sexta-feira, março 23, 2007

Patinhas de carraça




O Museu de Salazar, criado pela Câmara de Santa Comba Dão em colaboração com o sobrinho neto do porco fascista, Rui Salazar de Lucena, está a dividir opiniões. Uns dizem que é preciso preservar a memória de uma figura central da História do século XX, outros dizem que a criação do museu representa “um retrocesso civilizacional ao qual é preciso dar um combate eficaz”.


A uns e a outros, o que tenho a dizer é que vão bardamerda!

Quanto aos primeiros, Salazar foi sem dúvida uma figura central da História do século XX. E Jack, o Estripador, foi uma figura central da História do século XIX; em relação aos segundos, tenham lá calma, que isto é uma democracia (cof cof) e pode-se erigir museus à memória da poia que se quiser.


Mas do que eu gosto mesmo é dos “gritos de guerra” dos habitantes de Santa Comba Dão. Aqui ficam alguns:

- “Quero que se lembrem do Salazar, um filho desta terra que é preciso conhecer!” De facto, é difícil esquecer. Sobretudo aqueles que estiveram presos, foram torturados ou que fazem visitas mentais nocturnas a terras de ultramar.

- “Respeito pela memória de Salazar, para defender a sua doutrina, contribuindo para que a mesma não seja esquecida nem deturpada e que se recorde o seu exemplo!” Ressuscite-se a PIDE, que só queria manter a ordem e ninguém andava aí a ser roubado pelos pretos que estavam lá para terra deles! Isso é que eram tempos! Crie-se uma nova Legião Portuguesa! Hip hip… hurray! Heil! Ai, não, enganei-me, isto do heil era outra coisa… Salvé! Pronto, assim está melhor.

- “Salazar nunca fez mal a ninguém e a esta terra só trouxe coisas boas!” Sobre a primeira parte que constitui a oração, não vou tecer comentários; quanto à segunda, o facto de Salazar levar pastéis de Belém aos conterrâneos sempre que visitava a sua terra natal não me parece razão suficiente para se abrir um museu em sua homenagem.

- “É importante conhecer-se o Estado Novo!” Ena, concordo! Mas é preciso celebrar um fdp para isso? E que tal um museu sobre a PIDE? Também é importante conhecê-la… E um monumentozinho ao Tarrafal? Eu acho que era simpático.

- “Salazar continuas vivo, mesmo contra quem nega tua obra!” Pois continua, já falámos sobre isso, não é fácil esquecer. E penso que ninguém nega uma obra tão vasta e competente como a do fascismo. Aqui, na Alemanha ou noutro país qualquer onde tenha havido uma ditadura fascista. São aparelhos de estado altamente competentes que funcionam tipo carraça. Arranca-se e ficam lá as patinhas a espalhar veneno…


Quanto aos antifascistas, desculpem lá, esqueci-me de vocês entretanto, mas o que vos queria dizer, basicamente, é que os senhores conterrâneos do Salazar têm razão. Ele é responsável por uma obra que vai lá, vai! É que foi mesmo merda da grossa, senão vejam (e isto é o mínimo que posso dizer): PIDE, Mocidade Portuguesa, Legião Portuguesa, Guerra Colonial, Tarrafal, Comissão de Censura… foi só criar! E durou tudo durante quase 50 anos! É obra ou não é?

35 Comments:

Blogger Capitão Merda said...

