sexta-feira, setembro 29, 2006

Alice candidato a nomeação para os Óscares




Alice, a primeira longa-metragem de Marco Martins, é o filme português que o Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia (ICAM) candidata a uma nomeação para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro.

De entre todos os filmes portugueses que se estrearam nas salas de cinema entre 1 de Outubro de 2005 e 30 de Setembro de 2006, foi Alice que conseguiu o consenso do júri, composto por José Pedro Ribeiro, Alberto Seixas Santos, José Carlos de Oliveira, Gonçalo Galvão Teles, José Mazeda, José Antunes João, Pedro Ribeiro, Rita Durão e Rui Pedro Tendinha.

Interpretado por Nuno Lopes e Beatriz Batarda, Alice foi visto em Portugal por mais de 30 mil espectadores e passou por vários festivais internacionais. Em Cannes, em 2005, o filme foi distinguido com o Prémio Regards Jeunes e, em Novembro do mesmo ano, esteve nomeado para os Prémios de Cinema Europeu na área de Revelação 2005.

Mais! Este ano, no Festival Internacional de Cinema Mar del Plata, na Argentina, o filme conquistou os prémios da crítica internacional e de melhor fotografia e está, ainda, nomeado para o prémio Luís Buñuel.

Dia 23 de Janeiro já vamos poder saber quais os cinco filmes estrangeiros candidatos à 79ª edição dos Óscares, que se realiza a 25 de Fevereiro de 2007.


Se não viram o filme, é uma boa altura para o fazerem. Conhecem ao menos a história? Resumidamente, o filme conta a história de um pai e uma mãe que perdem a filha algures em Lisboa. Depois disso, a acção centra-se principalmente no pai, que faz da procura da filha pelas ruas de Lisboa uma obsessão.

quarta-feira, setembro 27, 2006

I’m back from outer space


Os verdadeiros camelos são as manchas brancas e não as pretas, que são as sombras.


E não me apetecia nada!

Adorei esta viagem a Marrocos. Nem soube a viagem de trabalho com tantas coisas boas que aconteceram. Pessoas, sítios e experiências novos. Uma boa lufada de ar fresco de que estava mesmo a precisar.

Percorremos ao todo, de carro, cerca de 3000 Km. Lisboa – Merzouga – Lisboa, com uma breve paragem para dormir, no primeiro dia, em Tarifa, Espanha.

Não me vou alongar em descrições. Queria só dizer que foi mesmo uma experiência única, sempre em muito boa companhia.

- Sim, andei de camelo (que na realidade era um dromedário);
- Sim, bebi chá de menta (não gosto);
- Sim, levei a famosa seca da explicação dos tapetes (eles bem tentaram, coitados, mas não tiveram sorte nenhuma);
- Sim, vi o nascer e o pôr do sol nas dunas do deserto do Erg Chebbi (fantastique!);
- Sim, fui a um Oásis beber Coca-Cola (e havia lá uma caneta da Optimus);
- Sim, andei a não-sei-quantos à hora de moto 4, carro e camião nas dunas (espectaculaaaaaaaaaar! Ainda me dói o pescoço);
- Sim, impingiram-me fósseis, lenços e afins a toda a hora (gostei especialmente de um senhor, em Tânger, que queria que comprássemos uns cestos de verga muito giros. Daqueles que dantes se levava para os piqueniques);
- Sim, no deserto, o céu à noite é fantástico e dá para fazer aquele jogo que se costuma jogar com as nuvens, de tentar adivinhar formas de objectos, animais e outras coisas (desde o mais simples, como um camelo, até ao mais complicado, como um berbequim).

That’s all folks! Apesar de haver mais para contar, claro.

segunda-feira, setembro 25, 2006

Marroquina


Venho aqui dizer-vos que já falei com a nossa marroquina, e que está tudo bem!

Achei por bem vir deixar esta info!

Até ao regresso dela!!!

P.S. - Não se acanhem e deixem uns coments de bom regresso!

quinta-feira, setembro 21, 2006

Vou visitar a minha tia a Marrocos


Erg Chebbi


E mais Erg Chebbi - Mar de dunas de areia dourada, que marca o início do Deserto do Sahara.


