quinta-feira, novembro 30, 2006

Referendo sobre aborto com data marcada




O referendo sobre a Interrupção Voluntária da Gravidez vai realizar-se no dia 11 de Fevereiro de 2007.

É domingo e o Carnaval é só uma semana depois. Por isso, toca a ir votar.



A pergunta do referendo já foi aprovada pelo Tribunal Constitucional e será esta:

«Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras 10 semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?»

62 Comments:

Blogger marta cs said...

SIM!

quinta-feira, novembro 30, 2006 1:37:00 da manhã  
Blogger Jota Hemme e Hesse said...

Já da outra vez estava tudo encaminhado para que ganhasse o SIM e depois ganhou o NÃO...

quinta-feira, novembro 30, 2006 9:40:00 da manhã  
Blogger Unknown said...

Hum...desde que eu nao tenha q pagar por essa opçao da mulher por mim tudo bem!

cada um sabe de si e faz o que lhe der na real gana mas n ponham os meus impostos a pagar essa opçao no SNS ok???

de resto ja me estou bem a cagar p o q as mulheres e os homens fazem!
desde que nao me venham chatear é na boa!

mas espero bem q ganhe o sim pá!ja n ha paciencia p o louçã e p o resto do pessoal!

(epá detesto este assunto!humpf!)

quinta-feira, novembro 30, 2006 9:47:00 da manhã  
Blogger cmc said...

SIM!
Claramente!
Indubitavelmente!
Inevitavelmente!
Obviamente!

(não, isto não é uma aula sobre advérbios de modo, para o Toupas!)

quinta-feira, novembro 30, 2006 10:09:00 da manhã  
Blogger Unknown said...

resto do pessoal = sem ofensa!

quinta-feira, novembro 30, 2006 11:01:00 da manhã  
Blogger marta cs said...

Da outra ves só ganhou o NÃO porque a abstenção foi gigante. E o referendo foi num fim-de-semana prolongado. Esta é a minha convicção. Desta vez não escapa... E vai-se fazer história. I hope!

quinta-feira, novembro 30, 2006 12:27:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

ves = vez

quinta-feira, novembro 30, 2006 12:27:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

bom dia..
SIM!!

quinta-feira, novembro 30, 2006 12:29:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Olha o avô!!! Folguinha, né?

quinta-feira, novembro 30, 2006 12:38:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ah pois!eheh!:)

quinta-feira, novembro 30, 2006 12:45:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Bem bom! Eu também estou numas miniférias :) yupi!

quinta-feira, novembro 30, 2006 12:49:00 da tarde  
Blogger Jota Hemme e Hesse said...

Grandes cães! =D

Mas hoje o dia 'tá bom pah! 'Tá um bom dia pa trabalhar!

Sim senhor!

quinta-feira, novembro 30, 2006 12:50:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Nenhum dia é bom para trabalhar. Enlouqueceste?

(já não posso com o goucha...)

quinta-feira, novembro 30, 2006 12:57:00 da tarde  
Blogger Pinholas said...

SIM
Sem nenhuma DUVIDA
Com todas as minhas CERTEZAS...

(por muito que me custe ter esta opinião acho que está a anos luz de ser preferivél do que sermos confrontados com noticias tipo a que anda por ai a circular.. saco térmico.)
Fonix até lhes cortava o gorgomilo e dava aos tubarões no oceanário

quinta-feira, novembro 30, 2006 1:08:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Pinholitas!!! :)

Nem mais. Ainda por cima, eu acho que o que está aqui em causa não se se é a favor ou não do aborto... Alguém que seja contra e que nunca fizesse um aborto na vida pode muito bem votar no SIM. É uma questão de liberdades. E se uma mulher quer fazer uma aborto, deve ser livre de o fazer, mesmo que não concordemos com isso. Penso eu de que...

Eu também acho que programas como "Pedro, o Milionário" são um atentado à vida humana, mas os produtores são livres de o fazer e as pessoas são livres de o ver!

quinta-feira, novembro 30, 2006 1:14:00 da tarde  
Blogger Ricardo said...

