quarta-feira, fevereiro 14, 2007

Saint Valentine's Day (em inglês soa menos mal)


Francesco Hayez


Isto de haver um dia dos namorados é, na minha humilde e singela opinião, uma parolice. Irrita-me que o dia de S. Valentim seja uma americanice e mais me chateia que haja um consumismo desenfreado à volta desta data. Ainda por cima, todo o alarido que se faz à volta do dia 14 de Fevereiro deixa qualquer solteiro na merda por não contar para as estatísticas da afluência a floristas, restaurantes (e as tascas, coitadinhas? São a melhor opção para quem quer jantar sossegado neste dia) e lojas de peluches, nem para as do tráfego de mensagens escritas das operadoras de telecomunicações móveis. E os tipos que têm mulher e amante (ou as que têm marido e amante, vá…), como é que fazem? Levam flores à mulher (ou ao marido, pronto…) e depois fogem para uma reunião? Mas quem é que marca reuniões para a noite de 14 de Fevereiro? Ninguém! Depois, há também aquele sentimento de “obrigação”, que me é claramente exterior ou a uma eventual relação que possa ter, que faz com que me sinta anormal por não me lembrar sequer que a data existe ou por não querer comemorá-la. Posto isto, o Natal é mais ou menos a mesma coisa, mas desse não posso fugir, sob pena de ser deserdada.

Por outro lado, quando uma pessoa anda feliz e contente, é inevitável pensar em celebrar o que sente. E quando digo celebrar não falo em desatar a oferecer flores e ursinhos, jantar fora com mais 328 casais ou ir aos pastéis de Belém. O que quero dizer é que há celebrações interiores que podem ser feitas. De nós para nós, para ele ou para ela, sempre de dentro para fora. E estas são as minhas comemorações favoritas e que, ainda por cima, podem ser feitas em qualquer sítio e em qualquer circunstância. É para festejar o amor? Acho que todos os pretextos para o fazer são bons, até um dia de S. Valentim, sob este prisma, me parece maravilhoso. Mas abaixo ir passear para Sintra com balões em forma de coração!

23 Comments:

Blogger marta cs said...

SortudoMan, do you want to be my Valentine?

SortudaWoman

(ihihihihihihihih Lamechice allez allez)

quarta-feira, fevereiro 14, 2007 1:57:00 da tarde  
Blogger cmc said...

Mas o que é isto??? Bem! Aiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiaiiai!!! Sortudo para aqui, sortuda para ali... aiaiaaiaiiaiaiaiaaiiaiaiaiai!!

Plenamente! Abaixo o balão em forma de coração! E ursos nem vê-los!

Não sei se já repararam, mas hoje joga o SLB. Este jogo vem estragar os planos de muitas namoradas/mulheres/amantes que ansiavam por uma noite romântica! Querias chocolates? Um jantar à luz das velas? Uma prenda? Uma declaração? Ahahahah! Um colega meu preparou um jantarzinho muito especial, num restaurante escolhido a dedo: Catedral da Cerveja! (Para quem não sabe é no estádio do SLB) Estava todo contente a dizer: Levo a miúda a jantar, dou-lhe as prendinhas e ainda vejo o jogo! Eu fiz "aquele" olhar de censura, e ele refutou: Não posso perder o jogo! É para a taça UEFA... e é o SLB! Eu continuei com a censura e ele, vencido, disse-me: O dia dos namorados é quando o homem quer, não é? Depois compenso-a!

Como tal, eu cheguei a um acordo lá em casa: Vês o jogo à vontade... depois tens duas horas, até o dia acabar, para mostrares aquilo que vales!! ihihihihihihihihihihihihihiihihih!

Happy!**

quarta-feira, fevereiro 14, 2007 2:32:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Esse gajo é o pior... quer dizer, agora que penso melhor, na verdade, lá está!, ele sente-se obrigado a fazer qualquer coisa. E não acho nada bem... Mas enfim, cada um sabe de si e entre marido e mulher não se mete a colher! Mas daí a levá-la a jantar ao estádio da luz... a mim dá-me vontade de rir! Ahahahahah! "Ai, queres prendinhas e jantarinho e o caracinhas? E eu quero joguinho, por isso, bora lá juntar o útil ao agradável!" Ahahahahahah!

Eheheheheheh! O avô está velhote, pá!!!

E essa dos Valentins... não faz sentido nenhum ou é impressão minha?!

quarta-feira, fevereiro 14, 2007 2:40:00 da tarde  
Blogger Eva Luna said...

FUCK Valentine's Day

quarta-feira, fevereiro 14, 2007 3:05:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ó minha cara amiga Marta:

O valentim não é uma invenção americana. É uma invenção romana, latina(poderia ter outra origem?eu também acho que não).
"São Valentim fora um sacerdote cristão e um mártir que teria sido morto a 14 de Fevereiro de 269 d.C. "
"(..) na Antiga Roma, Fevereiro era o mês oficial do início da Primavera e era considerado um tempo de purificação"
"O dia 14 de Fevereiro era o dia dedicado à Deusa Juno que, para além de rainha de todos os Deuses, era também, para os romanos, a Deusa das mulheres e do casamento"

Dia de S, Valentim foi quando o Boavista ganhou o campeonatp.


