terça-feira, agosto 01, 2006

O fim de Fidel?


Foto: Alejandro Ernesto/EPA


Pela primeira vez, em mais de quatro décadas, Fidel Castro delegou os seus poderes no seu irmão, Raul Castro.

Fidel sofreu um “acidente de saúde”, nas palavras do próprio, e o seu irmão mais novo, Raul, passou a ser, “provisoriamente”, primeiro secretário do Partido Comunista de Cuba, presidente do Conselho de Estado e comandante das Forças Armadas cubanas. A alguns dias de completar 80 anos de idade, Fidel foi hospitalizado para ser submetido a uma intervenção cirúrgica, por motivos que o próprio atribui ao cansaço.

De acordo com um comunicado lido ontem à noite na televisão cubana, Fidel Castro sofreu uma crise intestinal com sangramento que o obrigou a ser submetido a uma "complicada operação cirúrgica".

O comunicado - que terá sido escrito à mão e assinado pelo próprio Castro –foi lido pelo seu secretário particular, Carlos Manuel Valenciaga: "Dias e noites de trabalho contínuo sem dormir fizeram com que a minha saúde, que resiste a todas as provas, tenha sido submetida a um stress extremo. Isso provocou-me uma crise intestinal com sangramentos importantes, que me obrigou a enfrentar uma operação cirúrgica complexa".

"A operação obriga-me a conservar o repouso durante várias semanas, afastado das minhas responsabilidades e dos meus cargos", acrescentou o Presidente de Cuba.

Foi a primeira vez na história da revolução cubana que Fidel Castro delegou os seus poderes, ainda que com carácter provisório. De acordo com a Constituição Cubana, Raul Castro é o seu sucessor legal. Os restantes cargos foram delegados noutros membros do Governo e do gabinete político do Partido Comunista de Cuba.


> Cubanos exilados em Miami festejam a delegação de poderes

Nas ruas de Miami, nos Estados Unidos, os exilados cubanos receberam a notícia da doença do líder com manifestações de regozijo. As agências noticiosas descrevem cenários com centenas de pessoas nas ruas, a bater em tachos e panelas e a buzinar, no bairro de Little Havana, para celebrar o facto de Fidel Castro ter delegado o seu poder.

Por entre bandeiras com frases como "Viva Cuba Libre", o líder da oposição anti-castrista em Miami, Ninoska Perez, disse à AFP que acredita que Fidel Castro se encontra em estado grave e que, no seu entender, a morte do Presidente "seria o melhor que poderia acontecer a Cuba".


> Estados Unidos acompanham situação em Cuba

Peter Watkins, porta-voz da Casa Branca, disse esta manhã que os Estados Unidos estão a acompanhar a situação em Cuba. "Estamos a vigiar a situação. Não queremos especular sobre a sua saúde", disse à AFP. "Vamos continuar a trabalhar pelo dia em que Cuba será livre".

Os Estados Unidos mantêm um embargo sobre Cuba desde 1960.


Não sei… Mas acho que é melhor não lançarem já os foguetes!


AFP, Público e Eu


25 Comments:

Blogger marta cs said...

Não consigo legendar as fotos, não percebo nada disto.

Segunda foto: Raul Castro

Terceira foto: exilados cubanos em Miami

terça-feira, agosto 01, 2006 12:40:00 da tarde  
Blogger Unknown said...

"AFP, Público e Eu"!:)

A 1ªfoto:MT BOM!esta mt fixe!;)

sou claramente de valores de direita mas curto BUE o fidel por uma principal razao:a garra q tem!é mm de benfiquista pá!!!LOL

pq...no dia em q os cubanos se julgarem livres do fidel estarao presos pela cultura e pela imposiçao ocidental e especialmente pelos anormais dos americanos!

sinceramente...n sei qual a pior escravatura e miseria!:s

terça-feira, agosto 01, 2006 12:46:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Eu não sei, que nunca estive lá, mas parece que aquilo é uma bosta... Bom, não há (quase, vá...)criminalidade e as pessoas, apesarem de se matarem por sabonetes, consta que até são felizes. Mas tudo o que é ditadura e opressão e repressão, para mim, é um insulto à vida.

A ideia, inicialmente, até era boa e o Fidel era um gajo fixe, cheio de garra e tal; depois, subiu-lhe a parvoíce à cabeça e ficou assim... Estragou tudo e perdeu a oportunidade de realmente fazer a melhor coisa do universo. Ou então, de facto, é impossível pôr em prática aqueles ideais.

Sim, o pior é que os américas não vão perder a oportunidade de se agrafarem àquilo... Que praga!!!

terça-feira, agosto 01, 2006 12:58:00 da tarde  
Blogger The Smoking Man said...

É caso para dizer: ALELUIA! Lá se vai mais um dinossauro!!! :)

Só falta o coreano e o chinoca... sim que o Khadafi até é bom tipo. lololololol

Menos um comuna no Mundo! Yupiiii!

Hahahahahaha

Ps: Vá riposta lá...

terça-feira, agosto 01, 2006 1:46:00 da tarde  
Blogger The Smoking Man said...

Viva Cuba Libre!!!
(especialmente se fôr aquela bela bebida de Rum com Coca Cola!)

Hahahahaha

terça-feira, agosto 01, 2006 1:49:00 da tarde  
Blogger Unknown said...

eu acho apenas e somente q comunismo e natureza humana nunca vao rimar!pq infelizmente o homem qd chega ao poder parace q é possuido pelos 7 pecados mortais e mais alguns...corrompe-se tao facil e esquece-se da teoria linda e maravilhosa q supostamente ia por em pratica!

e enqt for assim os lenines e estalines e fideles e etc hao de ser apenas provas de q o comunismo so existe realmente na teoria!

penso eu de q...

terça-feira, agosto 01, 2006 2:15:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

mantolas,

Tu és o pior, fogo!!! E olha que ele ainda pode voltar... E ouvi dizer que o irmão é igualzinho...

