segunda-feira, março 26, 2007

Tormentas




O mar destruiu ontem parte das obras de recuperação do paredão feitas pelo Instituto das Águas na Costa da Caparica.


O MOSTRENGO

O mostrengo que está no fim do mar
Na noite de breu ergueu-se a voar;
A roda da nau voou três vezes,
Voou três vezes a chiar,

E disse: «Quem é que ousou entrar
Nas minhas cavernas que não desvendo,
Meus tectos negros do fim do mundo?»
E o homem do leme disse, tremendo:

«El-Rei D. João Segundo!»
«De quem são as velas onde me roço?
De quem as quilhas que vejo e ouço?»
Disse o mostrengo, e rodou três vezes,

Três vezes rodou imundo e grosso.
«Quem vem poder o que só eu posso,
Que moro onde nunca ninguém me visse
E escorro os medos do mar sem fundo?»

E o homem do leme tremeu, e disse:
«El-Rei D. João Segundo!»
Três vezes do leme as mãos ergueu,
Três vezes ao leme as reprendeu,

E disse no fim de tremer três vezes:
«Aqui ao leme sou mais do que eu:
Sou um povo que quer o mar que é teu;
E mais que o mostrengo, que me a alma teme

E roda nas trevas do fim do mundo,
Manda a vontade, que me ata ao leme,
De El-Rei D. João Segundo!»

(Mensagem, Fernando Pessoa)


O presidente da Junta de Freguesia da Costa de Caparica e os responsáveis do Clube de Campismo de Lisboa exigem a demissão do presidente do Instituto da Água (INAG).


Escolha-se outro domador, que já se viu que este não consegue acalmar a ira do bicho. E isso não se admite.




(Inspiração providenciada por Capitão Merda, embora ele não saiba...)

8 Comments:

Blogger Capitão Merda said...

Fiquei agora a saber...
Estou disposto a perdoar, em troca de uma garrafita de tinto...
Se for do Alentejo ou do Douro, claro está.

segunda-feira, março 26, 2007 3:40:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E O SALAZAR?

VOLTOU NUMA NOITE DE ENOVUADOS!

FODA-SE!

segunda-feira, março 26, 2007 4:59:00 da tarde  
Blogger Sara said...

Perdoem-me, mas eu não vejo maior estupidez que construir em dunas!

segunda-feira, março 26, 2007 5:02:00 da tarde  
Blogger Eva Luna said...

Sara... tou contigo!!!

segunda-feira, março 26, 2007 6:01:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

capitão
Uma garrafita de tinto, com certeza, é para já!

hugo
Tu nem me digas nada!!! Hoje fiz voto de silêncio...

sara e eva luna
É realmente estúpido e o resultado está à vista!

segunda-feira, março 26, 2007 6:17:00 da tarde  
Blogger Rosa said...

Supor que se pode domar o mar é que me parece de uma infinita estupidez e arrogância.
Sabes aquele provérbio ou lá o que é, assim do género: "Dêem-me serenidade para enfrentar as coisas que não posso mudar, coragem para mudar aquelas de que sou capaz, e sabedoria para ver a diferença"? Pois, é isso...

segunda-feira, março 26, 2007 6:21:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu não sei.. Não sou engenheiro(e não, não estive na Universidade Independente) logo não sou uma pessoa(a frase podia acabar aqui) qualificada para me pôr para aqui a bradar opiniões.
Mesmo assim, pergunto:
Tentar parar o avanço do mar com dunas e areia não é o mesmo que tentar proteger uma casa do avanço do fogo construindo um muro de papel?
Se fosse assim tão simples, não seria a Holanda uma das maiores importadoras de areia do mundo?
E porque é que, até agora, ainda não ouvi ninguém a pôr a hipótese da construção de um dique?

Usando o raciocínio dos senhores do Instituto da Água, vou tirar a porta da rua da minha casa e mandar instalar um par de colunas Hi Fi de alta gama com um sensor de movimento infra vermelhos de maneira a que, cada vez que alguém se aproximar, seja debitado um forte e autoritário "XÔ". Nenhuma pessoa ou animal seria capaz de se aproximar de minha casa. Também pensei num espantalho, mas os senhores do parlamento já estão demasiado ocupados a levantar a mão direita quando lhes mandam. É compreensível que não tenham tempo para pensar em soluções para os problemas do nosso país.

Ps. Quando for grande quero gastar 70 cêntimos e alguns minutos da minha vida numa mensagem de telemovel para um programa de televisão a dizer que Salazar é que é, sim senhora, aquilo é que é um grande português, conseguiu durante quarenta anos adiar o surgimento da classe espantalha(política). Quando ele estava no poder é que era, até porque dava muito menos trabalho falar mal de um pequeno grupo de indíviduos do que agora, que ele é ministros, ele é secretários de estado, ele é adjuntos, assistentes e toda uma grande multidão de gajos e gajas que até se vestem muito bem, com as suas gravatas e fatos de qualidade. Caso não estivéssemos demasiado ocupados a passar fome, a ser censurados, perseguidos, assassinados ou a ser mandados morrer numa terra demasiado longíqua para a podermos chamar de nossa. Afinal, os soldados querem-se vitoriosos ou mortos. Pessoalmente, dispenso. Prefiro um linguado grelhadito com umas batatinhas cozidas, tudo bem regadinho com azeite. Para beber, pode ser água.

segunda-feira, março 26, 2007 6:55:00 da tarde  
Blogger JooGoo said...

Boas noites…
Vim retribuir a visitinha que fez ao meu modesto blog e aproveito para comentar um tema que também já mereceu a minha atenção:"O Parque de Campismo da Costa da Caparica"

No que ao referido parque diz respeito, eu tenho apenas um comentário a fazer: Era uma obra de caridade que o mar fazia à costa portuguesa, se lhe lavasse a cara, purgando-a de toda aquela barracada que a invadiu!

JooGoo

quarta-feira, março 28, 2007 12:16:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home