Amanhã viajo para Marrocos e só estou de volta quarta-feira.

O Red Line Off Road Team, com dois pilotos portugueses (os irmãos Inocêncio), um brasileiro e uma tunisina, vai realizar uma sessão de treinos para o Lisboa-Dakar 2007, na zona de Erg Chebbi, e eu vou acompanhá-los.

Vai ser a loucuraaaaaaa! Lá vou eu andar a não-sei-quantos à hora nas dunas, no meio do deserto. Tenho um bocadinho de medo, mas só um bocadinho…

E é isto! Se nunca mais ouvirem falar de mim, das duas a segunda: ou fiquei para lá num harém qualquer ou fui trocada por camelos (no mínimo 20, se faz favor!).

quarta-feira, setembro 20, 2006

Apelo pela liberdade de expressão e criação (dos jornalistas)

Já subscreveram o apelo do Sindicato dos Jornalistas para correcção da proposta de lei do Estatuto do Jornalista?

O apelo é aberto à subscrição de todos. Já pensaram bem no precedente que se abre se isto vai para a frente?

Espreitem aqui e assinem (ou não):

http://www.jornalistas.online.pt/noticia1.asp?id=4961&idCanal=460&currPos=0




O homem ideal



Eu tentei ampliar a foto, mas não consegui. Mas se clicarem na imagem conseguem ler tudo como deve ser. O Aristeu é ou não é o homem ideal?

terça-feira, setembro 19, 2006

Olhos que não vêem, coração que não sente.

O carecone, no seu mondo carecone, tocou numa questão pertinente e que me apetece expor aqui.

Não vou publicar o post dele na íntegra, mas apresento aqui os dados que recolheu:


- 11 de setembro de 2001, EUA: 2400 mortes.

- Entre 7 de abril e 4 de julho de 1994, Ruanda: cerca de 900 mil mortes, o que equivale a 10 mil por dia; 250 mil violações de mulheres e meninas, o que dá mais ou menos 2778 por dia.

- Desde 2003 até hoje, Darfur (região de maioria cristã do Sudão, com governo muçulmano): até agora já foram 500 mil mortes, cerca de 457 por dia.

- E gostava de saber quantas mortes houve até agora desde que começou a guerra contra o Iraque, a 20 de março de 2003.



Vejam aqui
desenhos feitos por crianças sudanesas, da região de Darfur, recolhidos pelo Human Rights Watch. Cliquem nos desenhos e leiam as legendas! Vão-se arrepiar com os relatos feitos por estes miúdos.

E agora a grande questão é esta: por que razão nos detivemos (e ainda detemos) tanto perante o 11 de Setembro e as mortes que daí resultaram? A sensação que dá – e tenho a certeza de que isto é um facto, mesmo sem ser preciso fazer inquéritos, entrevistas, sondagens, estudos – é que o mundo ficou muito mais impressionado com o atentado (cof cof! Agora estou numa de conspiração) às Torres Gémeas do que com todos os outros atentados que acontecem todos os dias contra a humanidade.

Porque é que isto acontece? Assim sem pensar muito no assunto, vejo três hipóteses: o facto de os americanos serem considerados a grande potência mundial e, por isso, à partida, intocáveis (se tivermos em conta a versão oficial dos acontecimentos); a publicidade que daí advém feita pelos meios de comunicação, que, ainda por cima, tanto relevo deram a este episódio (tinha de ser, claro, seria estúpido se não o fizessem); a “proximidade” que há com os Estados Unidos, precisamente devido a toda esta publicidade que lhes é feita e tudo aquilo que nos chega como americanices e se torna também nosso e que faz parte do processo natural de aculturação.

Somos cruéis e frios em relação àquilo que está distante para nós. Assenta-nos que nem ginjas aquele provérbio popular que diz que olhos que não vêem, coração que não sente.