Onde é que assino, Marta?
Cumprimentos e parabéns por este "post". Está muito bom!

sexta-feira, março 23, 2007 11:52:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O post está, de facto, muito bom. Embora eu ache que houve muitos problemas que surgiram com o fim do regime salazarista.
Quanto ao fascismo, sinto-me obrigada a dizer, embora saiba que a maior parte dos visitantes deste blog vão querer matar-me, que até tem princípios que não são descabidos. Por exemplo, Hitler tinha um ponto de vista forte ao querer eliminar uma raça, só se enganou! Não eram os judeus que mereciam morrer...

sexta-feira, março 23, 2007 12:42:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

capitão merda
Bem-vindo!
Tu é que me inspiraste com aquele post dos "portugueses de merda". Foi aí que soube que o Salazar vai à frente na votação dos "Grandes Portugueses", com 22 mil votos... Pffffffffff!!! Ai, emigro, emigro!!!

prozac
Só tu!!! Obviamente, como tu bem sabes, não concordo nada com isso, mas fico contente por conseguir conviver contigo diariamente e não andarmos ao estalo. Ahahahahahahahah ;)

sexta-feira, março 23, 2007 12:47:00 da tarde  
Blogger cmc said...

No comments.

Bom dia!!

sexta-feira, março 23, 2007 2:01:00 da tarde  
Blogger Eva Luna said...

Ia exactamente fazer aqui uma alusão ao facto deste porco nojento fascista estar na liderança dos grandes portugueses!!! Mas que país é este, foda-se!!!! Que gente é esta que se dá ao trabalho de votar neste cabrão?!?! Certamente não serão só as gentes de Santa Comba Dão e isso é que é assustador. Demos dois passinhos de bebé na questão do Aborto (e olhem que foi preciso dois referendos, porque esta gente é mmo estúpida) e agora são 4 de gigante para trás?!!? Marta vou contigo!!!

sexta-feira, março 23, 2007 2:50:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pronto... lá venho eu, a defensora dos mais fracos e oprimidos, defender este senhor das garras do Papão! Defender como quem diz…não é que eu seja simpatizante ou amiga do senhor não é verdade, MAS há que tambem não o crucificar desta maneira! Senão vejamos:

1- Não gosto nada que me mandem à bardamerda! Gosto mais de ir dar uma voltinha à merdaleija!
2- E depois convenhamos que o senhor ate que não andava sempre muito aprumado e ate tem fotos onde aparece na sua modesta casa (sim que ele não se açambarcou do € do povinho para os chular nos impostos e depois ter uma bruta casa e grande frota automóvel ou camarotes nos estadios!), com as solas dos sapatos rotos e tudo, mas não é preciso chamar o senhor de Poia! Quer dizer...o que dizer do senhor Valentim Loureiro depois da entrevista de ontem no canal de serviço publico!
3- Se o senhor Bush tem direito a tanta cobertura mediatica e atençao e estatuas e apertos de mao e poder no mundo epá acho que este senhor tambem ter um museu na terra onde nasceu não é assim nada de muito mais grave ou mesmo de grave! Não que o veja como uma figura a homenagear mas tambem não vejo como uma figura a não poder ter o seu cantinho de atençao! Alias…eu tambem não vejo qual o mal da piadola ALLgarve que há por aí por isso acho q sou eu que devo ser suspeita…fico mais chocada por a camara usar o € dos meus impostos para o seu presidente ter um carro mais fixe ou por a filha dele a estudar nos EUA;
4- Os campos de concentraçao nazis tambem viraram museus e ninguem fica la muito chocado com isso!
5- Se algum dia fizerem um museu ao dr mario soares ou ao engenheiro guterres que em muito menos tempo mandaram o tuga para as areias movediças sou eu que vou ter pesadelos nocturnos com as urgencias dos hospitais e as condiçoes de educaçao que existem neste país depois de andar uma vida a pagar impostos!
6- Hoje em dia é pena não se dar nome aos lobbys e à censura invisivel mas sempre tao presente que existe tao pomposos como são a mocidade e tal e coiso senao tambem punha aqui uma enumeraçaozita!
7- Concordo que ele fez muita merda e não soube respeitar certos direitos essenciais e basicos como forma a impedir oposiçoes mas a democracia de hoje em dia tambem me provoca vomitos! Acho que os senhores ministros e deputados da merda tambem já podiam a começar a usar o poder de governar para serem dignos e fazer as coisas como deve ser! Mas o pessoal prefere ou ver os navios passar ou por em pratica os golpes que aprenderam a ver o ultimo filme do Rocky!
8- E por ultimo (se bem que se pensar bem ate que podia ficar aqui ate amanha!LOL), e para ser linchada como deve ser e com esquartejamento e decapitaçao incluidas aqui vai: o senhor che guevara tambem matou pessoas (e não foram propriamente poucas…) e não vejo o pessoal a falar disso quando o apupa! Com isto quero dizer que o senhor che guevara tem o seu lado de guerreiro e martir mas tambem tem o seu lado de poia, assim como este senhor tem o seu lado de poia mas tambem tem o seu lado “aguas de rosas”! Como alias…todos nos! Mas há aqueles que da jeito não conhecer um lado e há aqueles que da jeito não conhecer o outro! Se quiserem conhecer realmente esta carraça ouçam o hermano saraiva, esse granda maluco, a falar sobre ele! Não, não o defende! Apenas o apresenta como ele era…mesmo!
9- Afinal agora é que é o ultimo: volta D.Sebastiao! Estas perdoado!

