estarás no Tarrafal!!!

Em relação a não contribuir... eu pago uma batelada de impostos todos os meses - IRS e IVA. Tenho o direito de não ir parar a uma lista negra!

segunda-feira, fevereiro 12, 2007 2:45:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Com licença... Só umas notinhas...

Votar é, além de um dever, um direito. E opiniões são opiniões. Pessoalmente, também não me abstenho por achar que devo fazê-lo, mas cada um é livre de votar ou não, embora eu não concorde. Especialmente num referendo - quanto a eleições é diferente. No entanto, a abstenção (embora eu prefira os votos nulos ou brancos, mas, lá está, isto é só a minha opinião) é também uma forma de "luta", de dizer nem que seja "estou-me a cagar para esta merda toda, pago impostos comó caraças, e não voto, não voto, não voto!". Why not? Não concordo, em princípio (não sei, não sei...) nunca será assim que me manifestarei, mas... cada um sabe de si!

segunda-feira, fevereiro 12, 2007 3:12:00 da tarde  
Blogger cmc said...

.

segunda-feira, fevereiro 12, 2007 3:15:00 da tarde  
Blogger cmc said...

alguém sentiu o sismo?!

segunda-feira, fevereiro 12, 2007 3:15:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Peço desculpa Eva Luna mas, na minha opnião, por uma vez concordo com a cmc.

As pessoas têm todo o direito de expressar ou não o seu voto. Como tu tens o direito de expressar ou não a tua opinião(neste caso crítica) sobre isso. Eu não morro de amores(muito longe disso) por esta experiência democrática(e antes que me matem sinto-me obrgado a dizer que sou anti-qualquer regime totalitário), cujos os defeitos saltam-me à vista como pontos vermelho-vivos numa tela negra. Ninguém me pode obrigar a escolher seja o que for. Votar em branco? E que tal demonstrar todo o meu desinteresse pela política(gosto de me considerar "apolítico") não votando(mais uma vez sinto-me obrigado a dizer que votei neste domingo)?Serei obrigado a votar num sistema com o qual eu não concordo completamente, regido por pessoas que eu não elegi e que não me representam?

No entanto compreendo o teu ponto de vista, como também compreendo(e agora vou levar uma sova) o ponto de vista que defende que só pessoas com a escolaridade obrigatória poderiam lutar. Mas compreender não é concordar.

No entanto tenho que te dizer que essa coisa do estado me apoiar me faz um bocado de comichão.De que apoios é que falas? Da saúde? Da educação? Das maternidades e escolas que fecham? Dos estádios de futebol que se constroem?Da justiça que mais que injusta é ausente?

segunda-feira, fevereiro 12, 2007 3:19:00 da tarde  
Blogger Pinholas said...

senti as paredes de madeira a tremerem e o chão flutuante debaixo dos meus pés....disse-me
SIM isto está realmente a tremer.

Marta concordo plenamente!
Bjos

segunda-feira, fevereiro 12, 2007 3:22:00 da tarde  
Blogger cmc said...

De que apoios é que falas? Da saúde? Da educação? Das maternidades e escolas que fecham? Dos estádios de futebol que se constroem?Da justiça que mais que injusta é ausente?

??? Alguém consegue responder à pergunta do Toupas?

segunda-feira, fevereiro 12, 2007 3:26:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Eu não consigo.

segunda-feira, fevereiro 12, 2007 4:01:00 da tarde  
Blogger Eva Luna said...

Reparem, cada um faz o que quer quando quiser e escolhe as suas formas de luta. Contudo na minha opinião não é forma de luta não votar. Votar em branco ou nulo é um sinal de que algo está mal, agora nem sequer ir lá?!?! Cada um faz o que quer, é certo, mas quem não vota, para mim não tem moral para falar ou criticar. se não faz nada para melhorar, se não vai lá dar o seu cunho, dps não se lamentem. Não é que alguma vez eu tenha votado em alguem que ganhou eleições, mas contribuo para eleger deputados para a oposição, para a molhada para fazerem barulho (e já agora tb não sou a favor de estados totalitários sejam eles de direita ou esquerda.) Por pior que sejam as nossas "ajudas estatais" (que são más horriveis e cada cêntimo que me tiram do ordenado doi como ó caraças)pelo menos existem. Na suiça se quiseres ser assistido por um médico tens de ter seguro de saude particular, nem sequer existe o publico. O meu pai ia morrendo lá por não ter esse seguro mesmo sendo cidadão Europeu!