Um ser humano é um ser humano – aqui, ali ou acolá – e nenhuma vida, à partida, é mais importante do que outra. Sentimos mais umas mortes do que outras porque não é da nossa natureza sentirmos falta de quem não conhecemos. Mas conseguimos pelo menos pôr-nos na pele de outros e tentar imaginar o seu sofrimento. Mas é difícil chegar lá. Porquê? O nosso umbigo é TÃO lindo...

segunda-feira, setembro 18, 2006

Pearl Jam Lisboa Download - 5 Setembro



Finalmente, o concerto de dia 5 de Setembro também já está disponível para download!

> Parte 1

> Parte 2

> Parte 3

> Parte 4

> Parte 5

Os créditos vão para o blog Pearl Jam Evolution.

sexta-feira, setembro 15, 2006

Pearl Jam Lisboa Download - 4 Setembro




Já está disponível para download o concerto de dia 4 de Setembro, no Pavilhão Atlântico. O de dia 5 está a vestir-se! :)

> Parte 1

> Parte 2

> Parte 3

> Parte 4



A gerência agradece aos blogs Ductos Indiscretos e Pearl Jam Evolution.

quinta-feira, setembro 14, 2006

Portugal no seu melhor


Se calhar o melhor é levarem também uma destas...


A primeira graçola é a seguinte: há aí uma escola do 1º ciclo do ensino básico em que os alunos são obrigados a levar, além dos cadernos, livros e estojos, pratos, copos e talheres.

A segunda piada é que a escola, além de não ter pratos, copos e talheres, não tem também cantina, pelo que as crianças são obrigadas a comer nas secretárias, arriscando-se a levar para casa um recado na caderneta por encherem o cadernos dos tepecês de nódoas de gordura.

A terceira anedota é que um senhor de fato e gravata, que me pareceu ser importante nestas coisas da Educação, diz que isto é pedagógico e prática habitual em qualquer país desenvolvido.


Notícia do Jornal da Noite (SIC) de ontem. Juro que na altura fixei o nome da escola, da localidade e do senhor engravatado com cara de quem tem os filhos no Colégio de São João de Brito a comer em pratos de uma baixela de ouro e porcelana, mas estou a ficar senil e não me consigo lembrar, o que é gravíssimo. Fica a ideia.

terça-feira, setembro 12, 2006

Novas Sete Maravilhas do Mundo anunciadas em Lisboa


Coliseu de Roma


Nós gostamos é disto! O desemprego dispara em flecha, a classe média está em vias de extinção, mas eventos da tanga não nos faltam! E agora vem aí mais um.

Está on-line uma votação para determinar quais serão as novas sete maravilhas do mundo. Até aqui tudo bem. Agora, a grande nova:

> O anúncio oficial será feito, a nível mundial, a partir do Estádio da Luz, em Lisboa, no dia 7 de Julho de 2007, acontecimento que terá transmissão televisiva em directo.

Estão tão eufóricos quanto eu?! É fantástico! Era mesmo disto que estávamos a precisar para animar a malta.

Pelo sim e pelo não, e para me sentir parte deste grande acontecimento de projecção mundial, eu já votei naquelas que considero as 7 maravilhas do mundo. No total há 21 candidaturas às Sete Novas Maravilhas do Mundo, que foram escolhidas de entre 77 por um júri presidido por Frederico Mayor, ex-director geral da UNESCO.

Para votar, basta ir a
www.new7wonders.com e escolher aquelas que gostavam que fossem as novas maravilhas. Terão de escolher entre as seguintes hipóteses:

- Estátua da Liberdade, Estados Unidos da América
- Cristo Redentor, Brasil
- Estátuas da Ilha de Páscoa, Chile
- Grande Muralha da China
- Acrópole de Atenas, Grécia
- Torre Eiffel, França
- Kremlin e Praça Vermelha, Rússia
- Taj Mahal, Índia
- Stonehenge, Reino Unido
- Coliseu de Roma, Itália
- Pirâmide em Chichén Itzá, México
- Basílica de Santa Sofia, Turquia
- Templo de Kiyomizu, Japão
- Tombouctou, Mali
- Petra, Jordânia
- Alhambra, Espanha
- Ópera de Sidney, Austrália
- Castelo de Neuschwanstein, Alemanha
- Angkor, Cambodja
- Machu Picchu, Peru
- Pirâmides de Gizé, Egipto


As actuais Sete Maravilhas do Mundo (Jardins Suspensos da Babilónia, Pirâmides de Gizé , Estátua de Zeus, Templo de Artemis, Mausoléu de Halicarnasso, Colosso de Rodes e Farol de Alexandria) foram estabelecidas no ano 200 a.C., na Grécia, por Philon de Bizantium. Desta vez, mais de dois mil anos depois, a escolha já não fica a cargo de uma pessoa apenas, mas de todos os que quiserem votar. Por isso, vamos lá fazer um bocadinho de história, que nós gostamos é destas coisas.