Eu tb acho que o fidel fez ali muita merda. Era escusada aquela miséria toda e aquela imposição de "eu, eu e eu".


anouska,

Também estou convencida disso, mas continuo a ter esperança - aí mais uns 5 aninhos - de que um dia seja possível... Eh eh eh! Deixa-me lá continuar a sonhar, sim?? :)

terça-feira, agosto 01, 2006 2:20:00 da tarde  
Blogger The Smoking Man said...

Martolita

E depois o sonhador sou eu só porque queria ser Sultão e ter muitas odaliscas e riquezas...

Hahahahahahaha

terça-feira, agosto 01, 2006 2:28:00 da tarde  
Blogger The Smoking Man said...

E sublinho o !

Hahahahahaha!

terça-feira, agosto 01, 2006 2:37:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sou um fã incondicional do Fidel como pessoa. Como politico foi rasteirado pelo inicio da globalização, a sua teimosia sobre as suas ideologias foi demasiado. Tenho aprendido que ceder é a chave da manutenção da vivencia em sociedade, em todos os aspectos. Porém, quando abandonamos totalmente aquilo que acreditamos morremos e o grande Ernesto Guevara tinha grandes pensamentos que nos clarificavam muito aquilo que quero dizer, de uma maneira geral. Contudo acredito que estamos no caminho errado para a sobrevivencia da justiça social e quando isto acontece, a nossa parte primitiva vem ao de cima, pois todos queremos sobreviver do mesmo modo que todos os outros.

"OS MEUS FILHOS TÊM O DIREITO DE TER TUDO AQUILO QUE OS FILHOS DOS OUTROS TÊM, MAS TAMBÉM TÊM QUE SER PRIVADOS DE TUDO O QUE OS OUTROS NÃO TÊM"--CHÉ

é mais ou menos isso...

terça-feira, agosto 01, 2006 3:00:00 da tarde  
Blogger The Smoking Man said...

Não tou a celebrar amiga... mas já agora a menina bebe uma "Cuba Libre"?

Já ia... ;)

terça-feira, agosto 01, 2006 3:00:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Mantolini (Mussolini, mantolini, hum.......)

LOLOLOL! Deixa-me lá sonhar, sff!Bebo, sim!!! Manda vir!

Anikas
E será mesmo para celebrar?

Hugo
Eh pá, tu és o maior. Concordo tanto contigo! Finalmente alguém que me entende, porra! Isto aqui é só gajos de direita, chiça penico! Mas já tive a minha quota parte de desilusões no que diz respeito à ideologia comunista. Costumo dizer que sou comunista, mas de nenhum partido comunista que exista à face da Terra. Sou só comunista, estás a ver??? :D

terça-feira, agosto 01, 2006 3:24:00 da tarde  
Blogger Rosa said...

Ah, isso passa-lhe. Vaso ruim não quebra! :)

terça-feira, agosto 01, 2006 3:27:00 da tarde  
Blogger The Smoking Man said...

Sai uma Cuba pa mesa do cantoooo!

;)

terça-feira, agosto 01, 2006 3:32:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

LOLOLOL! Atenção que eu não sou MESMO comunista. Não quero tudo a fugir daqui por causa disso. Eh eh eh! Felizmente com a idade e determindas constatações moderei-me. Mas espero continuar a ser contestatária e reaccionária! E isso não quer dizer que seja comunista ou social democrata ou o caraças! Pronto, tive medo de ser mal interpretada...


Rosa, dizem que sim. Eu tb acho que é melhor não começarem já a cantar de galo... O homem é rijo! Eh eh eh

Mantolas, obrigada, estava cheia de sede!

terça-feira, agosto 01, 2006 3:36:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sem foguetes, pessoal! O camarada Fidel é dos rijos e não vai sem dar luta!! Temos de esperar para ver...

terça-feira, agosto 01, 2006 4:06:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

vandoxa
Olha quem ela é... Há séculos que não aparecias por cá...

terça-feira, agosto 01, 2006 4:08:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É verdade!! Isto tem andado complicado! E tenho saído tão tarde q já nem consigo ir ter com vocês...
Mas amanhã tou de FOLGA (acho eu!!)

terça-feira, agosto 01, 2006 4:26:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Também não temos andado aí...

Amanhã diz coisas, sim? :) Baci

terça-feira, agosto 01, 2006 4:29:00 da tarde  
Blogger The Smoking Man said...

Olá Vandoxa... ;)

Centraaaa! :)

terça-feira, agosto 01, 2006 4:29:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Esta vandoxa tem de ir ao blog do manta para integrar o harém... Eh eh eh! :)

terça-feira, agosto 01, 2006 4:34:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá, Manta!!!
Ao segundo poste...

terça-feira, agosto 01, 2006 4:38:00 da tarde  
Blogger The Smoking Man said...

Tou lá! ;)

Tou à mama!!! lolololollo

terça-feira, agosto 01, 2006 5:48:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Piadas futebolísticas e tal... Eh eh eh! Não se acanhem, estejam à vontade! Não se admirem é que eu não me ria, é que... Não percebo nada!!!!!

"Passa, estou isolado!" Diz um etíope, entre outros 21, dentro de uma cabine telefónica...

LOL! Que horror...

terça-feira, agosto 01, 2006 5:52:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eheheheheh...

sexta-feira, agosto 04, 2006 11:20:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home