"E se uma mulher quer fazer uma aborto, deve ser livre de o fazer, mesmo que não concordemos com isso"
Eu não concordo com isso, pelo menos textualmente, integralmente, a 100%. Eu já to disse, aliás: neste debate, ao contrário de muito em que escolho um lado por convicção, eu não me meto. Oiço as duas "bancadas" e oiço dos dois lados argumentos sensatos; oiço as duas bancadas e oiço dos dois lados perfeitas boçalidades. Se por um lado o pragmatismo quotidiano que permita melhores condições para as mulheres, inclina-me a votar "Sim"; por outro desconfio dessa liberdade total da mulher em determinar (muitas vezes por descuido, irresponsabilidade dela e/ou do seu companheiro) o que fazer com outra vida. Sim, é uma vida, um princípio de vida, uma potencial vida.
Há a questão pragmática e a questão da ética. Eu não me resolvo, e portanto não voto. Ainda que não votando, acabe por votar "Não", o que não podia mesmo era votar sem convicção, que - parece-me - é o que anda muita gente para aí a fazer.

quinta-feira, novembro 30, 2006 2:59:00 da tarde  
Blogger cmc said...

SIM! SIM! SIM!

E estou cansada de argumentar. Vou votar no dia 11 de Fevereiro, e vou votar com consciência.

quinta-feira, novembro 30, 2006 3:48:00 da tarde  
Blogger Ricardo said...

Não argumentes. Vota! Se é em consciência, vota! Haja alguém que resolva este debate de uma vez por todas. Há outras coisas a referendar depois disto...

quinta-feira, novembro 30, 2006 3:55:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Para que saiba:
Eu sou totalmente anti-aborto.
E nã me venham com merdas de às não sei quantas semanas não é ser humano...O CARALHO é que não é(pardon my grench). Vida é vida a partir que o cabeçudo com cauda entra dentro da casinha quentinha onde tem de deixar a cauda à porta.
Aborto é homicido.
Sem mais nem menos. Não venham com toalhinhas quentes(pergunta 10). Homicidio voluntário e premeditado.

ssshhh! calem-se que ainda não acabei.

Eu assisto com uma curiosidade algo mórbida este debate. Os sins e os nões possuem argumentos muto fortes que lhes permitem em consciência votar na sua opção. Mas a meu ver o debato é feito da maneira errada. Para começar não passa de uma palhaçada política para quando o Sócrates for a avaliação do poveco(vulgo eleições) ter um argumento para poder dizer que é liberal e democrático e não um filha da puta(com um piquinho a azedo, é preciso dizer) salazarista que faz o que quer fodendo sempre os me mesmos(mais uma vez perdoem-me o meu italiano). Depois a verdadeira questão não é a saúde pública, nem uma nova maneira de planeamento familiar(haverá uma melhor maneira de passar atestados de estupidez às mulheres?), nem a saúde mental, nem a SIDA(porque em grande parte dos casos já se consegue curar uma criança filha de mãe com SIDA), nem a defesa dos pobres que não podem ir a Espanha abortaar-se.
A questão deve ser vista como:
Deverá ser o Estado um Estado Paternal, que educa os seus filhos através da proibição? Que lhes ensina? Se fizeres merda eu limpo.
Um Estado deve ser liberal. Se as coisas correm mal a obrigação do estado é como um pai deve ser. Compreensivo e pedagógico. Se ensinares alguém a perceber que não precisa de fazer isto, se ensinares alguém que não tem de fazer aquilo, e o porquê dessas coisas(e isto começa em casa, passa na escola, pela sociedade, e acaba no governo) ela mais tarde fará as suas escolhas em consciencia. Informadas. Sejam elas qual for. E todos nós tem direito a cometer erros aqui e ali na sua vida.
O mal existirá sempre. Não é proibindo, ou ameaçando as pessoas que ele vai deixar de existir. Este tipo de proibições só servem para nos lembrar, esfregar na cara, diria mesmo(mesmo, já disse), o falhanço da sociedade humana, o falhanço da democracia(prefiro chamar-lhe experiência democrática), o quão nos achamos superiores uns em relação aos outros(achamos que o que resulta para mim tem de resultar para ti).

