quinta-feira, janeiro 11, 2007

O Tintim já tem 78 anos!


Les Aventures de Tintin!


Ninguém diria, mas é a vantagem de se ser um boneco. Alguns são imortais e outros mantêm-se sempre jovens enquanto vivem. É isso. Quando for grande quero ser herói de banda desenhada.


O jovem repórter belga nasceu a 10 de Janeiro de 1929, na revista Petit Vingtiéme, a preto e branco, onde se manteve até 1940, mudando-se então para o jornal Le Soir, até 1944.

A partir de 1942, todas as histórias de Tintim passaram a ser publicadas a cores e a maioria das que eram a preto e branco foram coloridas. Em 1946, Tintim já aparece na sua própria revista e a partir daí todas as histórias recebem tratamento de cor.

E por que razão é que As Aventuras de Tintim continuam a ter sucesso junto de um público que começa nos miúdos de 7 anos e acaba nos lares de terceira idade, onde há outros miúdos, mas já com 99 anos? As personagens? As histórias? That is the question!

A verdade é que Hergé, o criador de Tintim, já morreu há mais de 20 anos e as aventuras do repórter adolescente da poupa levantada continuam a cativar e fascinar leitores no mundo inteiro.

As Aventuras de Tintim estão hoje reconhecidas como revolucionárias no mundo da Nona Arte. A documentação profunda, o perfeccionismo, o impulso aventureiro do jovem herói e a clareza dos desenhos são as principais características do trabalho de Hergé.


> CURIOSIDADES

- Tintim no País dos Sovietes (Tintin au pays des Soviets, no original em francês) é o primeiro livro de banda desenhada da série As Aventuras de Tintim.

- As Aventuras de Tintim estão traduzidas em mais de 50 línguas e já foram vendidos mais de 200 milhões de exemplares.

- Personagens: Tintim (o repórter), Milú (um fox-terrier), Capitão Haddock (Ex-oficial da marinha), Dupond e Dupont (polícias despistados e desajeitados), Tchang (personagem inspirada num amigo chinês de Hergé), Trifólio Girassol (Muito distraído, surdo, intuitivo e sentimental ao extremo), Nestor (o mordomo paciente e fiel), Serafim Lampião (o chato!), Bianca Castafiore (artista lírica curiosa e caprichosa), Rastapopoulos (o grande inimigo de Tintim).


> DIZ QUE DISSE

«No fundo, o meu único rival internacional é Tintim! Nós somos os pequenos que não nos deixamos apanhar pelos grandes.» Charles de Gaulle

«Hergé influenciou a minha obra, tal como Disney. Para mim, Hergé foi mais do que um desenhista de BD. Ele tinha uma forte dimensão política e satírica.» Andy Warhol

«Hergé é um dos génios do século. Poeta e contador, ele é o criador de uma obra universal. Então, quando se fala da Banda Desenhada como uma Arte menor, o meu sangue dá uma volta.» Haroun Tazieff - Cientista


Para quem conhece mal as histórias do Tintim ou está um bocadinho esquecido… vão ler os livros!!! Pronto, pronto, estava a brincar. Aqui fica o site oficial: www.tintin.com


20 Comments:

Blogger Rosa said...

Olha, estou contigo! Também quero ser um herói de banda desenhada quando crescer. Ou o animal de estimação do herói, tanto faz :D

quinta-feira, janeiro 11, 2007 3:20:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O Tintim é um granda kota!!! :)

quinta-feira, janeiro 11, 2007 5:25:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Rosa, era uma boa ideia, não era? Assim já podiamos cair de precipícios e levantarmo-nos logo a seguir, vivos e já com um penso em cruz na testa! eheheheh

vandoxa, mas está bem conservado!

