quinta-feira, maio 03, 2007

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa





O comunicado do Sindicato dos Jornalistas (SJ) a propósito do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, que se comemora hoje, diz, entre outras coisas, o seguinte:

«Continuam por resolver graves problemas que ameaçam a liberdade dos jornalistas». Nomeadamente, «mantêm-se e agravam-se os fenómenos de precariedade – sob várias formas, como os contratos a termo, os falsos recibos verdes ou a nomeação para funções de chefia em comissão de serviço – que atingem inúmeros jornalistas, condicionando a sua consciência e limitando a sua liberdade».

Ora, como jornalista há dois anos e picos, agora com contrato a termo, e depois de uns valentes meses sem receber nenhum e de um longo ano a recibos verdes (nem vê-los!), resta-me subscrever o que o SJ diz. Duas vezes.


Há um ano atrás…

10 Comments:

Blogger Capitão Merda said...

Eu também subscrevo!

quinta-feira, maio 03, 2007 12:30:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

sim, mas esse sindicatozinho faz alguma coisa por nós? não faz que eu saiba. por isso a dada altura resolvi que nem valia a pena ter carteira profissional.
no fundo comem do mesmo que os outros (os patrões) que nos lixam a vida

quinta-feira, maio 03, 2007 12:44:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Capitão,
é uma chatice... e frustrante!

sa,
Nunca precisei deles directamente. De resto, vejo-os sempre muito empenhados na emissão de comunicados! eheheh
E a carteira profissional dá muito jeitinho para entrar em exposições, feiras, etc. Ahahahahahah!

quinta-feira, maio 03, 2007 12:55:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu não sou jornalista mas a minha carteira também é completamente inútil. Só lá tem uma ou duas moedas...

quinta-feira, maio 03, 2007 4:03:00 da tarde  
Blogger Unknown said...

Maluquinho...

quinta-feira, maio 03, 2007 4:16:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Porquê?
Tem mais do que uma ou duas moedas?
Será que vi mal?
hã?

quinta-feira, maio 03, 2007 4:49:00 da tarde  
Blogger Unknown said...

Pelo menos aquela que encontrei no carro... ou não te dei? Xiii... que mitra!!!

quinta-feira, maio 03, 2007 5:21:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

e será que meia dúzia de borlas em exposições, concertos e feiras superam ou fazem esquecer a PRECARIEDADE que esta profissão acarreta. Agora todos so anúncios: e recém licenciados... so carne para canhão. é CRIMINOSO!

quinta-feira, maio 03, 2007 6:32:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ah, eu "acredito" em liberdade de imprensa simmmmmm!!! "Claro"!!! Ora pois, escrevendo sobre a imprensa brasileira eu posso afirmar que, se um jornalista da revista Carta Capital quiser (sempre) escrever artigo em favor do PT, partido do presidente, será muito bem vindo, já, um jornalista da Isto É ou da Veja, querendo escrever uma matéria contra o Sr. Lula, atual presidente desta nação que só pensa em carnaval, cerveja, bunda de mulher e futebol (não que sejam coisas de mal gosto, mas SÓ NISSO!??!), é óbvio que será muito bem aceito. A liberdade sempre será condicionada, não apenas a de imprensa. Um imprensa livre é aquela que se mantem sem anúncios de marketing e eu não conheço nenhuma, pelo menos aqui no Brasil, que pratique isso!

quinta-feira, maio 03, 2007 9:06:00 da tarde  
Blogger Fireal said...

Eu acho que, em certos casos, até há liberdade a mais!

Mas isso sou eu...

sexta-feira, maio 04, 2007 10:46:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home