E sou contra todas as proibições.

E como tal votarei, em consciência, Sim ao homicidio voluntário e premeditado de alguém que nao tem direitos, em favor de uma sociedade melhor, liberal, e daquilo que são, em absoluto, os meus ideais e principios. A justiça é cega. E a morte de uns em favor de um ideal, de um sonho é um sacrifício perfeitamente razoável.

Como tal votarei SIM.

desculpem a seca.

Toupeira, the murderer

quinta-feira, novembro 30, 2006 4:02:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

topas?your`re all fucked up!!eu voto sim!mas so pelo facto d as mulheres poderem decidir o q elas kerem fazer c o seu proprio corpo!

quinta-feira, novembro 30, 2006 4:10:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Dentro do corpo delas vive algo que será proibido ser.
Assssínio.
Coném que chamemos as coisas pelos nomes.
Mas tens razão.
Voto Sim apenas pela liberdade de escolha que TODOS(não só as mulheres) devem ter.
Tudo o resto(para mim) são balelas e desculpas de mau pagador(tanto para os sins como para os nões).

Toupeira

quinta-feira, novembro 30, 2006 4:21:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Erratas:

"...que será proibido de ser.
Assassínio.
Convém que chamemos...."

quinta-feira, novembro 30, 2006 4:23:00 da tarde  
Blogger Unknown said...

fonix!

ainda bem q o toupeira disse tudo aquilo q eu n tive colhoes nem tempo p dizer!

toupeira...obrigada!n estou sozinha nesta incompreensao!

as mulheres por mim podem decidir o q quiserem p o corpo delas pq da alma ja n se safam!
e acho q sim pá q façam e matem e decidam se da jeito ou n se podem ou se é melhor n!
que o façam c consciencia tranquila e q se fodam todas e todos!

é matar e ponto final!mas enqt esta la dentro é legal!tudo bem!eu ouvi o coraçao da minha filha bater com 6 semanas quase 7!as 10 é o q???

pena q os abortados e possiveis abortados tb n possam votar.
pena q os q vao votar sim n pensem q podiam tb ter sido um aborto perfeitamente aceitavel se assim o tivessem decidido.

pena q as pessoas sejam tao egoistas e curtam facilidades e facilitismos e desculpabilizaçoes e fugas à responsaboilidade sejam elas quais forem.

pq ha q assumir a MERDA q se faz, independentemente de por no mundo vidas q n merecem a infelicidade de ca estar!

mas cm acho q ja disse demais e ja deve estar tudo a praguejar contra mim...

ja me calei!sim sou radical e depois??n posso???

quinta-feira, novembro 30, 2006 4:31:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Parafraseando a Miss Marta no cacofonia que até nem é muito do meu agrado:

Fuck them all if they can't take the truth.

Mas Anouska eu votarei ao Sim.
Tu também? é que não fica muito claro apenas com a frase "as mulheres por mim podem decidir o q quiserem p o corpo delas pq da alma ja n se safam!"

quinta-feira, novembro 30, 2006 4:40:00 da tarde  
Blogger Unknown said...

sabes...estou deveras indecisa!

enqt n quero ir nada nadinha contra os meus principios e valores e sinto-me obrigada a votar no NAO (quer dizer convem irmos ate ao fim c o q dizemos e pensamos e sentimos), por outro lado apetece-me mm q o SIM ganhe de uma vez por todas e q possam finalmente mandar as cabeçadas todas q tem de mandar e cagar de alto no assunto!

se bem me conheço vou votar no NAO:nao pelas maes q n querem/podem/apetecem/sabem/n sabem/querem mas n querem/podem mas n podem/ mas pelas vidas q nunca poderao conhecer, mal ou bem, a luz da vida.

por elas ja decidi: vou votar claramente no NAO!

nao concordo e pronto!azareco!

pronto comecei o comment indecisa e acabei o mm decididissima!

very funny!(ou melhor...very FANNY!)

quinta-feira, novembro 30, 2006 4:46:00 da tarde  
Blogger cmc said...