quinta-feira, janeiro 11, 2007 5:30:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tenho de vos confessar que desde que me lembro de seer gente(+ou-) que nutro um pequenogrande ódio pelo tantan.
Não sei será do seu penteado rídiculo, do seu cão com nome gay(não será uma cadela?), do nome absurdamente tótó da personagem, das suas maçãs do rosto exageradamente rosadas(se eu tivesse um penteado assim também anda sempre corado de vegonha), dos estúpidos gémeos homofonos, do foguetão vestido de xadrez vermelho e branco, ou daquela voz off "tintin et milu, Objetif Lune, d'après Hergé".
E a banda desenhada em si era horrorosa(ainda será?). Uma vez destruiram-me o Natal ou o aniversário ou lá o que era, ao darem-me um livro dele...
Bleargh!

Spirou e Fantásio é que era!
O marsupilami é o maior!

Toupeira, o gajo que gostava de dar um pontapé nos tintins do Tintim
(bela piadola,,,)

quinta-feira, janeiro 11, 2007 6:12:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tenho de vos confessar que desde que me lembro de seer gente(+ou-) que nutro um pequenogrande ódio pelo tantan.
Não sei será do seu penteado rídiculo, do seu cão com nome gay(não será uma cadela?), do nome absurdamente tótó da personagem, das suas maçãs do rosto exageradamente rosadas(se eu tivesse um penteado assim também anda sempre corado de vegonha), dos estúpidos gémeos homofonos, do foguetão vestido de xadrez vermelho e branco, ou daquela voz off "tintin et milu, Objetif Lune, d'après Hergé".
E a banda desenhada em si era horrorosa(ainda será?). Uma vez destruiram-me o Natal ou o aniversário ou lá o que era, ao darem-me um livro dele...
Bleargh!

Spirou e Fantásio é que era!
O marsupilami é o maior!

Toupeira, o gajo que gostava de dar um pontapé nos tintins do Tintim
(bela piadola,,,)

quinta-feira, janeiro 11, 2007 6:13:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Para mim o Spirou é o mais fixe de todos. O Marsupilami é um granda maluco e também gosto muito.

Mas o Tintim também é muita fixe!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Ainda por cima é jornalista!

quinta-feira, janeiro 11, 2007 6:41:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Afinal é "Tintin", "Tintim" ou "timtim"?

Vejam lá se se entendem pah!

Nunca fui um grande aficionado às Aventuras de Tintin, mas gostei bastente da "Île Noire" (A Ilha Negra) muito giro a nível da trama... claro que se formos olhar à pinta da personagem podemos dizer que tem cabelo à cromo e que bebe demasiado Tintol, mas pronto... deixo essas considerações para os aluados do costume! ;)

Beijokas!

PS: Marta muda para o novo Blogger que este mais dia menos dia... já era! ;D

quinta-feira, janeiro 11, 2007 7:03:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

1. Aluar é o termo que designa a aterragem seja do que for na lua
2. Eu nunca fui à lua, já fui a marte, mas nunca fui à lua
3. Inderectainhas dessas Sr. Manta, não lhe ficam nada bem, e só faz com que eu vá encher o seu blog de excertos de saramago
4. Mesmo que eu fosse, e não sou, um aluado, nunca, seria uma aluado do costume, tá bem?
5. Quem discordar seja do que for do que foi para aqui escrito, pode pode guardar o seu discordanço para si próprio, porque nós, eu e os outro que vivem dentro da minha cabeça.não estamos nada interessados em saber
6.Tintol, tintin.... a ligação é obvia!

Toupeira

quinta-feira, janeiro 11, 2007 7:29:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

No original: Tintin
Em português: Tintim
Em toupeirês: Tintol

E isto demora muito a mudar para o novo? É que ouvi dizer que sim e não me aptece ficar aqui até à meia noite, por isso, acho que fica para amanhã... ou lá para casa...

quinta-feira, janeiro 11, 2007 7:36:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Em verdade o nome dele é: tótó

(mais uma bela piadola)

Toupeira

quinta-feira, janeiro 11, 2007 7:44:00 da tarde  
Blogger marta cs said...