A New 7 Wonders Foundation, com sede no Museu Heidi-Weber, em Zurique, Suíça, foi criada em 2001, por iniciativa de Bernard Weber, com o objectivo de "proteger o património mundial". De acordo com o site oficial, 50% dos lucros obtidos através da Internet serão aplicados em acções de restauro em todo o Mundo, como é o caso das estátuas de Buda, no Afeganistão.


Votem nas Novas Sete Maravilhas do Mundo.

segunda-feira, setembro 11, 2006

Onde estavas no 11 de Setembro?


World Press Photo

sexta-feira, setembro 08, 2006

Take a good look...

Para quem não foi ou para quem quiser arrepiar-se a recordar, há um novo blog português só com vídeos dos concertos de Pearl Jam dos dias 4 e 5 de Setembro, no Pavilhão Atlântico!

http://pearljamatlantico.blogspot.com

Tão bom!!!

Cinema ao ar livre


Quase como nos filmes


O Optimus Open Air arranca já hoje, na Doca de Santos, em Lisboa, para um mês cheio de cinema ao ar livre, bons restaurantes e muita animação.

Entre 8 e 24 de Setembro, vamos poder assistir (era preciso que houvesse dinheiro para isto tudo!) a 17 filmes, seis dos quais são estreias, com pipocas à borla. A sala de cinema tem 1500 lugares e a tela do tamanho de um prédio de seis andares oferece aos portugueses o maior ecrã do mundo! Muito gostamos nós de ter as maiores parvoíces: a maior árvore de Natal, a maior broa de milho, o mais baixo deputado… Ups, isto não era para dizer.

As portas do recinto abrem todos os dias, às 20 horas, mas os filmes começam às 21h30.
Entre as seis estreias previstas estão alguns dos filmes mais esperados desta rentrée: “Marie Antoinette”, de Sofia Coppola; “Havana Cidade Perdida”, de Andy Garcia; e “Dália Negra”, de Brian de Palma.

Os bilhetes estão à venda na Fnac, na Loja Optimus do Colombo e em www.ticketline.pt. Reservas: 707 234 234. No dia do evento, também podem comprá-los nas bilheteiras do recinto, a partir das 19 horas.


> Programação Optimus Open Air 2006

- Sexta 8 - "Marie Antoinette", Sofia Coppola
- Sábado 9 - "Havana – Cidade Perdida", Andy Garcia
- Domingo 10 - "O Fiel Jardineiro", Fernando Meirelles
- Segunda 11 - "Missão Impossivel III, J.J.Abrams
- Terça 12 - "Terapia Do Amor"
- Quarta 13 - "Armadilha Em Alto Mar", Steven Callahan
- Quinta 14 - "O Código Da Vinci", Ron Howard
- Sexta 15 - "Dondoca À Força", Valérie Lemercier
- Sábado 16 - "Carros", John Lasseter e Joe Ranft
- Domingo 17 - "Super-Homem: O Regresso", Bryan Singer
- Segunda 18 - "A Dália Negra", Brian De Palma
- Terça 19 - "Dick e Jane – Ladrões Sem Jeito", Dean Parisot
- Quarta 20 - "V De Vingança", McTeigue
- Quinta 21 - "Scary Movie 4 – Que Susto De Filme", David Zucker
- Sexta 22 - "Poseidon", Wolfgang Petersen
- Sábado 23 - "Filme da Treta", José Sacramento
- Domingo 24 - "Match Point", de Woody Allen

Alguém foi lá no ano passado?

quarta-feira, setembro 06, 2006

Os Pearl Jam são como o vinho do Porto...