Obrigada a quem conseguiu ler isto sem me chamar nomes feios e menos próprios ate ao fim, e desculpem la ser esta ignorante que sou!

Assinado,
Uma porca fascista!

sexta-feira, março 23, 2007 3:03:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

cmc
Olá!!!

eva luna
Siga!

anouska
Tens noção de que se eu fosse um equivalente ao salazar não podias dizer nada disso, não tens? Quer dizer, poder até podias, mas lá ias de visita a Cabo Verde, mais precisamente ao Tarrafal... E não acho mal que campos de concentração, antigas prisões, etc. virem museus. É pedagógico. Mas daí até celebrar essas coisas vai uma grande diferença. E o que querem fazer em Santa Comba Dão é homenagear um fascista. Mas, lá está, como já disse, faça-se o museu... Viva a democracia... Só lá vai quem quer...

sexta-feira, março 23, 2007 3:10:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Fere-me menos o orgulho do coraçao ver este museu a bombar do que o aeroporto da OTA a engonhar! 14 milhoes de aerius em estudos e 20 anos mais tarde ate aposto que vai ficar em aguas de bacalhau! Este museu ao menos sempre fica em aguas de emoçao!

sexta-feira, março 23, 2007 3:11:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olha olha mas entao se me quiserem um dia destes homenagear, tas-me a dizer que não vais la visitar o meu museu, é??? LOL
So lhe digo que ele não era o Papao…e falo com conhecimento de alguem que viveu a revoluçao por dentro do antro dos bichos mesmo e olhe que quem tambem andou a organizar o golpe não foi assim muito catolico não…olhe que houve esquemas que não foram assim muito…como dizer…correctos e demorcarticos para quem salvou o povo do Papao pá…é so o que eu lhe digo!

sexta-feira, março 23, 2007 3:35:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Anouska, OBVIAMENTE que vou ao teu museu!!!

E eu tenho família que sofreu nas mãos do Estado Novo, por isso... e é um facto que ele era fascista ou, afinal, coitadinho, foi obrigado? Ele nem queria...

sexta-feira, março 23, 2007 3:43:00 da tarde  
Blogger Eva Luna said...

Nem o meu pai, que eu considero fascista, defende o Salazar desta maneira! Porra!! Mas é verdade, viva a democracia, pois só irá a esse museu, quem quiser! E só escarra na fachada do museu quem quiser também!

sexta-feira, março 23, 2007 3:52:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bem, se eu não te visse la voltava do Alem tal Solnas e havias de ver!