...

quinta-feira, novembro 30, 2006 4:51:00 da tarde  
Blogger Unknown said...

e dps o argumento de q n vao aumentar o numero de abortos é BULSHIT!

a pilula do dia seguinte n ser comparticipada tb n ia fazer c q fosse tomada cm se tomam cafes mas...n é o q se ve!nem se comprova!

dps daqui a uns anos vai haver mt surpresa e mta estranheza e mt choque qd começarem a aparecer cancros do utero e a percentagem de infertilidade começar a disparar!

e eu vou estar cheia de peninha pá!

quinta-feira, novembro 30, 2006 4:52:00 da tarde  
Blogger Unknown said...

ERRATA
"pena q os q vao votar sim n pensem q podiam tb ter sido um aborto perfeitamente aceitavel se assim o tivessem decidido."

as maes deles claro!
eles n q nem vida sao qt mais p decidirem alguma coisa!

quinta-feira, novembro 30, 2006 4:54:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Acho que isso é enterrar a cabeça na areia.
Os problemas não se resolvem pela proibição, nem ela ameaça de "não faças aquilo, senão...."
Resolvem-se com informação, educação e dando condições àqueles que não têm direitos para que possam existir.
Hoje em dia vives no não e os abortos continuam a existir(alguns deles vão para políticos).
De que serve? Que ensinas assim? Quem mentalidades pensas mudar pela proibição?
Proibir é matar o espírito, cegar a alma, remeter para o silêncio a vontade de ser aquilo que se é.
And this cannot be!
Liberalizar é aceitar a diferença, é tolerar o oposto, é fomentar a discussão, é ensinar, é aprender.
Por isso, e mesmo que alguns tenham de morrer para aquilo que acho que seja um mundo melhor se realize...
Claramente SIM

E na verdade, mesmo que o NÃO prevaleça, vidas continuarão a ser assassinadas.
Com SIM responsabilizas a sociedade, o estado, a família, o indíviduo para que as mentalidades mudem e o aborto deixe de ser "necessário".

Toupeira, the Murderer

quinta-feira, novembro 30, 2006 5:19:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E já agora...

A cmc é gay porque a sua única resposta "...." é um bocadito covarde....

Toupeira, The Rude Murderer

quinta-feira, novembro 30, 2006 5:21:00 da tarde  
Blogger Unknown said...

"Com SIM responsabilizas a sociedade, o estado, a família, o indíviduo para que as mentalidades mudem e o aborto deixe de ser "necessário"."

hummm...n deixas de ter razao na verdade...

mas a maneira cm esta a pergunta esta feita obriga-me ao nao!

se fosse: Deve-se legalizar...???era uma coisa agora um concorda q implica um NAO da minha parte ja q eu n concordo mas ate acho q se deve por isso mm q disseste!

ate pq acho q o nao e a proibiçao deve estar mm na consciencia de cada um!
é um facto q n é a proibir q se ensina sim sr!

agora se eu nao concordo c o q eles perguntam de facto pq raio vou dizer q sim!?

no post de 2ª feira vou enfatizar o meu nao c algo q acho q me vou fazer entender claramente!

nao posso dizer q sim!

quinta-feira, novembro 30, 2006 5:26:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E a Miss Marta manda a discussão pró ar e depois senta-se no sofá a comr pipocas a ver quem é que sangra mais..


Toupeira, O murderer com demasiado tempo livre

quinta-feira, novembro 30, 2006 5:27:00 da tarde  
Blogger Unknown said...

eu acho q se isto fosse face to face ja estavamos os 2 enforcados e espancados e decapitados e desmembrados e apedrejados!

LOL q exagero!

mas nunca pensei q pudesse encontrar uma opiniao tao concordante quanto consciente (em relaçao ao q acredito)neste deserto q pensava atravessar sozinha!

bem haja!lolololol

quinta-feira, novembro 30, 2006 5:37:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

yap!!dp fogem..

quinta-feira, novembro 30, 2006 5:38:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Anouska:

Achas que é uma questão de semântica que deve orientar o teu voto?
Eu não acho. Se o resultado pratico for a legalização da escolha então caguei na forma da pergunta(é o conteúdo que importa.).
Aliá, como já disse, se o resultado for a liberdade, caguei para umas quantas vidas que se perderão pelo caminho.
I'm sorry.
O ser humano (merdoso vírus que domina e mata o grande organismo) é assim mesmo Não consegue. Para haver uma mudança, alguém vai ter sempre que morrer. Fools we are.