Arms raised in a ‘V’.
(Definitivamente tenho de comprar uma máquina fotográfica digital.)

... quanto mais velhos, melhores!!!

Eu nem tenho palavras. Até porque estou com a garganta um bocadinho irritada de tanto berrar. Foi um espectáculo! Superaram quaisquer expectativas. E não sei se é por este agora estar mais fresquinho (acabou há uma hora e meia!!!), mas cá para mim foi melhor do que o do Restelo.


SETLIST – 5 DE SETEMBRO:

> Set1

Severed Hand, Corduroy, Hail Hail, Save You, World Wide Suicide, Dissident, Even Flow, Army Reserve, Whipping, State Of Love And Trust, I Got Id, Garden, Do The Evolution, Sad, Daughter(It's Ok), Insignificance, Black, Rearviewmirror.


> Encore1

improv, Come Back, I Believe In Miracles, Big Wave, Once, Footsteps, Alive.


> Encore2

Wasted Reprise, Better Man, Smile, Why Go, Rockin' In The Free World, Yellow Ledbetter.


E agora como é que faziam se tivessem de escolher entre o concerto de dia 4 e o de dia 5? Ah, pois!!! Eu acho que não trocava... Nem que seja pela State of Love and Trust... e pela Footsteps... e pela Rockin' In The Free World... e pela Smile... e pela I Got ID... e pela Garden... e pela Come Back... Se bem que assim não ouvi a Crazy Mary... nem a Jeremy... nem a Elderly Woman Behind The Counter In A Small Town... nem a Inside Job... nem a Animal... Baaaaaahhhhh!!! Estive lá, estou rouca, doem-me as pernas, os pés e o pescoço. Ou seja, foi a maluquice total e isso é que interessa!!!!!!!!!!!

Keep on Rockin' In The Free World............... esta foi a que me ficou no ouvido até agora.

terça-feira, setembro 05, 2006

Pearl Jam – é hoje!!!


Granda maluco!


Ontem foi assim:


> Set 1

Wasted Reprise, Life Wasted, Animal, Corduroy, Severed Hand, World Wide Suicide, Even Flow, I Am Mine, Gods' Dice, Given To Fly, Do The Evolution, Wishlist, Lukin, Not For You(Modern Girl), Comatose, Elderly Woman Behind The Counter In A Small Town, Jeremy, Why Go


> Encore 1

Last Kiss, Inside Job, Black, Crazy Mary, Alive


> Encore 2

Big Wave, Better Man, Leash, Baba O'Riley, Yellow Ledbetter


E hoje espero que seja parecido! Para mais informações, leiam os últimos comentários do Sr. Gentil no post anterior! Ao que parece foi mesmo a p*** da loucura!!!

segunda-feira, setembro 04, 2006

I’d rather be in… PORTUGAL!


Zero cáries!


Seis anos depois, os Pearl Jam voltam a Portugal para apresentar o seu último trabalho, lançado em Maio. É o primeiro disco com o nome da banda e, na minha opinião, bem melhor do que os últimos! Pelo menos está lá aquela energia toda que lhes é característica. Nada como deixar tocar as cinco primeiras faixas do CD para comprovar o que digo. E depois há a Come Back que, por várias razões que agora não posso (tenho de trabalhar!!!) nem quero enumerar, me faz lembrar a incontornável Black.

Venham eles! Acho que entrei na fase do histerismo. E o mais provável é não dormir nada de jeito esta noite, como se fosse véspera de visita de estudo da escola e houvesse um possível romance no ar.


Hoje e amanhã, no Pavilhão Atlântico, às 20h30.

sexta-feira, setembro 01, 2006

Serviço Público


Apesar dos copos (dele), eu gostei de o ver e ouvir.


Concertos à borla no Du Arte Lounge do Casino Estoril, às 23h30.

> Setembro

7 – Maria João & Mário Laginha
14 – Vitorino
21 – Fingertips
28 – The Gift

> Outubro

5 – Luís Represas
12 – Santos & Pecadores


Já só faltam estes, mas há uns que valem a pena, não?