Oh pá! Pára de dizer mal do tintim, que é tão giro!!!

quinta-feira, janeiro 11, 2007 7:52:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Queres ver que agora tenho de dizer bem de um personagem ficcional de uma banda desenhada meio manhosa, personagem essa que não passa de um cabrão de um puto mal penteado, vestido à queque com aquelas camisolas e calças que, enfim, fazem lembrar os piores video clips dos anos 70-80, ainda por cima o palhaço é um alcoólico e provalvelmente gay, até porque não me lembro de alguma vez o ter visto com uma gaija, e se vamos a ver bem, olha lá para aquele cão, aquilo é cão de gaija, tá na cara né, ainda mais por cima é amigo de um marinheiro também ele alcoólico e, como toda gente sabe, os marinheiros são todos gays, basta ir a Gay Pride como eu fui(ooops?) para ver lá bué de marinheiros, assim aos molhos, uns em cima dos outros a exercitar a zona pélvica, aliás, se olhares bem para a fotografia que tens no post, repara, tão lá, um, dois,três, onze gajos, duas gajas e velhas, um cão e a cadela que o tintin tem nos cornos, quer dizer onze gajos e uma duas velhas, para um puto daquela idade, enfim, acho que diz tudo, ainda para mais o prof., ou lá o que é aquilo vestido de sobretudo verde, como se alguém usasse sobretudos verdes, especialmente daquele tom de verde, não sei porquê, mas tem cá um ar de pedófilo que não te digo nada, eu até acho que me lembro dele da casa pia(ooops?), hã!

Não acho nada bem!

Toupeira

quinta-feira, janeiro 11, 2007 8:11:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não gosto do Tintim. Eu quase que aposto que ele é meio bichona.

Quem, mas quem, é que usa uma poupinha, tem um caniche, veste calcinha vermelha, camisola azul bebé e usa o colarinho por fora da camisola!!?? Quem??

Alguém conhece uma namorada ao Tintim?? O Batman tem a Catwoman, o Super-homem tem a Lois Lane, o homem-aranha tem a Mary Jane. Até o Mickey, que é o rato mais abichanado dos desenhos animados tem a Mini.

sexta-feira, janeiro 12, 2007 12:09:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

P.S. Toupeira, depois de comentar vi o teu comentário. O mesmo por outras palavras, mas estou contigo.

Mas o pior defeito é ser mesmo frances!!!

sexta-feira, janeiro 12, 2007 12:12:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Epaaaah, eu não sou de confusões mas... Acho MESMO que o Tintim é um bocado gay!!!

Aquele penteadinho, aquela roupinha à beto e um cãozinho mariconço cha,nado Milú... Hummm... cheira-me!

:P

sexta-feira, janeiro 12, 2007 10:11:00 da manhã  
Blogger Jota Hemme e Hesse said...

Timtim tb n á bem a minha cena.

Eu sou mais:

Astérix
Mafalda
Calvin

Esses sim!

sexta-feira, janeiro 12, 2007 11:44:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Sr. Toupeira

Andamos sensíveis nós han? lol

Alunar é que é aterrar na Lua... Aluar ou andar aluado é o que você é! A uivar todo à Lua todo aluado e tal... armado em wherewolf... lololololol

Toupeira... o wherewolf da Reboleira!

Hahahahahahahahaha!

sexta-feira, janeiro 12, 2007 3:54:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Errata:

Ooops... ficou aí um "todo" a mais... lolololol :D

sexta-feira, janeiro 12, 2007 3:56:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Errata:

Ooops... ficou aí um "todo" a mais... lolololol :D

sexta-feira, janeiro 12, 2007 3:56:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Thank you :-) look at this emo boy hair over this blog:
http://www.emo--boys.info

terça-feira, fevereiro 02, 2010 9:59:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home