Toupeira The Murderer

quinta-feira, novembro 30, 2006 5:39:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

cambada de voeyurs.
Expressem-se!
Confrontem-nos!
Isultem.nos.

Terei de me citar a mim próprio(que humildade caro Toupeira)?
..."é fomentar a discussão, é ensinar, é aprender."

Não e aprende nada com o silêncio!

quinta-feira, novembro 30, 2006 5:42:00 da tarde  
Blogger cmc said...

Vocês chegam! Estão aí os dois a disparar, e nós sentamo-nos aqui quietos! Pode ser?

quinta-feira, novembro 30, 2006 5:47:00 da tarde  
Blogger Unknown said...

hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm........

tenho q pensar seriamente no assunto mas n me parece q va conseguir no final mesmo no acto em si de por a cruzinha no sim!

se bem me conheço...

n me parece q a morte legal ao mm tempo va ensinar qq coisa mm daqui a uns anos pq na verdade vai sempre haver um "porque" e uma desculpabilizaçao!devia-se ensinar pq é q o NAO teria de se sobrepor ao SIM e os cerebros deviam ser p se atingir as explicaçoes teoricas sem necessidades de provas futuras ou cabeçadas à grande!

e podes crer!estamos os 2 de acordo e somos os 2 q estamos p aqui a latinizar à grande!

n acho q tenham q morrer mais iraquianos e amaricanos (por mt q acho q merecem ou n!)para saber de antemao q a guerra ia ser uma estupidez!

tb n preciso q morram vidas inocentes pela irresponsabilidade das maes,pais,sociedade,estado ou o caralho!

eu gosto é de ver q "guerra n q os inocentes n tem culpa dos governantes e da arrogancia do poder" mas dps "sim ao aborto pq coitadinhas das maes é q sabem se ha condiçoes materiais e/ou morais ou n"!

e os abortados?n sao vidas inocentes?

hummmmm pois...

quinta-feira, novembro 30, 2006 5:51:00 da tarde  
Blogger Unknown said...

depende cmc!

se for pq "epa caga neles deixa-os falar e perdoa.os q eles n sabem o q dizem" acho mal se for pq "nem tenho paciencia p defender o obvio c estas pessoas +/- q n percebem nada do q estao a dizer" tb acho mal!

alem de q assim n tem piada q daqui a bocado estamos os dois sem balas e sem alvo pá!

quinta-feira, novembro 30, 2006 5:53:00 da tarde  
Blogger Unknown said...

sim q p mim o nao é obvio cm p voces o sim é obvio cm p o toupas o nao é obvio mas o sim é o caminho p esse obvio.

quinta-feira, novembro 30, 2006 5:57:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O nosso ponto vista é practicamente o mesmo.
A escolha em si(um ré sustenido sétima tamb rém não ia mal) é que é inversa(não oposta).
O que não deixa de ser irónico...
Ou quer dizer que eu a a anouska representamos perfeitamente todos os sins e todos os nões?
Algo díficil de acreditar,,,
Mas, lá está, se é vossa escolha o silêncio...

Toupeira

quinta-feira, novembro 30, 2006 6:04:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Desculpa repetir-me.

