terça-feira, janeiro 02, 2007

2006, o balanço


Vanessa Fernandes


Aqui fica o que mais marcou o ano que passou, de acordo com a revista Visão:


> Figura Nacional do Ano

CAVACO SILVA
Eleito Presidente a 22 de Janeiro, o ex-primeiro-ministro tornou-se o primeiro Chefe de Estado de direita na história da República portuguesa. O primeiro ano em Belém fica marcado pela boa relação com o Governo socialista.

JOSÉ SÓCRATES
No segundo ano como primeiro-ministro, o líder socialista destacou-se pelas reformas que introduziu. Apesar da contestação social, o chefe do Governo continua a desfrutar de uma grande popularidade entre a opinião pública nacional.

VANESSA FERNANDES
Em Junho, a atleta do Benfica conquista o terceiro título europeu consecutivo de triatlo. Em Outubro, sagra-se campeã europeia de duatlo.


> Figura Internacional do Ano

BENTO XVI

Depois das polémicas declarações sobre mundo islmâmico, ligando o profeta Maomé à violência, o Papa fez uma visita inédita a um país muçulmano, a Turquia, que ofereceu esperanças de reconciliação religiosa.

MUHAMMAD YUNUS
O fundador do Banco Grameen do Bangladesh recebeu este ano o Prémio Nobel da Paz, pelos seus esforços para criar desenvolvimento económico e social através do microcrédito, defendendo «que mesmo o mais pobre dos pobres pode trabalhar no sentido do seu próprio desenvolvimento».

DURÃO BARROSO
O antigo primeiro-ministro social-democrata completou em 2006 dois anos à frente da Comissão Europeia. Este segundo ano de mandato fica marcado por uma postura mais interventiva.


> Acontecimento Nacional do Ano

ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS
Resolveram-se à primeira volta as presidenciais de 22 de Janeiro, com a vitória de Cavaco Silva com 50,59% dos votos. Em 2º lugar ficou Manuel Alegre, enquanto Mário Soares, com 14,34%, sagrou-se o grande derrotado.

REFORMAS DO GOVERNO
2006 foi o ano em que o Governo mexeu em força em várias áreas sensíveis, gerando, por um lado, contestação, e, por outro, o apoio de alguns parceiros sociais.

OPA DA SONAE SOBRE A PT

Chega-se ao final de 2006 com a luz verde da Autoridade da Concorrência à Oferta Pública de Aquisição lançada sobre a Portugal Telecom pelo gigante de Belmiro de Azevedo.


> Acontecimento Internacional do Ano

CAMPEONATO MUNDIAL DE FUTEBOL
Entre os dias 9 de Junho e 9 de Julho, o Mundo esteve de olhos postos na Alemanha. Durante um mês, 32 duas selecções disputaram o título de Campeão, conquistado pela Itália. Portugal ficou-se pelo quarto lugar.

VISITA DO PAPA À TURQUIA
Entre a condenação à violência em nome da fé e a aprovação da adesão da Turquia à Unidão Europeia, Bento XVI lá conseguiu acalmar os ânimos nesta primeira visita a um país muçulmano, depois de, em Setembro, ter ligado o profeta Maomé a actos violentos.

CONFLITO ENTRE ISRAEL E O LÍBANO

O cessar-fogo só chegou ao fim de 34 dias de combates entre militares israelitas e as milícias xiitas do Hezbollah, que deixaram o Líbano tranformado num cenário de escombros.


Eu diria, apesar de ter a Visão em boa conta, que esta lista de figuras e acontecimentos do ano foi feita às três pancadas… Mas, como estou de férias, não tenho a mínima vontade de fazer uma investigação minha. Lá para Março, quando o Fuck Them All fizer um aninho, fazemos um balanço conjunto, boa?

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

No meio de tanta informação (que louvo ter sido trazida até ao meu intelecto pla digníssima detentora deste espaço) a única coisa que não entendi é o que será isso de um "prémio Novel", mas prontochhhh [quem fala (escreve?) assim?] lololol

Beijinhos e bom ano novo!!! ;)

terça-feira, janeiro 02, 2007 11:03:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bom ano novo!!!!

terça-feira, janeiro 02, 2007 11:29:00 da tarde  
Blogger Rosa said...

Pois... Uma lista, no mínimo, redutora!
Boas férias, palhacinha!!! :D

quarta-feira, janeiro 03, 2007 3:50:00 da tarde  
Blogger Eva Luna said...

VEM JÁ TRABALHAR!!!!!!! Não HÁ DIREITO!!!!!!!

quarta-feira, janeiro 03, 2007 5:09:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

mantolas
Nem tinha reparado nisso do prémio novel. Ahahahahah! Vou deixar estar!

vandoxa
Bom ano!!! Quero ver-te!!!

rosa
Muito redutora e com gente que chateia à mistura. Boas férias para mim! ihihihihihihih

eva luna
NÃO VOU!!!!!

quarta-feira, janeiro 03, 2007 5:16:00 da tarde  
Blogger Jota Hemme e Hesse said...

Essa lista da Visão foi MESMO feita às 3 pancadas, em cima do joelho e porque sim!

E tal como todas as listas, vale o que vale.

A tua deve ser muito mais gira :)

quarta-feira, janeiro 03, 2007 5:41:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Psssst!!! Sra Dona Marta, era só para dizer que o Bento não é VXI, mas sim XVI.

Tenha lá cuidado com isso, porque se anda por aí algum católico mais radical :) ainda é capaz de arranjar uma carga de trabalhos!!

quinta-feira, janeiro 04, 2007 2:27:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Martinha um bom ano para ti !
beijocas.

quinta-feira, janeiro 04, 2007 12:18:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home