Toupeira

quarta-feira, fevereiro 14, 2007 3:14:00 da tarde  
Blogger cmc said...

Olhe, amiga Marta: O AVÔ NÃO ESTÁ VELHOTE! ESTÁ MELHOR QUE MUITOS MENINOS DE 30 ANOS!

quarta-feira, fevereiro 14, 2007 3:36:00 da tarde  
Blogger cmc said...

Durante o governo do Imperador Claudius II, este proibiu a realização de casamentos em seu reino, com o objectivo de formar um grande e poderoso exército.

Claudius acreditava que os jovens se não tivessem família, se alistariam com maior facilidade.

No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Seu nome era Valentine e as cerimónias eram realizadas em segredo.

A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte.

Enquanto estava preso, muitos jovens jogavam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor.

Entre as pessoas que jogaram mensagens ao bispo estava uma jovem cega: Asterius, filha do carcereiro a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentine. Os dois acabaram-se apaixonando e milagrosamente recuperou a visão.

O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: “de seu Valentine”.

Expressão ainda hoje utilizada.

Valentine foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270 d.C.
- Wikipedia

quarta-feira, fevereiro 14, 2007 3:39:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Pronto, pronto, mas os amaricanos é que desataram a comemorar o dia ou não? Assim tal como ele é hoje. Ai, foram, foram!

quarta-feira, fevereiro 14, 2007 3:47:00 da tarde  
Blogger Eva Luna said...

tem que se arranjar uma razão histórica para se odiar este dia?!?!!?

quarta-feira, fevereiro 14, 2007 3:52:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sure do!
And you, Lucky Míuda, will you ser a my Valentine, so we possamos andar a Valentining together o whole year?
Little dark é que é!

SortudoMan

quarta-feira, fevereiro 14, 2007 4:02:00 da tarde  
Blogger cmc said...

Vocês estão completamente in love!!

quarta-feira, fevereiro 14, 2007 4:21:00 da tarde  
Blogger Pinholas said...

Esperem lá o meu gajo chama-se F e não Valentim...acho muito mal fazer algo de especial neste dia que tem o nome de um gajo que não é o meu....

quarta-feira, fevereiro 14, 2007 4:31:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Já pensaaram que o dia dos namorados(era assim que se chamava no meu tempo) representa para as flores, nomeadamente para as rosas, uma espécie de dia do juízo final?
Tipo armagedão? só que com os quatro monhes do apocalipse:
o quéfrô, o quépato, o québrincos e o umeurotudo.
Se no Natal se começou a fazer àrvores de Natal artificiais, acham que se um gajo oferecesse uma s rosas de plástico a gaja gostaria?
Se fosse ecologista não gostaria, teria preferido que lhe tivesse dado umas feitas de papel reciclado.

quarta-feira, fevereiro 14, 2007 4:45:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

prémio especial para quem adivinhar quem foi o gajo que escreveu o comment anterior

quarta-feira, fevereiro 14, 2007 4:46:00 da tarde  
Blogger cmc said...

Toupas...

quarta-feira, fevereiro 14, 2007 4:48:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá menina "amiga" Marta!!! como esta??

Bem andei distante mas a cara "amiga" poera sempre contactar para ricardo.rizza@gmail.com!!!

Cumprimetos
Ricardo / Rizza

:lol::lol:

quarta-feira, fevereiro 14, 2007 4:57:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Devo dizer que acho este dia foleiro. As gajas andam todas com um olhar manteiga porque o namorado se sentiu obrigado a comprar-lhes uma flor ou a pagar-lhes o jantar! É verdadeiramente TRISTE!!!!
Nunca comemorei o dia e não comemoro, pelo que ir ver o SLB parece-me um programa interessantíssimo!

quarta-feira, fevereiro 14, 2007 5:48:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

é por isso que hoje vou bater na Lucky Miúda enquanto ela me paga o jantar e me oferece uma viagem ao Elefante Branco com TODAS as despesas pagas.

Sortudo Man a testar a sortudice dele

quarta-feira, fevereiro 14, 2007 5:54:00 da tarde  
Blogger cmc said...

Ó Sortudo, vamos ver se ela vai nessa!!!

quarta-feira, fevereiro 14, 2007 6:06:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Só muito assim de repente, que estou cheiinha de trabalhito...

É QUE É JÁ A SEGUIR! YA, YA!!!

quarta-feira, fevereiro 14, 2007 6:19:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Ó Sortudo, deves estar cá com uma sorte! DEVES, DEVES!!!

quarta-feira, fevereiro 14, 2007 7:03:00 da tarde  
Blogger cmc said...

Queremos post, queremos post!!!

Novo, novo, novo, novo!!

quinta-feira, fevereiro 15, 2007 1:31:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Estou de fecho, hoje não dá! Se der eu aviso! baci

quinta-feira, fevereiro 15, 2007 1:59:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home