Eu sou anti aborto.
Eu sou pró liberdade.
Os pesos de uma e de outra são diferente. A liberdade tem precedência em relação ao aborto, à vida humana(na minha opinião)
Nunca na minha vida poderei eu ter o poder de decisão de votar na liberdade, com o custo de umas vidas(muitas delas se perderiam na mesma), e votar contra ela.
Entende que eu não estou a votar contra ou a favor do aborto. Isso é um efeito colateral da minha votação.
Estou a votar pela liberdade. E, para mim, tudo o que anda à volta da liberdade são ninharias. Insignificâncias.
E sim, sei que estou a falar de vidas humanas, mas essas, não me dizem muito.
Odeio-nos a todos.
Estamos cá a mais.
Individualmente cada um de nós é uma perolazinha à espera de ser descoberta e apreciada.
Em conjunto, a extinção além de tardia, peca por ser demasiado soft.
Portanto sim à liberdade, a única coisa que nos poderá tornar melhores e funcionar como todo, e até(sonhadorzinho de merda, chamar-me-ão alguns) existir em harmonia num sucesso sustentado no respeito por tudo aquilo que também existe para além da nossa raçazeca.
Alguns morrerão? Se esse massacre for aleatório, se não houver qualquer tipo de critérios que definam quem vive e quem morre, então que morramos todos quantos temos de morrer..

E um grande fuck you para todos que já me estou a passar e a falar(gritar) da única coisa neste mundo que odeio.


Toupeira, The Murderer that will send us all to hell.

quinta-feira, novembro 30, 2006 6:26:00 da tarde  
Blogger Unknown said...

clap clap clap!

e com esta me vou!

para a farmacia medir a tensao q estou com um zumbido permanente e cada vez maior nos ouvidos e agora so nao desmaiei pq n calhou!

falei c a medica:tensao!

tenho mm q ir!por esta vida q tao orgulhosamente carrego e posso decidir que a amo e q a quero amar!

estou contigo toupeira e sabes...acho q me convenceste!

acho!

bom fim de semana a todos**

quinta-feira, novembro 30, 2006 6:32:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

viva a liberdade d expressao!!

quinta-feira, novembro 30, 2006 6:36:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Bemmmmmmmmmm... Sim, senhor! E disto tudo o que eu retiro é apenas isto, dito pelo toupas:

Entende que eu não estou a votar contra ou a favor do aborto. Isso é um efeito colateral da minha votação.
Estou a votar pela liberdade.


É precisamente isto, sem tirar nem pôr, que vou fazer no dia 11 de Fevereiro. E era precisamente isto, sem tirar nem pôr, que eu queria dizer quando disse já não sei muito bem o quê ali em cima.

Boa, toupas. Obrigada por teres dito tudo aquilo que eu gostava de ter dito.

quinta-feira, novembro 30, 2006 6:53:00 da tarde  
Blogger Ricardo said...

É uma bela discussão. Dá para horas (dias?). Os pontos defendidos pelo Toupeira e pela anouska são todos legítimos, inteligentes, e bem fundamentados. Mas.. por que será que os resultados são paradoxais? Lá está, chega-se ao âmago: a consciência profunda de cada um. Não acho, Anouska, que por uma questão de semântica deixes de votar "Sim". Pareces-me mais moldada ao "Sim" do que ao "Não", ainda que apresentes dúvidas (ALTAMENTE LEGÍTIMAS, diria eu)na escolha. Quanto a ti, Toupeira, parece-me que tocaste muitas vezes na ferida e bem. Só não consigo interiorizar (ainda que compreenda totalmente e perceba que provavelmente é sempre assim) a ideia de abdicar de vidas humanas em prol de uma liberdade, que só por fora será liberdade. Ou o "SIM" ao aborto torna-nos todos muito livres? Humm... torno-me céptico aí. O que me custa é que haja mulheres em tribunais por fazerem abortos. Desse ponto a dizer "SIM! Façam-nos que nós aprovamos" vai um passo. Mas lá está: eu não sei mesmo o que decidir. E estranho que ninguém tenha a dúvida sobre isto. Mas a dúvida mesmo. A dúvida de nem sequer conseguir ir votar. Não a dúvida do pensei-muito-nisto-tive-dúvidas-mas-no-fim-escolho-um-lado. Eu não consigo. Verdadeiramente, não consigo. E já me dediquei honestamente ao assunto. Não consigo pensar que a liberdade (ou a suposta) merece o aval completo dos tais "efeitos colaterais" de que falavas, Toupeira; porém, votar "Não" em prol da vida, seria esquecer um dilema actual que as mulheres (e não só) enfrentam.
Eu não voto. Não voto em consciência. E, para mim, a liberdade (ao contrário do que muitos amigos me dizem) está na opção de escolha em votar ou não. Não está na obrigatoriedade de votar, porque "outros lutaram tanto para que eu cá estivesse e portanto tenho de usar os meus direito e dever de voto". Não. Eu tenho a liberdade de não votar ou votar. É essa a (nossa) maior liberdade.