Também quero que fique claro que NÃO GOSTO NEM DEFENDO O SALAZAR, TÀ?!?!?!?

segunda-feira, fevereiro 12, 2007 4:45:00 da tarde  
Blogger Eva Luna said...

só por terem insinuado isso, já venho, vou ali vomitar!

segunda-feira, fevereiro 12, 2007 4:46:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Fiquei muito contente com a vitória do SIM! Finalmente um passo em frente.
Ya, e senti o sismo. Acordei com a cama a abanar e senti-me a miuda do Exorcista!! Foi uma cena mt à frente!

segunda-feira, fevereiro 12, 2007 4:47:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Eh lá, finalmente agitação por estas bandas!

Eva Luna, eu sei, eu sei... vou ali vomitar contigo! eheheheh

Bom, opinar é fixe e é melhor ainda quando não concordamos. Não acham? Vá lá, é tão giro!!! Sangue tch tch tch, sangue tch tch tch!

Vandoxa, não voltas a ver essa porcaria antes de te deitares! Bem, bem!

segunda-feira, fevereiro 12, 2007 5:16:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eva Luna:
Nunca foi minha intenção dizer que eras ou não eras fascista ou outra merda(e uso a palavra merda no sentido mais lato dela) qualquer, até porque nem te conheço. Quando escrevi aquelas coisas foi para que não houvesse confusões em relação àquilo que eu sou ou acredito.

Quem não vota não tem direito a falar mal ou a criticar porque não faz nada para mudar...
Terei percebido bem?
È isto que queres dizer?
Desculpa-me, não consigo deixar de sorrir.
Tu sentes realmente que o teu voto muda as coisas? Tens alguém na assembleia ou mesmo na câmara da tua cidade que tenha sido por ti elegida(e com isto quero dizer nomeada)? Tens alguém num cargo de poder que defenda os teus direitos e os teu valores? E estou a falar dos teus direitos e valores específicos de ti, não daquela massa sem cor nem forma a que são os partidos sob forma dos seus programas e das suas ideologias vagas. No fundo:
Sentes-te representada por algum daqueles senhores e senhoras que trabalha na poliítica deste país? Quase consigo responder por ti. Não(senão, não votarias em forças de oposição pelos motivos que dizes e que não dizes). Votar só por votar não me interessa, não o faço, não o farei.
Mas isso sou eu que, ao que dizem, tenho pipocas na cabeça.
E, sinceramente, essa ideia de que quem não vota, não fala... Já para ão falar dos coitados que não pudessem ter votado por razões de força maior(enterros, doenças, estar ausente no estrangeiro, etc.) que teriam de se enfiar em morosas filas interminaveis para entregar uma atestado para que não tivessem de pagar multas, para que pudessem falar e criticar... não te parece um caminho perigoso? um pouco como uma democracia à força? Obrigar alguém a exercer um direito não é um bocado, sei lá, contraditório?

E por último, e desculpa a seca, falas-me na suíca e eu falo-te na suécia onde saúde e educação(ao que me disseram) são totalmente suportados pelo estado. E não te esqueças que, daqui por mais uns aninhos, também não terás Segurança Social estatal, ou só terá quem quiser, e com os rios de dinheiro que nós ganhamos, o mais provavel é mesmo não querermos. E depois, quando tivermos que ir ao hospital é bom que tenhamos seguro, ou arriscamo-nos a ficar à porta, de sorriso irónico na car, e lágrimas de crocodilo no coração(epá! que bonito...)

E já agora, e eu sei que isto é um raciocínio um bocado manhoso, o Ghandi escolheu como forma de lutar contra a violência precisamente a não-luta, a não-violência.

Eu não voto em eleições. Não me identifico com nenhum partido político e de certeza que nenhum deles se identifica comigo. Nenhum dos deputados me representa a mim ou a pessoas(+ou-) como eu(se as houver). Não imagino melhor maneira de criticar um sistema com que não concordo do que não participar nele.
Voto em referendos porque, aí sim, cínicamente, sinto que me estou a expressar e a representar.

segunda-feira, fevereiro 12, 2007 5:41:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sei que já chego tarde à discussão, mas ESTOU CONTIGO EVA LUNA!!! Como é que alguém pode criticar o sistema quando não faz a sua parte para o tentar alterar?!

terça-feira, fevereiro 13, 2007 11:16:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

bom dia a tds!:)

terça-feira, fevereiro 13, 2007 12:34:00 da tarde  
Blogger Rosa said...

:D Isso é quase tão incontornável como escrever um post sobre o Natal.

quarta-feira, fevereiro 14, 2007 12:14:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home