Ahhhhhhhhh mas o meu testemunho tambem não teve propriamente tratamento de lord, sim? Muito pelo contrario! Mas nem foi pelo senhor himself, foi mesmo pelos que senhores q o tiraram de la!E esses tb foram obrigados, queres ver? Eu não defendo que o senhor não tem culpas no cartorio, calma aí, mas nunca o vi como o monstro das cuecas rotas ou algo assim… Eu percebo quer um lado quer outro! E OBVIAMENTE que ele não foi um coitadinho! Alem de q…lembra-te…aqui o Papão não foi ele…foi aquela malvada Sra Maria pá! LOLOLOLOL

sexta-feira, março 23, 2007 3:57:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

eva luna
"só irá a esse museu, quem quiser! E só escarra na fachada do museu quem quiser também!" ahahahahahahahahahahahah!

anouska
Essa ameaça vinda do além tal solnas deixou-me com medo. É que, como tu sabes, respeito muito a senhora! Eheheheheh!

E eu acho que isso é misturar alhos com bogalhos. Uma coisa é o salazar e o SEU regime fascista; outra é a a revolução. Que ainda bem que aconteceu, com todos os erros que podem ter havido. Precisávamos era de outra!!! Vamos mandar o sócrates para o exílio!!! Vá laaaaaaaaaaaaaaaaaaaaá!!! A Sibéria é fixe!!! É fresquinha!!!

sexta-feira, março 23, 2007 4:04:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olhe que não!olhe que não! Olhe que o que antecedeu os dias da revoluçao não foram bogalhos!

Pois eu tb acho q essa q ainda bem q aconteceu n resultou propriamente por isso estou ctg! Mando estas carraças todas para bem longe! E sim, a Sibéria parece-me muuuuuuuuuuuuuuuuuito bem! Sigaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!

sexta-feira, março 23, 2007 4:15:00 da tarde  
Blogger Eva Luna said...

hummm a sibéria não é perto!? e para PLUTÃO?!

sexta-feira, março 23, 2007 4:18:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Agora até vem aí o calor abrasador, temos o aquecimento global a entrar por tudo quanto é sítio... a Sibéria já não é o horror que era, não é? Acho que podiam muito bem ir fazer as suas experiências políticas para lá...


Acabei de evr isto na wikipédia...
Mas o grande pitéu dos siberianos era a rena, no que não se distinguiam de todos os outros povos do Ártico. Os nómadas da tundra aproveitavam tudo daqueles animais: os globos oculares eram comidos como em Portugal se comem azeitonas, os lábios e orelhas eram especialmente apreciados e até o conteúdo semi-digerido dos intestinos (fibras de plantas) era utilizado para fazer "pudins negros" (os outros ingredientes eram a gordura e o sangue coagulado).

sexta-feira, março 23, 2007 4:19:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Isso!!! Ainda por cima Plutão foi despromovido por ser anão (http://fuckthemalliftheycanttakeajoke.blogspot.com/2006/08/pluto-planeta-j.html#links), há que lutar pelos seus direitos. Ora aí está uma causa nobre pela qual podem lutar com afinco!!!

sexta-feira, março 23, 2007 4:30:00 da tarde  
Blogger Eva Luna said...

Se calhar a Sibéria até nem é mau... com esse regime alimentar, até começo a gostar da ideia!

sexta-feira, março 23, 2007 4:31:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

1. Acho mal insultarem assim o animal. O animal não foi, não é nem será fascista.
2. O animal tem coisas boas. Lá por fazer muita merda não o torna no senhor diabo.
3. Eu gosto muito de fiambre.
4 deixem de insultar o porco, que é um bichinho que nos merece muito respeito.
5. Viva a Sicasal e a Nobre

sexta-feira, março 23, 2007 5:35:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

bem mas q excerto mais aterrador! Porra isso poe o “Shining” como historia de embalar! Hummmm…e se os mandassemos a todos para o INFERNO?? Ou seja….começar a viver do ordenado mínimo e serem atendidos nas urgencias de uma localidade qualquer q já fechou e entao manda-los de ambulancia do inem q demora 6h a chegar ao local, e entretanto a filha deles tambem já teve a criança no mato mas criança essa que vai ganhar 20€ de abono por mês e já vai com sorte? E faze-los pagar os impostos todinhos a tempo e horas? HUM? Que tal???

sexta-feira, março 23, 2007 6:08:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A César o que é de César.