Ou o que interessa é votar, mesmo que o nosso objecto de voto não seja muito pensado ou sentido? Dessa democracia, perdoem-me, mas prefiro sair. Saio da sala. Democracia? Os cravos andam a fazer-nos mal ao cérebro.

quinta-feira, novembro 30, 2006 7:13:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Épá! De nada...
Mas para a próxima tenta ser tu a dizê-lo,,,,
Mesmo que saia(ou calças) tudo ao lado ou mesmo que seja para dizer a mesma coisa por palavras diferentes, há sempre qualquer coisa que é acrescentada.

Toupeira, The murderer com o ego inchado

isto hoje parece não tar a correr nada mal...
uma concorda comigo, outra é convertida por mim(até ver...)

quinta-feira, novembro 30, 2006 7:15:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Democracia uma ova, ricardo. Falta tanto...

toupeira, eu até disse, não disse foi tudo nem encontrei um raciocínio tão coerente como o teu para explicar o que penso. Mais uma vez, merci!

quinta-feira, novembro 30, 2006 7:21:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

E agora tenho de ir que tenho uma sobrinha para ir esborrachar à minha espera.

Beijocas e vivam as discussões. Gostei! E percebi finalmente a ânia. Nunca tinha percebido bem o que ela achava disto do aborto.

quinta-feira, novembro 30, 2006 7:25:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ricardo;

Claro que não seremos mais livres(pelo menos, muito mais) ganhando o sim.
Eu só posso votar sim por uma questão de ideais e principios básicos pelos quais tento reger a minha vida.
E nesses príncipios e ideiais a vida humana não está no topo das prioridades(pensamento antagónico não é? De que serve a liberdade se não existem ninguém para a viver? versus de que serve a vida se não ta deixam viver?).
Para mim, a morte de milhares, milhões ou quantos for necessário durante uma batalha para conseguir uma mudança brusca, violenta, mas efectiva do mundo em que vivemos é preferível ao arrastar da agonia durante gerações (quanto mais milhões serão a não-viver?) do "não poder".
Este principio de vida obriga-me a votar sim, por mais que não concorde com o homicidio voluntário e premeditado(não há contradição aqui - o feto não tem a liberdade de poder existir. A tal luta é feita por opção).
Acho que me estou a perder um pouco. Na realidade até me estou a confudir a mim próprio.

Reduzindo todo meu pensamento, todas as minhas vontades, sonhos, desejos, visão para o mundo, etc a um mínimo denominador comum, esse príncipio redutor de tudo é que a Liberdade é um bem mais precioso do que a Vida. Antes morto que escravo que quer dizer antes morrer a lutar que definhar na agonia daquilo que poderia ter sido (Que modo verbal é este? Pretérito Condicional XPTO?).

fiz-me compreender?

Em relação à tua dúvida(perfeitamente legítima) acho muito bem que não votes... ou por outra, que votes em branco. Se não sabes o que queres em relação a esta questão, se não consegues simplificar a questão ao ponto de puderes escolher um lado então meu caro, vota em branco. Porque ficar em casa não é não votar. É simplesmente preguiça. Ou desinteresse - que não me parece ser o teu caso.

Toupeira o Assassíno de Massas(fetuccini odeio-vos) em modo calmo

quinta-feira, novembro 30, 2006 7:39:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Como eu disse.
Democracia não... Experriência democrática.
(falhada)

Toupeira o Sociopata(tenho um negócio e meu sócio é a margarida)

quinta-feira, novembro 30, 2006 7:44:00 da tarde  
Blogger Ricardo said...

sim, o meu não votar é voto em branco. Ainda que desconfie da "utilidade democrática" do mesmo. Mas já estou a duvidar de muita coisa num dia só. Fica assim então. Voto em branco, tentando acreditar na sua utilidade.

Os teus argumentos são fortes e estou muito próximo deles. A ideia de poder abdicar de milhões de pessoas para uma vida melhor dos que sobrevivem, apesar de cruel é, basicamente, a história da civilização. Aceitá-la como verdadeira, sim. Dá-la como exemplo para esta discussão, não. É aqui que discordamos. No resto, sublinho por baixo todas as tuas palavras.

quinta-feira, novembro 30, 2006 8:09:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

AHHHH.
MAS ESTÁS ERRADO!
Tou a brincar.
è como eu te digo. Não é aobjecto mas sim o conceito dele.
Não á a coisa em si(ou Dó bemol) mas sim a ideia que representa.
E aí eu não cedo(que revolucionário...!
Eu não dou essa ideia como exemplo. Eu parto dessa ideia como o princípio para esta decisão.
A diferença é subtil, mas existe,
E é importante,

Toupeira em modo relax

quinta-feira, novembro 30, 2006 8:51:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E é com grande orgulho que posso gabar-me de ter a palavra final nos blogs da maltamiga!

eu rulo!

Toupeira o rulador

quinta-feira, novembro 30, 2006 11:48:00 da tarde  
Blogger cmc said...

Ganhei outra vez!

sexta-feira, dezembro 01, 2006 12:46:00 da manhã  
Blogger marta cs said...

Não ganhaste nada! Ainda não me deitei, por isso ainda é hoje.

(ontem para quem começa um novo dia à meia noite. E eu sei que os novos dias começam à meia noite. Mas os meus começam quando eu acordo)

sexta-feira, dezembro 01, 2006 1:59:00 da manhã  
Blogger cmc said...

ÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓ!!!!!!!!!!

sexta-feira, dezembro 01, 2006 10:04:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

hahahahahah!
Ganei eu!

Toupeira

sexta-feira, dezembro 01, 2006 6:30:00 da tarde  
Blogger Unknown said...

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

bem esperneio de prazer qd os dialogos e as interacçoes chegam a este ponto!

cm ves madrinha o teu blog é o maior de todos!BOA!

agora...hum...nunca tinhas percebido o q a ANIA pensava sobre isto??bem foi bue serio ver o meu nome pessoal e proprio e intransmissivel aqui assim de repente e ligado a um assunto tao delicado p mim!ainda bem q finalmente me consigo fazer entender...bem ou mal,concordemos ou nao!

e...n sei se era pela hora ou nao mas...o sr anonymous toupeira socio da pata e inimigo publico do fettucinni (ou sei la cm isto se escreve...),mas faltou ali um h!

Calculo q tenha sido pela hota tardia a q este tao inteligente quanto sempre perspicaz senhor tenha quiçá chegado a casa, em estados altamente obscuros e inimaginaveis e MESMO assim veio ate este espaço e fez de sua justiça!

aplaudo veemente!pq ja nos esta a todos no sangue!

a minha tensao (p quem se lembra q sai daqui quase a desmaiar!)estava nos 13.8 e as tonturas continuaram. com descanso passou mas tambem estou mais calma,embora as coisas tenham conseguido ir de mal a pior. enfim...

BEIJINHOS E VIVA O BENFICA!

sábado, dezembro 02, 2006 9:59:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Esperneias de prazer?! Ahahahahah!

Anouska, nem reparei que tinha escrito o teu nome pessoal e próprio e intransmissível... Às vezes tenho de estar hiper mega bué totil super montes horrores de concentrada para não escrever c......... em vez de cmc, s......... em vez de toupeira ou j......... em vez de coiso! Enfim! O que interessa é que te percebi, caraças! :)

E agora vou dormir que amanhã há trabalhinho. Ah, pois... Maratona de Lisboa allez allez. Se fossem todos %&(#&"/#&/)$&!!!!!!!

domingo, dezembro 03, 2006 1:44:00 da manhã  
Blogger pisconight said...

Eu sou NÃO!!
Ainda bem que há opiniões diferentes, é sinal que não somos todos iguais...
;)

quarta-feira, dezembro 06, 2006 10:44:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!

quarta-feira, novembro 18, 2009 2:01:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home