A liberdade é a essência da vida. É o que ela vale. Sem ela somos reduzidos a meros animais, sem dignidade. A guerra, a morte, a tortura são as ferramentas preferidas do Homem para obter o que de outra forma não consegue. São horrendas, vis da mesma maneira que são parte inegável da vida. Nunca haverá humanidade sem guerra. Nunca haverá liberdade total. O compromisso, a teoria dos jogos são as profecias do fim da liberdade. A economia é o meio e o objectivo da sociedade "democrática".

A César o que é de César.

O Toni pôs fim à desordem política. Construiu estradas. Lançou a reforma agrária. Exaltou o orgulho nacional. Protegeu o País de uma guerra com hitler, mussolini e franco. Chupou ouro aos nazis. Tirou a protituição da rua, devolvendo assim alguma dignidade às mulheres que a essa "profissão" recorreram. Criou Amália. Eusébio allez. Defendeu a Língua Portuguesa. E fez muitas outras coisas boas e positivas. Porque nada nem ninguém é só mau (Diabo) ou só bom (Deus).

A César o que é de César:

A censura, os campos de concentração, a tortura, a perseguição. Ferramentas do Toni. Os milhares(milhões?) de mortos na guerra colonial. A frase que mais me chocou em toda a minha vida:
"Os soldados querem-se vitoriosos ou mortos" quando as tropas portuguesas em Goa, cercadas por milhares de soldados indianos, pediram à Velha Senhora para se retirarem. Inadmíssivel. Imperdoavel. Irrepetível.

A César o que é de César:

Nada do que o Toni fez de bom jamais anulará ou compensará o que ele fez de mal. E vice versa.

A César o que é de César:

Quem quiser louvar o Toni que o louve, bradando aos quatro ventos o que quiserem, construíndo museus, dando o seu nome aos filhos. E quem quiser insurgir-se contra isto que o grite, que se manifeste, que faça o que quiser. E quem, como eu, acha a vida é demasiado curta para estarmos preocupados com um passado que só não está nas portas do esquecimento porque os amigos e inimigos do toni não deixam, que diga, em voz moderada e pacífica que já passou, que está tudo bem, vamos andar para frente e esquecer o senhor sem nunca esquecer as lições que ele nos deu:
Sistemas totalitários, nunca mais. Nem Diabo, nem Deus, apenas um homem que, como tantos outros, cometeu demasiados erros. A ele, e esta é a minha homenagem, lhe dedico a minha indiferença e esquecimento. O Rei morreu, Viva o Rei.

sexta-feira, março 23, 2007 6:08:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O porco enqt bichinho merece respeito mas enqt Pinto da Costa já nem tanto!

sexta-feira, março 23, 2007 6:21:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

toupas, agora posso fazer copy/paste (mais ou menos, vá, há ali umas coisas que me ficam atravessadas na garganta) e assinar com o meu nome? Vá laaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaá!!!

sexta-feira, março 23, 2007 6:23:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

explica-te melhor...
1. que coisas é que tens atravessadas na garganta?
(parece-me importante saber isto)
2. ali, aonde?
3. podes

sexta-feira, março 23, 2007 6:25:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E se é tao simples assim porque não somos todos capazes de o ver?e sentir?e fazer? Toupeira allez allez! E de repente toda eu me encolho perante as palavras que tudo dizem e nada ofendem! É sempre bom ter quem nos faz falar cm deve ser e encontrar o âmago do sentimento que queriamos por ca fora e não conseguiamos! Viva o Rei e mai nada!

sexta-feira, março 23, 2007 6:29:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Isso de exaltar o orgulho nacional para mim vale zero. E este parágrafo não o escrevia.

O Toni pôs fim à desordem política. Construiu estradas. Lançou a reforma agrária. Exaltou o orgulho nacional. Protegeu o País de uma guerra com hitler, mussolini e franco. Chupou ouro aos nazis. Tirou a protituição da rua, devolvendo assim alguma dignidade às mulheres que a essa "profissão" recorreram. Criou Amália. Eusébio allez. Defendeu a Língua Portuguesa. E fez muitas outras coisas boas e positivas. Porque nada nem ninguém é só mau (Diabo) ou só bom (Deus).

sexta-feira, março 23, 2007 6:36:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Pôs fim à desordem política? Bom, de facto ficou bem claro quem é que mandava...

sexta-feira, março 23, 2007 6:37:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É... começam assim certas "ressurreições" sociais.

Museus devem sempre existir, obras com conteúdo histórico também, a preservação da memório é importante para não esquecermos os acertos e aprendermos com os erros. Denigrir a imagem de qualquer um destes "senhores" é dar margem aos seus adeptos de elevá-los a condição de mártires, porém erigir monumentos e museus em homenagem aos mesmos é atestar que foram mais benéficos do que maléficos no pesar da balança, o que, em hipótese alguma condiz com a realidade...
Mas se existem pessoas que ainda hoje sentem falta de Hitler, que choraram por Pinochet, se o Bush é ainda querido por muitos, por que Salazar não teria a sua (lá dele) cota!?
Ótimo texto!

sexta-feira, março 23, 2007 6:38:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Falei do orgulho nacional em contraste com a actual falta de auto estima portuguesa

Ó marta:
(e sabes que não quero (e se estou,peço já desculpa) insultar de maneira nenhuma)

Não o escrevias porque não concordas ou porque o teu ódio(será a palavra certa para definir o que sentes por ele?) não te permite falar das obras positivas deixadas pelo ditador? Para mim é um pouco desconcertante que digas isso. Parece-me importante manter a imparcialidade. E parece-me ainda mais importante não permitir que o Toni deixe uma herança de ódio(volto a perguntar se será esta a palavra certa) apenas e só porque o ódio prende. O ódio é inimigo da liberdade pessoal. Também não digo que se deva idolatrar o chavaleco, mas eu também acho que não devemos idolatrar ninguém. O que digo é que devemos observar o fenómeno pondo as emoções de lado. Esta é única maneira de o compreender veraddeiramente. E é esta compreensão que permitirá impedir que aconteça novamente.
Além de que é uma questão de justiça.

Repito-me:
A César o que é de César

sexta-feira, março 23, 2007 7:00:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

carecone, eu fico com pena que assim seja, mas é verdade... :)

sexta-feira, março 23, 2007 7:00:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ninguém impede ninguém de construir um museu em memória de todos os que sofreram ou morrerram pelas mãos do Toni.
Eu só acho que ele já existe. Chama-se 25 de Abril. E este nunca nenhum bulldozer poderá destruir.

sexta-feira, março 23, 2007 7:10:00 da tarde  
Blogger Jota Hemme e Hesse said...

Salazar, o vencedor do programa "Grandes Portugueses".

Voto massivo do povo de Santa Comba e de mais uns grupos fanáticos extremistas?

segunda-feira, março 26, 2007 9:58:00 da manhã  
Blogger marta cs said...

Ouvi falar em manipulações de votos. Será verdade?

De qualquer maneira, acho preocupante esse resultado. Deixa-me mesmo apreensiva...

segunda-feira, março 26, 2007 11:03:00 da manhã  
Blogger Sara said...

Grandes discussões que este assunto gerou e vai continuar a gerar...
Obrigado pela visita, Marta!
Volta sempre!
Beijinho

segunda-feira, março 26, 2007 11:39:00 da manhã  
Blogger Eva Luna said...

dassseeee e não é que o gajo ganhou?!!?!?

segunda-feira, março 26, 2007 12:29:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home